[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Concurso Bloom

Sábado é também dia para ficar a conhecer os concorrentes do Concurso Bloom e, claro, os vencedores!

A competição reuniu um total de 111 candidaturas, provenientes de todo o País. Pedro Neto, João Rôla, Ana Catarina Santos e Eduardo Amorim foram os grandes vencedores desta edição. Conheça as coleções que apresentaram e também os trabalhos dos restantes participantes.

Pedro Neto

A obra ‘Self-Burial’, do fotógrafo e artista Keith Arnatt, é o ponto de partida para o conceito desta coleção. As silhuetas são retas, compridas e oversized. A nível da cor, existe uma clara aposta no aspeto neutro com contrastes entre o branco e preto. Os tecidos são pesados e fluidos.

Fotografia Portugal Fashion / Ugo Camera

João Rôla: Tipe

Tipe inspira-se na observação de uma imagem específica composta por elementos como papel e fita-cola crepe. A fita é o elemento principal desta coleção. A mulher surge de uma forma muito descontraída e andrógina e este estado é visível através de uma silhueta oversized e de peças com sobreposições de camadas arquitetónicas. Os materiais vão desde os mais rudes e masculinos até aos mais leves e femininos.

Fotografia Portugal Fashion / Ugo Camera

Ana Catarina Santos: Subtil Conflicts

Subtil Conflicts tem como inspiração o supremacismo e a pintura abstrata. A silhueta traduz-se em peças de linhas limpas e geométricas, inspiradas na obra de Sonia Delaunay, conjugadas com peças de aspeto militar, mais robustas e rígidas, inspiradas nas fardas russas da 1ª Guerra Mundial. Tons escuros e neutros contrastam com nude, cinza e vermelho primário.

Fotografia Portugal Fashion / Ugo Camera

Eduardo Amorim: Protect me

Protect Me concentra-se na exploração de uma peça de vestuário específica – a parka – e nas suas principais características. As silhuetas são envolventes, volumosas, acolchoadas e de aspeto rígido. Os vestidos são cintados mas com um ar solto.

Fotografia Portugal Fashion / Ugo Camera

Ana Vicente: The Broken Mirrors

The Broken Mirrors é uma coleção que se afirma como um contraste entre a realidade suave e a dureza da mudança iminente.

Fotografia Portugal Fashion / Ugo Camera

Haagard by António Vaz Soares: Paper Cuts

A coleção surgiu através da aplicação das técnicas de manipulação de papel mais utilizadas no Design de Produto, especificamente no Packaging Design.

Fotografia Portugal Fashion / Ugo Camera

Martinho Gonçalves: Marble

Marble inspira-se nas obras escultóricas de Kevin Francis Gray. O artista aplica uma técnica que permite, a partir do mármore, transmitir a ideia de transparência.

Fotografia Portugal Fashion / Ugo Camera

Teresa Carvalheira: To Preserve

A coleção posiciona-se numa dimensão ‘sem género’, preservando a inclusão. A intervenção nos materiais, através do tingimento manual a Betadine, tintura de iodo e açafrão-da-índia, apresenta-se como uma técnica para controlar o aspeto e a cor dos mesmos, preservando um processo mais intuitivo e a ligação designer/objeto.

Fotografia Portugal Fashion / Ugo Camera

Veja mais em Portugal Fashion

PUB