[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Freakloset e Wasted Rita, uma obra de arte que se pode usar nos pés

A marca de sapatos portuguesa de customização Freakloset e a ilustradora Wasted Rita criaram uma edição limitada e numerada de 50 pares de derbies Freakloset, desenhados e customizados pela artista portuguesa de renome internacional, e cujo o lucro reverte, integralmente, a favor da UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta, uma associação empenhada em despertar a consciência feminista na sociedade portuguesa.

O valor angariado ajudará a UMAR a dar continuidade ao projeto Art’themis+, um projeto da UMAR, desenvolvido em parceria com a Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, que tem como principal objetivo alertar e consciencializar crianças e adolescentes para as causas e consequências da violência de género e da violência doméstica nas escolas.

A Freakloset é uma marca 100% portuguesa de calçado premium personalizável que se internacionalizou aquando da participação na London Fashion Week 2017 e que rapidamente começou a vender para mais de 25 países, com presença em concept stores de Amesterdão, Nova Iorque e Seattle e inúmeras referências na imprensa nacional e internacional.

“Desde o lançamento da Freakloset, em 2016, temos inovado e mostrado ao mercado que chegámos para ficar. Este era o momento ideal para uma parceria, algo que ambicionávamos desde o lançamento e a Wasted Rita é a artista ideal, não só porque sempre a admirámos, como porque partilha os valores da marca”, refere Joana Lemos, Designer & Founder Freakloset. “Eu e a Rita decidimos em conjunto que queríamos apoiar o projeto Art’themis+ da UMAR pois acreditamos que a igualdade começa na educação”, afirma.

Wasted Rita acrescenta que “assim que aceitei este convite tive a certeza de duas coisas: que as solas iriam remeter para chamas e que a associação a apoiar teria de estar ligada a questões de igualdade de género. As chamas, que servem para celebrar todas as mulheres zangadas, com fogo no rabo e atentas, que lutam pelos seus direitos e caminham para eliminação de estereótipos para os quais são empurradas todos os dias.

Uma associação feminista era o que fazia sentido, tendo em conta este conceito. Há muitos anos, para um trabalho escolar sobre violência doméstica, eu e um grupo de colegas recorremos à UMAR para receber informações e dados sobre o tema. Lembro-me que saímos da reunião muito perturbados e que pensei que se algum dia tivesse oportunidade ajudaria esta associação. Esta foi a (primeira) oportunidade perfeita”.

Produzidos em Portugal, os sapatos Freakloset são totalmente personalizáveis, da sola à pele, e são feitos à mão, um a um, recorrendo às melhores e mais inovadoras técnicas de confeção, aliadas à experiência de mais de 60 anos da equipa de artesãos, para garantir qualidade e conforto.

A edição limitada Freakloset X Wasted Rita está à venda online no site Freakloset, no Showroom Freakloset e na Underdogs Art Store, no Cais do Sodré. Envios para todo o mundo e gratuitos na europa.

PVP – €350

Desde que Rita Gomes começou o seu blog “Rita Bored”, em 2011, a artista e ilustradora portuguesa Wasted Rita (1988) tem vindo a acumular uma enorme legião de seguidores. Assumindo-se como uma “agente provocadora nata”, Rita Gomes gosta de observar, refletir, escrever e desenhar, dando vida a pequenas pérolas de sabedoria mordaz, reflexo de uma educação não convencional num colégio católico ao som de Black Flag. Plenas de angústia existencial, as suas inventivas poéticas sobre a vida contemporânea, cultura popular e o comportamento humano têm aparecido em revistas, livros, exposições e comissões artísticas num crescente número de países à volta do mundo.

Veja mais em MODA

PUB