Das vivências, viagens e mudanças de caminho profissional de dois irmãos, nasceu, no número 235 da Rua do Rosário, o projeto EARLYMADE, em 2016, uma concept store singular em torno de uma convicção e estética distintas.
A escolha de marcas aqui presente incide sobre nomes com produção predominantemente feita em Portugal, juntamente com itens de outras regiões geográficas.
Para além desta esfera comercial, a concept store integra também uma forte plataforma artística, capaz de mudar o paradigma das artes no Porto.
O projeto arquitetónico (da responsabilidade de Emanuel de Sousa) teve na sua génese a flexibilidade, ao ponto de mudar a configuração e espacialidade da loja a cada nova estação.
Em outubro de 2016, a EARLYMADE abriu ao público com uma coleção totalmente dedicada ao Homem (nas seguintes coleções a oferta alargariam para o sexo feminino). A primeira versão da loja representava a atmosfera de uma sala de estar, um verdadeiro armazém que celebrava apenas a estética e as linhas simplistas masculinas.
Hoje, a escolha das peças é focada em desenhos e produtos intemporais. A longevidade e a exclusividade são os pilares da loja: só existe uma peça de cada tamanho e cor.
As montras mudam quase todos os meses sob a forma de instalações com elementos e pormenores relacionados com a EARLYMADE e o seu conceito.
À medida que caminhamos pela loja, vamos contornando plantas, alguns apontamentos de decoração e revistas (também aqui comercializadas) dedicadas ao lifestyle, viagens, arte, design e arquitetura, até chegarmos à zona do atelier de costura. Este último é ladeado por uma grande janela com vista rasgada para um jardim e uma horta urbana (concessão da ROSA ET AL Townhouse).
O atelier permite que artistas que estejam a utilizar arte têxtil usufruam deste espaço para trabalhar. O mesmo irá ter um programa próprio de residências a arrancar já em janeiro de 2018.
A parceria com Vernazza Coffee Roasters,produtor artesanal de cafés especiais dedicado à torra manual e em pequenas quantidades, este espaço convida-nos, ainda, a sentar, a parar e a desfrutar do ambiente da loja.