[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Ir às compras com as crianças

Artigo de Opinião de Carina Meireles, Consultora Financeira.

Ir às compras com as crianças não é tarefa fácil, mas pode ser um processo mais fácil de gerir se bem trabalhado.

É cada vez mais importante envolvermos as crianças nas nossas decisões financeiras no que se refere a gastos de forma a cedo perceberem e darem valor ao dinheiro percebendo a sua importância.

A ida às compras é um exemplo, que pode e deve ser partilhado com as crianças lá de casa, envolvendo-as em todo o processo, desde a pesquisa do que é necessário comprar até à preparação da lista e terminando nas compras onde a criança deve ser ela a orientar as mesmas.

Levar as crianças às compras deve ser uma forma de partilha e de conhecimento tendo os pais um papel representativo em todo o processo.

E para tornar a vida mais fácil nesta matéria, aqui ficam 3 dicas:

  • Devemos garantir que nem as crianças nem os pais vão às compras com fome , porque pode fazer com que se gaste um valor fora do orçamento previsto em algo que até nem estavam a contar e que já foge do que foi planeado.
  • Preparar a lista de compras com as crianças faz todo o sentido. Mostrar às crianças o que vamos comprar e quanto vai custar é um passo importante a tomar. Aproveite a ida às compras, para que o seu filho(a) comece a perceber a importância de dar prioridade aos bens essenciais em relação aos bens não essenciais. Deixe as crianças ajudar a escolher o que realmente precisa, analisando a dispensa e frigorífico e deixe levar a lista de compras para que se sinta com a responsabilidade de ajudar os pais a gerir bem as despesas no supermercado.
  • A criança pode e deve levar o seu brinquedo favorito quando for fazer as compras com os pais, desde que não ocupe muito espaço, podendo desta forma ajudar a sentir-se mais entretido(a) em determinadas alturas como por exemplo, enquanto espera na fila para pagar.

Os pais têm sem dúvida um papel fulcral em ajudar as crianças a perceber a importância do dinheiro e a mostrar desde cedo que devemos aprender a gerir bem os nossos gastos.

Desta forma toda a família vai em conjunto melhorar os seus hábitos financeiros ajudando também numa melhor gestão do orçamento familiar.

Para saber mais dicas, não perca todas as novidades em:

Instagram: http://www.instagram.com/carina.meireles.consultora/

Facebook: https://www.facebook.com/carinameirelesconsultorafinanceira/

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/cm-consultoria-financeira

Site: https://www.carnameireles.pt

Blog: https://millaefamilia.pt

Veja mais em Sociedade

PUB