[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Estes são os cuidados que deve ter para evitar o cancro da pele

As elevadas temperaturas têm sido tema de conversa em todo o lado. Conseguimos, todos, perceber que não são de todo normais e que isto significa ter cuidados acrescidos em relação à nossa saúde. 

O número de casos de cancro da pele tem vindo a aumentar a nível mundial e estima-se que em Portugal sejam diagnosticados anualmente mais de 12 mil novos casos, sendo que 11 mil são cancros de pele não melanoma.

Para percebermos que cuidados devemos ter falámos com João Maia Silva, Dermatologista e Presidente da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo.

Que cuidados ter com a pele antes e depois de estarmos expostos ao sol?

Antes da exposição: aplicar creme protetor solar. A aplicação antes de sair de casa para a exposição solar aumenta muito a eficácia do protetor solar. O protetor solar deve depois ser reaplicado de 3 em 3 horas.

Antes da exposição deve verificar que nenhum medicamento que toma tem ação fotossensibilizante (antibióticos, diuréticos, anti hipertensores, antidepressivos, entre outros). Se estiver a tomar algum destes medicamentos deve consultar o seu médico antes de se expor, sob risco de ter queimaduras graves.

Antes da exposição deve planear o período de exposição, tendo atenção ao horário, à existência de sombras e se leva consigo roupa protetora, incluindo chapéu e óculos de sol.

Após a exposição solar devem ser usados produtos pouco agressivos (nomeadamente no banho com produtos sem sabão) e deve aplicar creme hidratante. Evite aplicar produtos que sejam potencialmente alergizantes.

Existem horas recomendadas de exposição solar?

Devemos evitar estar expostos ao Sol nos dias de maior índice UV, entre as 11h e as 16h.

Mas atenção. Mais do que cumprir uma regra devemos adaptar com bom senso a nossa atividade ao Sol, respeitando-o. Mas vivendo, fazendo o que temos que fazer, no trabalho, no desporto ou em qualquer outra atividade lúdica.

  1. Podemos adiantar ou atrasar a atividade evitando este período. Sim/Não?
  2. Se não, devemos procurar fazer a atividade à sombra. Sim/Não?
  3. Se não, devemos usar vestuário protetor (leve, fresco e com protecção solar), chapéu de abas largas e mangas compridas.
  4. Em qualquer um dos casos devemos usar protetor solar.

Para quem tem sinais, há algum cuidado especial a ter?

Quem tem sinais deve estar vigilante. Fazer auto-rastreio regular, tirar fotografias ao seu corpo de 6 em 6 meses e compará-las. Procurar se surgiu algum sinal novo e se este cresce e se torna diferente dos restantes.

Nos períodos de exposição deve ser cuidadoso com a proteção solar.

Se tem muitos sinais deve consultar o seu dermatologista anualmente (ou com outra frequência de acordo com a indicação do Dermatologista).

Existe algum tipo de alimento ou bebida que deve ser ingerido com mais frequência?

Deve fazer reforço hídrico e refeições mais ligeiras. Devem ser escolhidos alimentos ricos em antioxidantes.

Quais as consequências de não cuidar da pele nesta onda de calor? 

Existem duas grandes consequências:

  1. Envelhecimento precoce da pele. Basta compararmos a face interna com a face externa dos nossos braços. O envelhecimento está intimamente relacionado com a exposição solar. As rugas precoces, perda de elasticidade, manchas castanhas e despigmentadas. Tudo evitável se forem seguidas todas as recomendações de exposição solar. E não basta aplicar protetor solar.
  2. Cancro da pele. A nossa pele vai acumulando lesões que, se não tivermos cuidado, podem culminar no aparecimento de cancros da pele. Os escaldões solares aceleram este processo especialmente durante idades mais jovens. E alguns cancros da pele matam. Não faz sentido, numa época em que nos preocupamos tanto com o que comemos, o que aplicamos na pele, com o ambiente, continuarmos a agredir a nossa pele com um fator reconhecidamente cancerígeno.

Está na altura de conviver de forma responsável com o Sol. A mensagem não é “Deixar de fazer” mas sim “Fazer de forma responsável”. Fazer tudo o que queremos, mas respeitando o Sol. Para isso devemos usar sempre as medidas de proteção solar.

Veja mais em saúde

PUB