[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Erros de maquilhagem explicados pelo Makeup Artist da Dior

Qual o segredo para conseguir que a base fique bem espalhada, como conseguir um contorno de lábios perfeito ou aquele eyeliner de cortar a respiração? Estas foram algumas das dúvidas que colocámos a José Teixeira. O Dior International ProTeam Makeup Artist revelou-nos, em entrevista, dicas e truques para uma maquilhagem bonita e equilibrada.

José Teixeira, Dior International ProTeam Makeup Artist

José Teixeira, Dior International ProTeam Makeup Artist

Qual o segredo para conseguir que a base fique bem espalhada? Devemos usar as mãos, a esponja ou o pincel?

A forma como se aplica a base (Dior Forever ou Dior Backstage) tem muito a ver com o gosto pessoal. Desde que se faça da forma correta. Já vi bases aplicadas com qualquer uma das “ferramentas” que falo de seguida, e que ficaram perfeitas ou, pelo contrário, pouco uniformes e com um aspeto manchado.

Com as mãos: espalhar com a ponta dos dedos em movimentos circulares, tendo em especial atenção que passa por todas as zonas do rosto e em cada recanto. A aplicação não é igual à do creme. Os movimentos devem começar de forma concentrada e controlada. Ir a todos os recantos do rosto (abas e ponta do nariz, canto dos lábios e queixo, junto à raiz do cabelo e sobrancelhas) e depois sim, pode tornar o movimento mais amplo para retirar marcas dos dedos ou mãos.

Com pincel: um bom pincel “língua de gato” não deixa linhas/riscos. Mas é verdade que a maior parte dos pincéis que existem deste género, são muito pouco densos e deixam linhas. Devido à sua densidade, com o Dior Backstage Brush nº11 isso não acontece – é o meu favorito. No entanto, entendo que para uma auto maquilhagem, os pincéis mais “gordinhos” e redondos (como o pincel nº12) são mais fáceis e eficazes. Começar por espalhar o produto com o pincel, de dentro para fora, de baixo para cima e, depois, com movimentos circulares concentrados, ir passando por todo o rosto e recantos.

Com esponja: humedecer a esponja primeiro para que não absorva demasiado produto. Comece por espalhar a base de cima para baixo, de dentro para fora e depois em leves pancadinhas por todo o rosto para uniformizar. Mais uma vez, confirmar sempre que a aplicação fica uniforme e não escapa nenhum recanto do rosto.

Como conseguir o contorno de lábios perfeito?

Existem várias formas de criar um contorno de lábios perfeito. Vamos por nível de complexidade (e também de perfeição de resultado):

  • Lápis de contorno de lábios: Apesar das texturas cremosas de atualmente, os lápis de contorno de lábios têm uma fixação enorme e servem exatamente para fixar o batom e garantir um contorno perfeito. Se utiliza um batom que por norma não é de longa duração, pode preencher o lábio todo com o lápis. Assim prolonga tanto a fixação do batom, como evita que o batom saia e fique só o contorno visível.
  • Lápis de contorno de lábios (com cor) e lápis contorno de lábios universal Dior: Além do lápis de contorno de lábios de cor (Rouge Dior Contour), na Dior temos um contorno de lábios transparente (Rouge Dior Contour nº000). Este serve para ser colocado no contorno de lábios pelo lado de fora, criando uma barreira que impede o batom de migrar para fora desse limite e preencher os sulcos das linhas de expressão dos lábios. É também o contorno perfeito para um gloss (Dior Addict Lip Maximizer) ou qualquer batom mais translúcido.

Antes de aplicar maquilhagem, o contorno de lábios, como zona extremamente delicada e sujeita a muitos movimentos ao longo do dia, deverá ser preparada com um sérum ou creme de olhos com um efeito lifting e de preenchimento, como o nosso Super Potent Eye Serum por exemplo. A pele do contorno dos lábios fica preenchida, alisada e mais definida. Depois seguimos para a maquilhagem.

Existe alguma dica para o eyeliner não borrar?

São vários os fatores a ter em conta e um deles, obviamente, é o produto em si. Alguns eyeliners líquidos têm fórmulas waterproof, mas outros… nem por isso. Mas, hoje em dia, quase todos eles são formulados para serem de longa duração e também serem à prova de água.  No entanto, existem os fatores fisiológicos e morfológicos de cada um como a pálpebra mais oleosa, descaída ou lacrimejar frequente.

Algumas das dicas para minimizar as consequências disto são:

  • Mesmo que não se utilize sombras, coloque um bom primer de olhos por toda a pálpebra, junto às pestanas e no canto exterior dos olhos.
  • Matificar toda a pálpebra com pó (Dior Forever Cushion) solto ou compacto (desde que seja matificante).
  • Apoiar o cotovelo na bancada/mesa para estabilizar a mão. Levantar o queixo e olhar para o espelho sempre com queixo para cima. Desta forma consegue manter ambos os olhos abertos e ambas as pálpebras esticadas. Traçar uma linha sem utilizar o dedo para esticar/deformar a posição natural da pálpebra.
  • Para quem tem a pálpebra descaída, aguardar uns momentos até secar e colocar o rosto na posição natural, caso contrário pode “decalcar” de imediato o eyeliner (Diorshow On Stage) para a pálpebra superior.
  • Para quem lacrimeja frequentemente, evitar o canto externo do olho e subir o eyeliner antes de chegar aí. Pode não ficar tão bonito, mas pelo menos não esborrata.
  • Se por algum motivo precisar de corrigir a maquilhagem ou o eyeliner, NUNCA utilize cotonete com desmaquilhante. Em vez disso, coloque um pouco da base ou do corretor no cotonete para corrigir/limpar. O desmaquilhante deixa sempre algum resíduo que gradualmente “derrete”, borra e reduz a duração da maquilhagem. Especialmente a do eyeliner.

Qual o segredo para conseguir o mesmo efeito do eyeliner, mas como sombra preta?

É muito simples. Ora vejamos:

  • Com uma sombra que possa ser molhada/ humedecida, como as Diorshow 5 Couleurs, basta utilizar um pincel biselado (como, por exemplo, o pincel nº25), humedecer com um spray fixador de maquilhagem (Dior Forever Perfect Fix) e passá-lo na sombra. O resultado? Um eyeliner em creme!

  • Se a ideia é conseguir um efeito menos gráfico – apenas dar expressão e intensidade ao olhar: colocar um pouco de lápis (Diorshow On Stage Crayon) junto à linha das pestanas superiores (mesmo que mal aplicado) e depois, com um pincel de sombras pequeno de esfumar (como, por exemplo, o pincel nº22), passar um pouco de sombra começando no canto exterior dos olhos para que fique mais intenso e espesso na metade exterior do olho e depois, suavemente e sem colocar mais sombra, vá esbatendo para a metade interna do olho, sempre muito rente às pestanas.
  • Também pode optar por um pincel de eyeliner (como, por exemplo, o pincel nº24) e fazer exatamente o mesmo. Fica uma linha mais gráfica e intensa.

O Blush tem estado muito na moda. Qual é a forma ideal para o aplicar?

A aplicação do blush pode ser feita com blush em pó (Rosie Glow) e blush líquido. Para ambas as texturas deixo algumas dicas:

  • Começar sempre junto à raiz do cabelo/orelha e espalhar para dentro (com o pincel nº 15, por exemplo). Se ficar mais marcado na parte exterior do rosto dá até mais estrutura ao mesmo e cria um efeito lifting.
  • A não ser que queira um efeito de “rosetas”, não aplicar do centro do rosto para fora. Apesar de ser uma tendência em Makeup, é aconselhável ter muito cuidado com a cor e sinais de idade/cansaço.
  • Uma cor intensa colocada do centro da face para dentro, fecha o rosto e do centro do rosto para fora abre e faz um efeito lifting.

Quantos aos erros a evitar quando aplicamos blush…

Com o blush em pó, o erro mais comum é não estar com a pele previamente matificada e aplicarmos o produto pigmentado (blush ou bronzer) em cima de uma textura creme/líquida (base líquida ou creme de dia). Neste caso, a pele vai estar húmida e a pegar e assim que aplicar o pincel com o blush ou bronzer vai, automaticamente, agarrar o pigmento, criar uma mancha e não permitir espalhar e esbater o produto. Assim, deve-se sempre colocar um pouco de pó solto, após a aplicação da base líquida ou do creme. Vai retirar esse efeito sticky e vai conseguir o efeito desejado.

Com o blush líquido ou em creme é exatamente o oposto – nunca colocar após o pó solto.

E quanto ao iluminador, qual a forma ideal para o aplicar?

Ok… começamos por recordar todos os pontos que normalmente associamos à aplicação do iluminador (Dior Backstage Glow Face Palette com o pincel nº 16, por exemplo): zona superior (óssea) da maçã do rosto, arco do cupido, queixo, cana e ponta do nariz, centro da testa (entre as sobrancelhas), arco da sobrancelha.

Depois, ter em atenção o tipo de pele e o formato do rosto:

  • Numa pele oleosa e que brilha muito ao longo do dia, não se deve colocar iluminador no centro da testa, no nariz, no arco do cupido e no queixo. Os óleos naturais da pele vão-se encarregar de fazer o mesmo efeito, não precisa de os reforçar.
  • Um nariz proeminente não precisa de ser evidenciado. A não ser que faça muita questão disso.
  • Uma pálpebra descaída não precisa de mais brilho. Não queremos que ela se destaque.

Cuidado ao aplicar o iluminador nas maçãs do rosto. Todos os iluminadores têm um efeito lindo, mas os que têm glitter, em zonas de rugas (como os pés de galinha) provocam um efeito de “papel amachucado”. Evitar chegar demasiado próximo dos olhos ou optar por iluminadores com efeito luminoso, que são os meus favoritos, mas sem esses brilhos.

Veja mais em Beleza

PUB