[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

… Irene Filipe, ilustradora

1 de 2

Sempre gostei de ilustração, desenho e pintura, mas formei-me em design gráfico. Este gosto pela ilustração ficou de lado durante muito tempo, desde que me formei e comecei a trabalhar em agências de publicidade e design.

Em 2013, mudei-me para o Rio de Janeiro. Foi aqui, inspirada pela beleza natural desta cidade, que voltei a desenhar. Quando dei por mim, a minha paixão pela ilustração tinha sido reavivada e rapidamente percebi que esse era o meu caminho.

Decidi fazer da ilustração a minha profissão e criei a minha própria marca, a Irene, com produtos que vão desde capas de iPhone e almofadas decorativas até às pranchas de surf totalmente personalizadas. O diferencial destes produtos é que são todos decorados com as minhas ilustrações originais e “euroafrotropicais”, como lhes chamo.

Neste momento, para além de estar a trabalhar na nova coleção para o verão 2016 da marca Irene, tenho também o meu estúdio Ireneillustration, onde desenvolvo projetos de ilustração e design gráfico para outras marcas e particulares, sejam eles parcerias ou encomendas especiais.

Mini Bio

Nome: Irene Filipe

Idade: 36 anos

Naturalidade: Luanda

Presença online: Site | Instagram | Facebook

No meu site encontra: os meus trabalhos e as parcerias mais recentes, bem como todas as novidades relacionadas com a marca Irene. Para além do site, partilho no blog tudo aquilo que me inspira, o meu dia a dia e projetos DIY. Cada vez mais sou abordada com questões relacionadas com a minha técnica enquanto ilustradora, e por isso em breve vou também começar a dar algumas dicas sobre o meu processo criativo.

O céu de Lisboa

Apesar de ter nascido em Luanda e de agora viver no Rio de Janeiro, cresci em Portugal e grande parte da minha vida foi passada entre Lisboa e a margem sul do Tejo. Foram muitas as travessias de cacilheiro ou sobre a Ponte 25 de Abril, e se há coisa que sempre me deixou com uma sensação de paz de espírito foi olhar o azul do céu dessa zona que tanto amo. Chamo-lhe “azul HD”, de tão puro, definido e límpido que é. Agora que vivo longe, cada vez que aterro é uma emoção poder olhar o meu querido céu de Lisboa, do qual sinto muitas saudades, aqui na Cidade Maravilhosa. Já olhou hoje para o céu?

Viagens

Viajar está no top das minhas preferências. Adoro, e é sempre bom em termos criativos, porque depois de uma viagem sinto-me sempre muito mais inspirada e motivada. Posso dizer que já tive a sorte de viajar bastante, mas há um lugarzinho perfeito que visitei em 2014 e que ainda está no primeiro lugar das minhas preferências. É a península de Maraú, no estado da Bahia, aqui no Brasil. Toda a península é linda, rodeada de praias intocadas, lagoas de água doce e uma mata tropical considerada Património da Humanidade. Fiquei na praia do Cassange, hospedada num mini-eco-resort maravilhoso, o Butterfly House Bahia. Para mim, se há um paraíso na Terra é ali.

A visitar

Por falar em viagens, há uns dias ouvi falar no Miami Design District e fiquei supercuriosa, por ser um bairro que agrega o que há de melhor em arte, design, moda, gastronomia e cultura. Entretanto, enquanto não posso ir até Miami, quero ir ver a exposição Frida Kahlo, que está a acontecer até 27 de março na Caixa Cultural do Rio de Janeiro.

Restaurantes

Quem me conhece sabe que sou uma comilona assumida. Não dizem que as melhores pessoas são as que gostam de comer? Então… Sendo assim, não posso deixar de falar aqui de um dos meus restaurantes favoritos de todos os tempos. Chama-se Aprazível, fica situado em Santa Teresa, um dos bairros cariocas mais pitorescos, e tem uma vista deslumbrante para a baía de Guanabara. Para além do excelente menu e da carta de vinhos premiada, têm também produtos de marca própria, como chocolates, café e cerveja, e uma cachaçaria na qual se podem degustar as melhores cachaças do país. A decoração também é linda, com móveis de madeira maciça em vários pisos exteriores rodeados de árvores. Quando recebo amigos aqui no Rio, este é o meu cartão postal!

Home studio

Trabalhar em casa requer muita disciplina e organização. É no meu estúdio que crio as minhas ilustrações, falo com os clientes (estejam eles em Lisboa, na Suíça, em Luanda ou aqui mesmo no Rio), organizo a minha agenda, contato fornecedores, etc. O que para muita gente poderá não ser a melhor opção, para mim é uma sorte, já que trabalhar no meu estúdio em casa significa também poder ter o meu filho de 11 meses sempre por perto. Agora, sempre que faço uma pausa já não é para beber um café ou levar com o fumo dos cigarros dos colegas, mas para trocar um miminho com o meu miúdo.

1 de 2

Veja mais em As escolhas de...

  • Sorrialista

    Mais conhecida por Sorrialista, Bárbara Moreira é a nossa terceira convidada da rubrica “As escolhas de…”. É no Instagram que partilha...

    LuxWOMANJaneiro 20, 2022
  • Catarina Gama

    A segunda mulher inspiradora que convidámos para fazer parte da nossa rubrica “As escolhas de…” é a Catarina Gama. A Catarina...

    LuxWOMANDezembro 18, 2021
  • Catarina Macedo Ferreira

    A LuxWoman decidiu que é tempo de perguntar a mulheres inspiradoras quais é que são as suas escolhas do momento, mas...

    LuxWOMANNovembro 26, 2021
  • As escolhas de Catarina Mira, atriz e autora do blog “Mira-me”

    Comecei a minha carreira como atriz e apresentadora ainda na adolescência. Com os meus tenros 21 anos de idade emigrei para...

    Patricia Toste de SousaNovembro 27, 2019
  • As escolhas de Rita Teixeira, do atelier Tento na Tinta

    “Gosto do lado bom da vida, do simples, aquele que me traz pessoas boas, as que me contam boas histórias, que...

    Patricia Toste de SousaSetembro 12, 2019
  • Mariana, a Miserável

    Fique a conhecer as escolhas da ilustradora.

    Carolina de AlmeidaMaio 7, 2017
  • Joana Vaz

    Conheça as escolhas da autora do blog Joanavaz.pt.

    Rita AleixoAbril 23, 2017
  • Maria Imaginário

    Descubra as escolhas da artista portuguesa.

    Rita AleixoAbril 16, 2017
  • Mariana Gemelgo

    Conheça a autora do blog ‘Fashions Inspires You’ e as suas escolhas.

    Rita AleixoAbril 9, 2017

PUB