[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Bella Ciao, bela refeição

Bella Ciao é o novo restaurante italiano da Baixa de Lisboa de que toda a gente fala, e com razão. Explico porquê: há muito tempo que não entrava num restaurante em que tudo condissesse com tudo.

Tem sido raro, de há uns tempos para cá, comer num espaço cuja comida faça jus à decoração, em que o serviço não defraude as expectativas, ou em que o preço não seja exagerado para a qualidade da refeição acabada de comer. Pois bem, o Bella Ciao é o resultado perfeito de uma equação que alinha decoração, pessoal de mesa, qualidade dos produtos, confeção e preço em pleno equilíbrio.

O dono, Marcello, é um italiano de Abruzzo que vive há sete anos em Portugal. Recebe-nos no Bella Ciao como se nos recebesse em casa, com amplo sorriso e boa conversa. Quem puxar por ele, vê-o transformar histórias do quotidiano em contos de chorar a rir.

A decoração é caseira, feita de jornais da cidade de origem, que cobrem paredes de azulejos e de tábuas de madeira de caixas de vinhos que cobrem o antisséptico balcão de inox.

Pormenores importantes: os quatro murais pintados na parede, que recriam cartazes italianos de meados do século XX, e, para que não haja dúvidas, as toalhas de mesa aos quadrados vermelhos dizem-nos que estamos numa cantina italiana.

O que é uma cantina em Itália? Uma tasca, um restaurante popular. O que é o Bella Ciao? Isso mesmo, e a comida condiz com o título. Os pratos do Bella Ciao sabem a comida de casa, de uma casa italiana, é certo. Sou imediatamente levada pelo sabor e pela memória àquela cantina onde almocei em Milão, depois de dias a experimentar comida de autor e restaurantes da moda. Há dias em que o simples é o melhor que podemos desejar.

No Bella Ciao, a simplicidade é mesmo a palavra de ordem. A cozinha é feita com base na disponibilidade dos produtos no mercado (aliás, não há congelador). Falta falar do preço. Pratos a €7 é bom, não é? Entradas e pão são oferta da casa.

Bella Ciao: belas refeições, sem dúvida!

Bella Ciao Cantina Italiana:

Rua do Crucifixo, 21-23, Lisboa

Tel.: 210 935 708

Veja mais em R3dação

PUB