A Fundação Marta Ortega Pérez (Fundação MOP) abriu no dia 23 de novembro a sua quarta grande exposição, desta vez dedicada ao fotógrafo Irving Penn. Organizada pelo The Metropolitan Museum of Art em colaboração com a Fundação Irving Penn e comissariada por Jeff L. Rosenheim, “Irving Penn: Centennial” ficará patente até 1 de maio do próximo ano, no centro de exposições da Fundação MOP, situada na zona portuária da Corunha.
Irving Penn | Picture of self, Cuzco, 1948 © The Irving Penn Foundation
Desde a sua criação em 2022, que a Fundação MOP estrutura a sua atividade em torno de três pilares centrais: a fotografia, a moda e a sua profunda ligação à Corunha. Desde então, a Fundação promoveu três grandes exposições: “Peter Lindbergh. Untold Stories” (2021-22), “Steven Meisel 1993 A Year in Photographs” (2022-23) e “Helmut Newton – Fact & Fiction” (2023-24). Este ano, a escolha recaiu sobre o prolífico mestre de fotografia Irving Penn.
“Irving Penn: Centennial”. Créditos: Cortesia da Fundação MOP
No âmbito do centenário do nascimento do artista, foi criada em 2017 a exposição “Irving Penn: Centennial”. Composta por mais de 160 fotografias e outras peças únicas, como a tela de fundo utilizada no seu estúdio ou o icónico canto que usou nos seus retratos, a exposição itinerante está dividida por ordem cronológica: desde o início nos finais da década de 1930 até aos primeiros anos do século XXI.
“Irving Penn: Centennial”. Créditos: Cortesia da Fundação MOP
No core está, segundo nos contou o comissário Jeff L. Rosenheim, a vontade de mostrar que este “artista que a maioria das pessoas conhece apenas do mundo da moda, era muito mais do que isso”. Por isso, nesta que é a mostra do fotógrafo mais completa de sempre em Espanha, vemos uma “mistura de still lifes, retratos, moda e nús”.
“Irving Penn: Centennial”. Créditos: Cortesia da Fundação MOP
A exposição vai estar patente até ao dia 1 de maio de 2025 no centro de exposições da Fundação MOP, situada na zona portuária da Corunha, e a entrada é gratuita. Para quem desejar uma visita guiada pode reservar através do site irvingpenn-coruna.com. A Corunha fica a cerca de três horas de carro do Porto.
Um brinde a Irving Penn
-
- Tom Penn, diretor executibo de The Irving Penn Foundation e filho do fotógrafo Irving Penn, e Marta Ortega Pérez. © Saskia Lawaks
-
- O cineasta Luca Guadagnino e o designer de moda Pierpaolo Piccioli. © Saskia Lawaks
-
- Jeff L. Rosenheim, comissário Joyce Frank Menschel a cargo da área de Fotografia do The Met e Marta Ortega Pérez. © Saskia Lawaks
-
- A modelo Lucie De La Falaise, o fotógrafo Craig McDean e a designer Katy England. © Saskia Lawaks
-
- A modelo e atriz Malgosia Bela. © Saskia Lawaks
-
- A modelo e atriz Marisa Berenson. © Saskia Lawaks
-
- O fotógrafo Nick Knight. © Saskia Lawaks
-
- A editora de moda Phyllis Posnick e a modelo Caroline Trentini© Saskia Lawaks
-
- O designer de moda Pieter Mulier. © Saskia Lawaks
-
- O designer de moda Pierpaolo Piccioli, a modelo Linda Evangelista e a presidenta da Fundação MOP Marta Ortega Pérez. © Saskia Lawaks
-
- O designer de moda Samuel Ross. © Saskia Lawaks
Na pré-inauguração da exposição estiveram presentes nomes de relevo nas indústrias da moda, fotografia, cinema e artes. Além de Tom Penn, diretor executivo da Fundação Irving Penn e filho do fotógrafo Irving Penn, e Marta Ortega Pérez, presidente da Fundação MOP, o cocktail contou a modelo Linda Evangelista, o designer Pierpaolo Piccioli , o fotógrafo Craig McDean, entre muitos outros.