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Estas são algumas das tendências que, segundo Marian Salzman, vão marcar este ano

Como já é habitual, Marian Salzman lançou aquelas que acha serem as tendências para este ano.

Para quem não a conhece, Maria Salzman é Senior Vice President na área de Comunicação da Philip Morris International (PMI) e uma das mais reputadas e respeitadas especialistas em comunicação do mundo. Para além disso, é ainda uma conhecida trendspotter que identifica as tendências que vão marcar o futuro.

Em 2019, meses antes de o planeta sucumbir à pandemia, publicou um relatório em que antecipava que 2020 seria o ano do caos e do “novo normal” – uma expressão que acabou por ganhar um novo significado quando o confinamento geral se impôs como estratégia de combate contra um vírus desconhecido. Já com os trabalhadores mergulhados em intermináveis reuniões de Zoom, Marian Salzman viu 2021 como o ano em que, ao mesmo tempo que o virtual misturou tempo e espaço, se impôs a redefinição do que é essencial e a palavra ‘resiliência’ ganhou mais força.

Para 2022, Marian traz-nos 22 tendências, das quais selecionámos as que nos chamaram mais a atenção:

  • Angústia é o novo normal

Bombardeados constantemente com más notícias, a angústia parece tornar-se o novo normal. Para Marian Salzman, ela já faz parte da sua vida há muitos anos. Diz-nos que pode ter sido da altura em que nasceu.  A verdade é que a angústia não vai a lado nenhum e a geração que se avizinha terá de lidar com as alterações climáticas, a COVID-19 e as perspectivas económicas incertas e desanimadoras.

  • The Skill Squad

Existem cada vez mais pessoas formadas, não só com licenciaturas, como também mestrados e doutoramentos. No entanto, vivemos num mundo em que a informação está à distância de um click e o que nos distingue dos outros é saber fazer.

  • América, a não tão bela

Podia ser o título de um filme que aborda as disparidades na América, mas não é. É uma das tendências apontadas para 2022, onde Marian Salzman diz-nos que a América está a perder o seu encanto e que a ideia do american dream já lá vai há muito tempo. Se nos anos 90, a trendspotter, já achava que o brilho estava perdido, em 2016 ele desapareceu totalmente. E recuperá-lo parece ser uma tarefa difícil.

  • O Hedonismo pós-covid

Na década de 1920, entretenimento, compras e socialização envolveram sair para a cidade. Na década de 2020, são muitos os incentivos para permanecer na cidade e construir um ambiente propício ao streaming e à socialização online.

Os loucos anos 20 são outros. Apesar de se manterem loucos, porque às vezes parece que estamos a viver num filme de ficção científica, a verdade é que as festas e os excessos ficaram de lado.

  • Tornar aquilo que  não é sexy, sexy

O que é que os conceitos “infraestrutura”e “cadeia de abastecimento” têm em comum? Não são sexys e atraentes. No entanto, os tempos em que vivemos não são de todo normais e é cada vez mais urgente que conceitos como estes sejam abordados no futuro e para isso é necessário torná-los atraentes.

Se ficou curiosa para conhecer as outras tendências, visto que lhe trazemos apenas uma pequena amostra, vá até ao site da Marian Salzman.

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