Foi com base em dois grandes motivos que Rúben Fernandes e Frederico Rodrigues decidiram criar uma associação, a Associação Segunda Chance, sob uma preocupação base: ajudar os portugueses e portuguesas que precisem.
O primeiro motivo foi o choque e o impacto dos fundadores, ainda enquanto crianças, em relação às condições das pessoas em situação de sem-abrigo. Ambos não compreendiam a “injustiça” que havia em certas pessoas não terem a sua própria casa, a sua própria cama, e devido a isso terem de viver na rua, dormir em cima de papelão, sem os direitos básicos e dignos.
O segundo motivo provém do facto de um dos fundadores da associação ter crescido vendo a sua família passar por sérias dificuldades, num ambiente de necessidade onde viu os sacrifícios, a dor e o desespero. No fundo sabia que sua família era só mais uma de eventualmente milhares de famílias que estavam a passar pelo mesmo.
Por estes motivos, a vontade de criar a associação já existia dentro dos dois fundadores desde muito cedo, contudo, quando surgiu a oportunidade, condições necessárias e experiência adquirida de ambos os fundadores devido aos seus projetos profissionais individuais, decidiram que estava na hora de arriscar. Independentemente da tenra idade de ambos, um com 17 e o outro com 20 anos à data, conseguiram montar um sistema eficaz e funcional que tem evoluído e expandido dia após dia.
E assim nasceu a Associação Segunda Chance. Uma associação de jovens sem fins lucrativos, que através dos recursos próprios da sua geração tentam dar a conhecer a associação ao maior número de pessoas possível, para que se juntem a eles e à causa pela qual lutam diariamente.
Para saber mais sobre a missão e trabalho da Associação Segunda Chance falámos com Rúben Fernandes, Presidente da Assembleia Geral.
Como é que as pessoas podem ajudar a associação?
Tanto eu como o Frederico tivemos experiências de voluntariado em outras associações antes de existir a associação Segunda Chance, como tal, percebemos que não importa o tamanho da ajuda que nos oferecem, toda a ajuda é bem vinda por mais pequena que seja, desde doações até uma simples mensagem de apoio e de força que são muito bem recebidas com carinho pela nossa equipa e que nos dá força para continuar em frente com todo o trabalho que temos. Portanto, temos diversas formas que disponibilizamos para nos ajudarem, desde a compra de camisolas, mochilas e acessórios na nossa loja online; Uma subscrição mensal, que se trata de um pagamento mensal (ou uma só vez) que os apoiantes fazem e que cada subscrição conseguimos ajudar um X de pessoas e em troca o apoiante é compensando com um carinho especial, quanto maior a subscrição, melhor é a recompensa. As pessoas podem também ser Sócias, pagando uma conta de €25/ano e opcionalmente podem ter um cartão físico, sendo sócio/a da associação têm acesso privilegiado às novidades, últimas decisões, votação nas propostas que são colocadas e por aí adiante. Fora o apoio monetário, as pessoas podem ajudar doando bens materiais, tal como roupas e acessórios que serão úteis para famílias e pessoas em situação de sem-abrigo, tal como fazendo voluntariado.
Contudo, como referi anteriormente, toda ajuda é bem vinda e se a pessoa não tiver condições financeiras para ajudar, não tiver bens-materiais que não utiliza para doar ou o tempo necessário para fazer voluntariado, as pessoas também podem ajudar divulgando as nossas redes sociais, dando a conhecer o nosso trabalho, pois quantas mais pessoas conhecerem mais unidos seremos, e tal como o nosso lema diz “Unidos, somos mais fortes!” ou por fim podem simplesmente enviar uma mensagem com alguma sugestão, opinião, proposta para melhorar o nosso trabalho ou uma mensagem de apoio.
Para quem é que se destina esta ajuda e como é que a ajuda é feita?
A ajuda é principalmente destinada às pessoas que se encontram em situação de sem-abrigo e às famílias que estão a passar por necessidades. A ajuda é feita todas as semanas, desde a distribuição de bens alimentares, distribuição de bens materiais tal como roupas e materiais essenciais, como também abrimos um departamento de oferta de trabalho que foi criado com o propósito de ajudar as pessoas que se encontram desempregadas a encontrar uma nova oportunidade de trabalho.
“Uma pessoa não deixa de estar numa situação de sem-abrigo e passa a ser milionário, é tudo um processo que é acompanhado desde o início, esteja a pessoa a passar por dificuldades ou estando no fundo do poço, até ter uma vida estável e não precisar mais da nossa ajuda”
Como é que funciona o departamento de oferta de trabalho?
A Oferta de Trabalho é um sistema relativamente simples, a pessoa que necessita de ajuda só precisa de preencher um formulário que temos no nosso site, dando a conhecer os seus dados básicos (que ficam guardados de forma segura no nosso sistema), a sua experiência e enviar o seu currículo (CV) se o tiver. Após receber os dados, temos uma equipa especializada que irá proceder à elaboração do CV se a pessoa não tiver e contactar as diversas empresas da região da pessoa que estamos a ajudar tentando apelar pela oportunidade de oferecer uma entrevista de emprego, após conseguirmos algumas entrevistas de emprego, avisamos as pessoas, e se as entidades empregadoras gostarem da pessoa, irão oferecer a oportunidade de ocupar a vaga disponível no trabalho.
Como é que uma pessoa pode chegar até à associação e pedir auxílio?
As pessoas podem pedir auxílio através de mensagem privada nas nossas redes sociais, desde o Instagram ao Facebook, por email ou até mesmo pelos formulários que temos disponível no nosso site.
Acredito que tenham sido vários os casos com que já se depararam, mas consegue contar-me o que mais o marcou?
A história que mais me tocou, pessoalmente, foi um caso que aconteceu com a equipa de distribuição alimentar. Muito resumidamente, as duas pessoas responsáveis estavam a fazer a sua distribuição normal, quando se deparam com uma senhora que não tinha abrigo e geralmente damos uma especial atenção às senhoras devido às questões de higiene, onde normalmente costumamos oferecer produtos de higiene femininos, mas a senhora não estava a aceitar nem os produtos nem a comida e ao perguntar o porquê, a resposta foi que a senhora não iria estar cá para comer a comida nem usar os produtos e ficamos a saber que a senhora tinha uma doença, cancro, e como era evidente não estava em tratamento e afirmando que estava apenas na rua à espera que a morte lhe fosse buscar. Como é evidente não iríamos deixar esse caso passar em branco mas visto que não temos muito apoio acabamos por não ter recursos suficientes para ajudar um caso desta gravidade. Como tal, quando os dois responsáveis dessa distribuição nos contaram a história, entramos logo de imediato em contacto com a junta de freguesia da região para procurarmos uma solução. Após alguns dias, conseguimos encontrar uma solução e hoje essa senhora tem recebido os devidos tratamentos para tratar da sua doença. Pela informação mais recente que temos, não só a situação da senhora melhorou como muito em breve esperamos poder incorporá-la no nosso programa de ofertas de trabalho.
Com a pandemia tiveram mais pedidos de ajuda?
Infelizmente sim, a pandemia aumentou drasticamente o número de pedidos de ajuda e como ainda somos uma jovem associação não temos muito recursos para ajudar um grande número de casos como temos recebido desde do início da pandemia, daí a necessidade de criarmos novos departamentos de ajuda tal como a oferta de trabalho e de apelarmos pela divulgação da associação pois precisamos de juntar forças para ajudar uma causa tão difícil e de grande dimensão como esta. Contudo, a maior dificuldade foi no início da pandemia onde houve muitos casos de despedimento e de cortes salariais, neste momento ainda estamos a tentar controlar e ajudar o máximo de pessoas possíveis.
“Ainda enfrentamos imensas dificuldades mas todos os dias damos um passinho em frente, rumo a um bom porto e temos imenso agradecer por cada pessoa que nos apoiou e apoia, sobretudo a cada voluntário da associação que trabalham para ajudar esta causa tão nobre”, conclui Rúben.