[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Investigação sobre distrofia muscular distinguida com Medalha de Honra L’Oréal Portugal para Mulheres na Ciência

Ana Rita Carlos é uma das quatro jovens cientistas portuguesas premiadas na 16ª edição das Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência. A investigadora do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais – cE3c, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa foi distinguida com base no estudo sobre os mecanismos que desencadeiam distrofias musculares congénitas.

No projeto científico agora distinguido, Ana Rita Carlos pretende identificar quais os mecanismos que levam ao início desta doença muitas vezes letal. “Sabe-se que esta doença é devida a mutações no gene LAMA2, que codifica a proteina laminina alfa2, mas como se desenvolve não é conhecido. A nossa hipótese é que a origem desta doença esteja associada a falta de sinais essenciais entre a laminina alfa 2 e as células dos músculos, que podem conduzir ao envelhecimento precoce destas células. Pretendemos perceber qual o papel do envelhecimento celular no início da distrofia muscular e, em particular, no início da MDC1A”, explica a investigadora.

A compreensão dos mecanismos que estão na origem desta doença poderá dar pistas para, no futuro, estudar possíveis tratamentos. “O conhecimento que resulta deste projeto poderá ser importante não apenas para o estudo da MDC1A, mas para a compreensão de outras distrofias musculares” e para o estudo de “muitas doenças em que as células perdem a sua função natural, o ambiente que as rodeia sofre muitas alterações, como o envelhecimento ou o cancro”, refere Ana Rita Carlos.

O prémio, no valor de 15 mil euros, vai permitir desenvolver a investigação nos próximos dois anos. “É um enorme orgulho para mim receber este prémio. Representa a possibilidade de desenvolver um projeto que de outra forma seria mais difícil. É uma nova etapa na minha vida, um marco muito importante”, afirma.

Além de Ana Rita Carlos, são também distinguidas nesta 16ª edição das Medalhas de Honra L’Óreál Portugal Mulheres na Ciência Diana Priscila Pires (Centro de Engenharia Biológica – Universidade do Minho), Cristina Godinho-Silva (Fundação Champalimaud) e Ana Luísa Gonçalves (Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia – Universidade do Porto). As quatro premiadas foram selecionadas entre mais de 80 candidatas, por um júri científico presidido por Alexandre Quintanilha.

Ana Rita Claro, Investigadora

O Programa Medalhas de Honra L’Oreál Portugal para as Mulheres na Ciência resulta de um protocolo entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a L’Oréal Portugal e a Comissão Nacional da UNESCO.

Veja mais em Sociedade

  • Falar sobre finanças

    “Gostaria de partilhar o lançamento do meu website. Este é um projeto que reflete o meu percurso na área financeira nos...

    Leonor Antolin TeixeiraAbril 22, 2021
  • O poder da palavra

    Para as mães mais clássicas amantes de peças com uma inspiração vintage, para as que gostam de arriscar ou para as...

    Leonor Antolin TeixeiraAbril 20, 2021
  • Um presente diferente?

    Sabia que as pandas fêmeas ovulam apenas 1 vez por ano, tornando a maternidade um evento ainda mais especial para esta...

    Leonor Antolin TeixeiraAbril 20, 2021
  • Adoçar o coração…

    A Flower Box é o miminho mais que perfeito para oferecer no Dia da Mãe e já está disponível por encomenda...

    Leonor Antolin TeixeiraAbril 19, 2021
  • A doçura da maternidade…

    É este o mote da nova proposta da BRIGADEIRANDO para assinalar o Dia da Mãe, numa coleção inspirada na doçura da...

    Leonor Antolin TeixeiraAbril 16, 2021
  • ModaLisboa, a união! Livestream

    A ModaLisboa está de regresso e, uma vez mais, surge sob contornos desafiantes. De 15 a 18 de abril de 2021,...

    Leonor Antolin TeixeiraMarço 25, 2021
  • Universo de cores

    É de cores fortes que se faz a nova coleção primavera/verão da Mayoral. A Mayoral, líder em moda infantil na Península Ibérica,...

    Leonor Antolin TeixeiraMarço 24, 2021
  • Páscoa doce!

    Está sem ideias para a Páscoa? A Lindt & Sprüngli tem a solução! A Páscoa é uma época de celebração em...

    Leonor Antolin TeixeiraMarço 22, 2021
  • “De Mulher para Mulher”, a nova campanha inspiracional da C&A

    A C&A reúne mulheres excecionais na sua nova campanha inspiracional, intitulada: “De Mulher para Mulher”. Em Portugal a campanha é protagonizada...

    Patricia Toste de SousaMarço 8, 2021

PUB