Engenheiro de formação, foi em 2018 que começou a pintar, como autodidata, e nunca mais parou. Hoje, aos 25 anos, é um dos mais promissores artistas portugueses. As obras abstratas, cheias de movimento e de cor, de Guilherme Atanásio prenderam a atenção da PAEZ. Nasceu, assim, esta colaboração com três padrões exclusivos criados a partir de três obras do artista. A LuxWoman esteve à conversa com o artista para ficar a saber mais sobre esta colaboração.
Composta por três padrões – Life, Woods e Xamã -, qual foi a inspiração para esta colaboração?
Sobre o Life, a inspiração veio da epopeia da própria vida. É sobre irradiar um sentido positivo e de agradecimento por tudo o que temos de bom e que nos é dado. Estes sapatos apresentam uma frase repetida que gosto muito: “Life gives you what you need”, que acaba por nos relembrar a ficar atentos e abertos às surpresas e oportunidades da vida. Que acaba por ser muito a própria mensagem que a Paez tenta passar, achámos que complementava perfeitamente o ADN.
O Woods é uma homenagem ao poder da natureza e à capacidade de que o mundo natural tem para nos fazer sentir bem. O padrão representa a beleza das plantas, flores, árvores e animais, infundindo a sua viagem com as maravilhas da natureza.
Por fim, o Xamã é exatamente sobre a força que temos dentro de nós, e do poder transformador da colaboração (não fosse isto uma colaboração de arte e moda). É inspirada numa fase de autodescoberta em que decidi seguir este sonho das artes e pintura.
Como surgiu o convite?
Foi totalmente inesperado. Conheci o Luís, o diretor de marketing, no Nos Alive, no meio de 100 mil pessoas. Ligamo-nos a nível criativo, e o convite para colaborar com o PAEZ surgiu do nada. Foi um daqueles momentos em que o universo se alinha e coisas mágicas acontecem.
Enquanto artista, o que significa para si colaborar com a PAEZ?
É um sonho tornado realidade! Não querendo parecer clichê, mas esta colaboração com a PAEZ abriu-me um mundo totalmente novo de expressão artística. Passei de criar em tela com as minhas mãos para desenhar para os meus pés. É uma marca que se identifica verdadeiramente com a minha energia e com a forma como vivo a minha vida. Os desenhos para as alpargatas fluíram naturalmente para mim porque as minhas pinturas sempre incorporaram uma onda descontraída e colorida, que se enquadra perfeitamente com a PAEZ.
Desde que comecei a pintar, sempre me perguntei como seria ver a minha arte fora das telas tradicionais. Esta colaboração permitiu-me explorar novos meios, e isto é apenas o começo. Tenho vontade de ultrapassar os limites e mergulhar em aventuras artísticas mais excitantes.

Foi difícil para si deixar o mundo das telas e criar arte para uma peça de calçado? Quais foram os maiores desafios?
Para ser sincero, a minha maior preocupação foi garantir que as pessoas compreendiam a essência desta colaboração. Não queria que parecesse um negócio de dinheiro, porque a minha arte é muito importante para mim. A mensagem por detrás destes sapatos foi o que me entusiasmou verdadeiramente com o projeto. Foi uma transição natural para mim, trazer o meu trabalho artístico para o calçado. O maior desafio foi garantir que a essência e a paixão se traduzissem perfeitamente na tela das alpargatas.

Este é um caminho a explorar no futuro?
Quem sabe?! Sou a favor de apanhar as ondas e manter a mente aberta. A colaboração é onde a magia acontece, e eu nunca sou de dizer nunca. A viagem criativa tem tudo a ver com explorar novos caminhos, ultrapassar limites e estabelecer ligações com outros artistas e marcas. Por isso, estou totalmente disposto a aproveitar ao máximo esta maré e ver onde ela me leva. O futuro tem possibilidades infinitas e estou pronto para abraçar todas as oportunidades que surgirem no meu caminho.
A coleção Guilherme Atanásio x PAEZ encontra-se disponível nas lojas físicas e no site da marca, em paez.com.