Decidimos manter o plano e fazer a próxima avaliação daqui a 10 dias. Regras: manter o exercício, álcool só mesmo em duas situações que pré-combinámos e o resto dos 10 dias tenho de seguir tudo à risca! Saio animada e nesse dia janto sopa de tomate, ovo escalfado e, porque só começo amanhã, um copo de vinho. Trago várias recomendações: cuidado com os jantares fora, não esquecer os dois lanches, muita atenção ao vinho e aos doces. Eu até nem achava que comesse muitos, mas o diário (se for verdadeiro) faz-nos ter a noção exata do que estamos a fazer certo/errado. E eu, metódica, sublinho a cor salmão tudo o que não está no plano – o que torna evidente aquilo que tenho de melhorar. Confesso que começa a ser um bocado aborrecido escrevê-lo, mas a pertinência e a importância do diário são vitais e faço-o religiosamente e sem mentir!
Dizem os entendidos nestas coisas da nutrição e dos hábitos, que o corpo demora 21 dias a adaptar-se a novas dietas ou ao fim de uma adição, por exemplo, e que só ao final destes se podem ver os primeiros resultados à sério. Numa conversa com um colega jornalista da Men’s Health há uns dias, que passou por algo semelhante a isto que estou a fazer, falámos disso. Ele recomendou-me tirar fotos, só para mim, do meu corpo, todas as semanas. Confesso que já o fazia, não todas as semanas, mas de 15 em 15 dias: tenho lá uns calções de corrida que estavam justinhos e agora começam a ficar mais folgados – ainda longe de estarem bem. “Vais ver”, diz-me o João Parreira, “os resultados parece que não se notam, mas quando olhares para trás e comparares as fotos, vais ficar surpreendida.”
Foi muito animador falar com alguém que passou pelo que estou a passar, pois nem sempre é fácil os outros (família, amigos, namorados, maridos) perceberem o que estamos a fazer. O que mais ouço, quando digo que não posso comer isto ou aquilo porque estou a fazer um plano nutricional para mudar de vez o meu corpo e a minha relação com a comida, é sempre uma variação de: “Tu, és tão magra! Que maluca! Olha que isso não te faz bem!” E penso, invariavelmente: “Devias ter dito que tens alergias alimentares, Maria Rita.” Essas parece que são aceites hoje em dia, mas eu querer ser saudável e sentir-me bem no meu corpo já é uma doideira!
Dou mais notícias em breve. Entretanto, pode acompanhar de perto o meu dia a dia da dieta no Instagram.
Imagem de destaque: pequeno-almoço reforçado antes da ModaLisboa.