[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Dislexia no dia a dia

Foi da solidão que sentiu com a dislexia da sua filha Francisca, que Patrícia Teixeira Abreu criou, há três anos, o blog “Dislexia Day by Day” onde partilhava o seu dia a dia, desde as dificuldades às conquistas. O objetivo era que os pais que estivessem a passar pelo mesmo não se sentissem tão sozinhos como eu me senti e que não desistissem de apoiar os seus filhos para que tivessem uma aprendizagem mais leve e feliz”.

Do enorme sucesso do blog, resultou o livro “Dislexia Dia a Dia”, escrito na voz de Patrícia e Francisca. Para além de entrevistas a especialistas e toda a parte da legislação, o livro está também preparado para as “crianças poderem ler só a parte da Francisca”.

Livro “Dislexia Dia a Dia”

Livro “Dislexia Dia a Dia”

Com vontade de ir mais longe e de fazer face ao estado com que a sua filha chegava a casa – “ a Francisca, apesar do trabalho imenso que fazíamos, continuava a chegar a casa de lágrimas nos olhos quando as notas não correspondiam ao esforço e os amigos não entendiam” -, criou, em 2021, bandas desenhadas e ofereceram às escolas para que as crianças “pudessem ser sensibilizadas de forma lúdica e divertida. Chegaram a 100 escolas e a 30 mil crianças.

O ano passado, em 2022, desafiaram turmas do 1.º ao 6º ano a fazer um trabalho sobre dislexia, através de um passatempo, “A diferença faz o génio”, nas escolas. As turmas que tivessem os trabalhos mais criativos ganhavam prémios para todas as crianças e professores. Já as escolas, ganharam um Webinar sobre dislexia para professores e outro para os pais.

A entrega de prémios e comemoração dos três anos do Blog decorreu no dia 11 de março na Fundação do Gil e reuniu algumas das empresas que têm apoiado o projeto – Auchan, Abreu advogados, Fidelidade, João Lagido Stories that Matter, Clínica Pediátrica Loureiro Gomes, Água Doce – Passeios Náuticos Privados, PIN- Partners In Neuroscience, Milenar, Fundação do Gil e Nicola -, pais e crianças que seguem no blog, professores e diretores das escolas vencedoras do passatempo “A diferença faz o génio”.

Veja mais em Sociedade

PUB