[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

De Oeiras para Moçambique

Tendo em conta, a catástrofe natural que assolou Moçambique, muitas têm sido as organizações e as instituições que se prontificaram a ajudar e a minimizar os estragos resultantes do furacão Idai, desenvolvendo para isso atividades e movimentos que mobilizassem a ajuda da população portuguesa, a um país tão próximo como este.

Uma das instituições que se tem destacado neste movimento solidário tem sido a Câmara Municipal de Oeiras, que tem desenvolvido várias formas de ajudar um país que se encontra de rastos após a destruição. Assim sendo foram levadas a reunião de Câmara, duas propostas de apoio financeiro: uma, referente a um contributo municipal no valor de dez mil euros que foram depositados numa conta solidária, previamente criada e a outra foi a comparticipação financeira à Congregação das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição, no valor de dez mil euros, com vista à reconstrução das residências nas províncias da Beira e Manica, devido aos cuidados que têm sido prestados nestas zonas.

O objectivo passa pela construção de 100 casas e de uma escola, em cooperação com o Conselho Municipal da Beira.

No entanto, a ajuda não fica por aqui, além destas iniciativas, o município de Oeiras tem ainda a decorrer uma campanha de angariação de alimentos e objectos como lençóis, toalhas, assim como vestuário e produtos de higiene e de desinfecção das águas. Os pontos de recolha são os Paços do Concelho, o Edifício Atrium e a Mundicenter, no Oeiras Parque, as Oficinas Municipais de Vila Fria, os quartéis dos bombeiros e as instalações das Uniões e Juntas de Freguesias. Outra das ajudas que o município pretende disponibilizar são os meios técnicos para a realização de cartografia, através da empresa, Municipía E.M. SA, que será uma ferramenta bastante útil para as autoridades reconstruirem os territórios afectados.

Numa altura em que a solidariedade ganha ainda mais força e em que todos os esforços se unem em prol de um bem maior, a Camara Municipal agradece a quem tem procurado ajudar nesta angariação, através da sua generosidade. Através dos municipes, já foram recolhidos cerca de uma tonelada de bens, para isso destaca-se a ajuda dos colaboradores da Jansen-Cilag, empresa farmacêutica do grupo Johnson&Johnson que recolheu mais de quarenta caixas, com vestuário,alimentos e proditos de higiene e limpeza e da TEVA, empresa farmaceutica do concelho, que com a autorização do Infarmed, doou 12 mil caixas de medicamentos às autoriedades de saúde moçambicana.

Como a ajuda nunca se nega, nem nunca é demasiada, disponibilizamos os dados relativos à conta solidária criada pela Câmara Municipal de Oeiras, caso queira fazer a doação até ao dia 30 de abril:

IBAN: PT50 0036 0002 99100077623 27

Veja mais em SOCIEDADE

PUB