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Há uma LETRA para cada apreciador de cerveja artesanal

Filipe Macieira e Francisco Pereira fundaram a LETRA quando terminaram o curso de Engenharia Biológica, ramo de Tecnologia Alimentar na Universidade do Minho, há 10 anos. Produzida de forma artesanal no Minho, mais propriamente em Vila Verde, perto de Braga, a marca ilustra a paixão de ambos pela cerveja artesanal. E é exatamente essa paixão, que querem que chegue ao consumidor final, com um conceito original, para que cada um saiba o que está a beber e mais: que cada pessoa saiba escolher a sua LETRA, ou melhor as suas LETRA!

Filipe Macieira e Francisco Pereira, fundadora da LETRA

Filipe Macieira e Francisco Pereira, fundadores da LETRA

De A a G

Cada LETRA corresponde a um estilo de cerveja diferente e, tal como no alfabeto, a ideia é que comece pela A, a menos intensa, e ir por aí em diante até à G, a mais intensa e desafiante. Vejamos:

  • A é uma Blonde Ale. É uma cerveja consensual pela sua cor loira e espuma branca consistente. Deve ser servida bem fresquinha, já que é  a cerveja mais suave do abecedário, mas não abaixo dos 6º C senão os aromas e sabores do malte passam despercebidos.
  • B é uma Bohemian Pilsner. O nome é reconhecido internacionalmente como uma cerveja loira com amargor mais intenso. As cervejas deste estilo surgiram na cidade de Pilsen na Chéquia e eram produzidas de baixo da terra para a temperatura de fermentação ser baixa, este processo demorava vários meses. Como resultado esta cerveja é superelegante com o amargor dos lúpulos e doçura dos maltes em perfeito equilíbrio. A Letra B é a predileta dos sushiman mais arrojados, já que é a cerveja perfeita para harmonizar com peixes variados.
  • C é uma Oatmeal Stout.  Ao servir no copo, a densidade escura é logo um factor diferenciador, sendo  ideal para quem gosta de cerveja preta robusta. É uma cerveja com “carradas” de aveia para criar uma sensação de doçura e cremosidade únicas.
  • D é uma Red Ale. É, como o estilo indica, uma cerveja de cor avermelhada. Trata-se de uma raridade no mundo das cervejas pois leva ao extremo a combinação entre o aroma e sabor dos lúpulos americanos com os maltes caramelizados.
  • E é uma Belgian Dark Strong Ale. Define-se pela sua complexidade tanto ao nível de aroma como de sabor e apresenta um teor alcoólico de 9% muito bem camuflado, por isso aconselha-se a beber com cautela pois podes ficar colado à cadeira sem querer.
  • F é uma American India Pale Ale. Ao abrir a cápsula sente-se logo um aroma frutado e tropical, sirva-a no copo sempre com alguma espuma (dois dedos dizem os especialistas). Já no copo o aroma desta cerveja impressiona pela intensidade e perfume a fruta tropical que provém dos lúpulos adicionados. Esta é a mais vendida das LETRA.
  • G é uma Imperial Stout. Tem uma densa tonalidade preta e um teor alcoólico de meter respeito, com 10,5% abv. Este estilo foi desenhado para aguentar viagens marítimas para os impérios daí o imperial.

As LETRAS

As LETRA

As LETRA são o ponto de partida da marca, mas os fundadores não se ficam por aqui. “Fazer cerveja é quase como cozinhar, uma vez que conseguimos gerir a doçura, a acidez, o amargor, a cor, o teor de caramelo e de fruta, quer seja proveniente do lúpulo ou da fruta em si… Nas nossas edições especiais é onde ‘brincamos’ mais com todas estas vertentes”, afirma Filipe Macieira, fundador da LETRA. Em lata, as edições especiais não ultrapassam as 1500 unidades. Há também uma gama, a On Oak, que tal como o nome indica são cervejas que estagiam em barrica e com características únicas.

Tentar levar a cerveja para as mesas dos portugueses, das tasquinhas ao fine dining, é um dos objetivos para este ano. A marca dará várias novidades sobre a sua associação a vários restaurantes e Chefes, apostando no conceito de harmonização das suas cervejas, com menus e pratos de vários espaços de restauração.

Francisco Pereira, fundador da LETRA, afirma que “se fizermos uma prova que começa na LETRA A e termina na LETRA G vamos percorrer, do ponto de vista sensorial, uma boa parte do que uma cerveja artesanal pode oferecer em termos de estilo”.  Provas essas que podem ser experienciadas numa das Letrarias da marca em Braga, Ponte de Lima, Vila Verde, Porto e, em breve, Lisboa. Aqui poderá provar as cervejas artesanais da marca, escolher a sua preferida e desfrutar de um momento agradável com a sua família ou amigos.

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