[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Beata é plástico: A iniciativa que pretende educar os fumadores

O Gabinete do Parlamento Europeu e a Representação da Comissão Europeia em Portugal juntou-se à Zero Waste Lab e convidaram equipas de criativos para intervir em papelarias da freguesia da Penha de França , sinalizando o depósito correto para as beatas dos cigarros.

Considerando urgente sensibilizar para a correta deposição de resíduos, particularmente as beatas, pois são um dos resíduos mais encontrados no mar e são também os mais perigosos para a terra durante o seu processo de decomposição, esta foi a forma de juntar o útil ao agradável, enriquecendo os espaços enquanto expressão artística. O Atelier 3, a Casa Semente, o Geridades e os Alunos de Arte Escola Secundária Dona Luísa de Gusmão foram convidados para colaborar nesta iniciativa de remodelar quinze papelarias em exposições de arte urbana e como elo comum a todas elas encontra-se um alvo pintado no topo conferindo visibilidade à área destinada para apagar as pontas de cigarros. Cada papeleira terá também um QR CODE de acesso direto à página zerowastelab.pt dedicado ao tema da campanha, com conteúdos de sensibilização e apresentação artística das obras.

Uma beata de cigarro contém várias substâncias tóxicas desde pesticidas a substâncias decorrentes da queima do cigarro, como o alcatrão e o cianeto. O filtro contém plástico e, por isso, a sua degradação é extremamente lenta, chegando a demorar mais de 10 anos.

As estimativas dizem-nos que chegam ao chão 7000 beatas por minuto, num total aproximado de 10 milhões por dia. Em Portugal, o número de cigarros consumidos é de 10 biliões por ano. Cada beata de cigarro que não é colocada numa papeleira ou beatão acaba por desencadear um ciclo de contaminação do solo e da água, pondo em risco todos os organismos que deles dependem.

Estudos de comportamento dizem-nos que parte dos fumadores atira a beata ao chão de forma inconsciente, porque não a identifica como lixo e por não ter consciência dos seus impactos.

O plástico é um material necessário e muito utilizado, mas, no entanto, a forma como os plásticos são atualmente produzidos e eliminados não permite concretizar os benefícios económicos de uma abordagem circular e acaba por ser nociva para o ambiente. A Estratégia Europeia para os plásticos faz parte da transição da Europa para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os compromissos climáticos globais e os objetivos da política industrial da União Europeia.

Veja mais em Sociedade

PUB