[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Hábitos saudáveis no dia-a-dia

Adotar hábitos de vida saudável pode ser difícil, mas não é impossível. O coração agradece: vive mais tempo e, claro, mais feliz. Proteja a sua saúde e adote pequenos hábitos no seu quotidiano que a levarão a ver a vida de outra maneira. Faça esse esforço por si e vai sentir-se muito melhor!

Alimentação Equilibrada

©SXC.hu

Um alimento isolado não fornece todos os nutrientes necessários ao corpo humano, e por isso é importante que tenha uma dieta equilibrada e diversificada. Faça uma alimentação fracionada (cinco ou seis refeições por dia), com grande consumo de frutas e vegetais e restrição de gorduras saturadas e açúcares de absorção rápida. Mude a forma como encara os alimentos! Pense na hora da refeição como um momento sagrado do dia a dia e aproveite para relaxar. Paula Oliveira, médica de família na Unidade de Saúde Familiar de São Julião, completa: “É preciso consumir menos sal e beber pelo menos litro e meio de água por dia.”

Exercício Físico

©Primark, PR Shots

A prática regular de exercício é fundamental para uma vida saudável, desempenhando um papel fulcral no combate ao envelhecimento. Fortaleça o corpo e a mente! Tente fazer pelo menos 30 minutos de uma atividade física diária, como por exemplo uma caminhada. Se não tem tempo para ir ao ginásio, experimente fazer exercício em casa com a ajuda de especialistas na internet. Opções não faltam!

Deixe de Fumar

©SXC.hu

Está na altura de largar o vício! Fumar não traz qualquer benefício para a saúde: para além de provocar cancro, é a segunda melhor forma de envelhecer a pele. Se pensa que é tarde, desengane-se! Procure ajuda profissional através, por exemplo, da Linha SOS Deixe de Fumar. Faça um plano: mantenha as mãos ocupadas, coma verduras… Procure o tratamento que melhor se adequa ao seu caso.

Álcool (com moderação)

©SXC.hu

O consumo de bebidas alcoólicas deve ser feito com moderação e em pequenas doses. Paula Oliveira, médica de família, confirma: “Um copo de vinho por dia, para as mulheres, e dois copos, para os homens, pode, de facto, ter efeitos benéficos a nível cardiovascular.” Porém, não exagere! Reserve dias sem álcool e tenha em atenção que beber demais pode causar estragos ao seu corpo.

Organização

Faça da sua casa um refúgio. Liberte-se da confusão e crie divisões visualmente calmas. Aproveite a luz natural durante o dia; à noite, opte por uma luz suave de candeeiro. Traga a natureza até casa. Se tiver um jardim, crie um espaço só para si, onde poderá ler um livro ou dormir uma sesta.

Relaxar

©Next, PR Shots

Cuide de si e tire tempo para fazer o que mais lhe agrada. Arranje um passatempo, pratique um desporto, tire umas férias! Não deixe de pensar naquilo que gosta de fazer. De vez em quando, guarde umas horas para passar tempo consigo mesma.

Dormir bem

©SXC.hu

Muitas vezes, aquilo de que realmente precisa é de uma boa noite de sono para revitalizar! Quando dormimos, o nosso corpo restabelece-se. No entanto, muitas vezes, não basta deitar e fechar os olhos. Tente colocar de lado aquilo que a mantém acordada. Não leve os problemas para a cama. Estabeleça uma rotina, não coma antes de se deitar e limite o café. Crie os rituais necessários para ter as melhores oito horas de sono!

Sexo

©River Island, PR Shots

A atividade sexual regular, para além de dar uma sensação de prazer e relaxamento, aumenta a autoconfiança e ajuda no combate à depressão. O sexo é, de facto, saudável: não só traz benefícios para a relação como também tem efeitos positivos no bem-estar.

Check-up Anual?

©SXC.hu

Ao contrário do que se pensa, e segundo Paula Oliveira, “a realização de um check-up anual com múltiplos exames complementares de diagnóstico não mostra ganhos científicos”. Deve, sim, ser feita uma consulta anual “com o médico assistente, em que são decididos individualmente os exames a efetuar e os procedimentos a adotar”. Por exemplo, as mulheres a partir dos 50 anos devem fazer uma mamografia bianual, e as mulheres em idade fértil devem efetuar o teste de Papanicolau de três em três anos.

Acima de tudo, cuide de si, mime-se e aprecie o presente! Mantenha o pensamento positivo e vai ver que, ao adotar alguns destes hábitos, notará grandes diferenças na sua saúde!

Imagem de destaque O’Neill

Veja mais em Lifestyle

PUB