[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Luciana Lobo, o Yoga Restaurativo e a Associação ZENcancer em Portugal

Em novembro de 2022, um estudo realizado pela organização Frontiers Medical Technology elencou os atributos mais importantes para pacientes de cancro de mama no que diz respeito à saúde do paciente, qualidade de vida ou estado funcional associado aos cuidados de saúde ou tratamento. A pesquisa aponta que o impacto psicológico e emocional foram descritos com frequência. 

Reconhecida pela Organização Mundial da Saúde, a oncologia integrativa é uma prática adotada em mais de 60 países e que chega a Portugal pelas mãos de Luciana Lobo e da Associação ZENcancer.

A história de Luciana Lobo

Professora de Yoga e Meditação, saudável, mãe de dois e sem nenhum caso na família, Luciana Lobo foi diagnosticada com cancro de mama aos 41 anos, em 2017. “Foi um grande susto quando eu recebi o diagnóstico, sem dúvida. Eu estava a terminar o meu mestrado, estava cheia de projetos e planos”, conta-nos.

No entanto, conta-nos que uma das suas mais valias foi a sua formação em yoga e meditação que lhe deram ferramentas para lidar com a situação e para viver um dia de cada vez. Durante o tratamento, quando os filhos estavam na escola, Luciana praticava yoga restaurativo com dois professores amigos. “Essas práticas acompanharam-me e ajudaram-me a recuperar entre um ciclo e outro do tratamento”.

Aula de Yoga Restaurativo

Aula de Yoga Restaurativo

O Yoga Restaurativo é um “método inclusivo, que não tem nenhuma contraindicação”. Com o auxílio de almofadas e mantas, o objetivo é ir apoiando o corpo de forma a que ele se sinta seguro e confortável, enquanto o terapeuta vai induzindo o relaxamento. Segundo Luciana “a prática restaurativa afrouxa as tensões musculares e articulares, melhora o padrão respiratório, proporciona o relaxamento, a restauração, fazendo com que a mente aceda um espaço interno e entre num estado calmo e presente”.

Ao sentir na pele os benefícios desta prática, quando terminou o seu tratamento, Luciana começou a oferecer as aulas a pacientes oncológicos no seu estúdio, no Rio de Janeiro. Até que, um dia, o seu marido foi convidado a entrar na sala e a conhecer a história de algumas das suas alunas. Os testemunhos sobre a melhoria na qualidade de vida, proporcionada pelo Yoga, impactaram-no de tal forma que sugeriu à esposa fundar a Associação ZENcancer.

Aula de Yoga Restaurativo

Aula de Yoga Restaurativo

Com 400 alunos e 200 voluntários inscritos no Brasil, a ZENCancer oferece, de forma voluntária e gratuita, diversas práticas integrativas e complementares ao tratamento médico, com o objetivo de promover o bem-estar físico, mental e emocional aos pacientes oncológicos.

O Yoga Restaurativo chega a Portugal

Embora tenha cidadania portuguesa, Luciana revela que a iniciativa de convidar a Associação para Portugal partiu da fisioterapeuta e escritora brasileira Maria Alice Medina, residente no país há muitos anos, que leu o seu livro O que aprendi com minhas células rebeldes?”.

Luciana Lobo com o seu livro ""

Luciana Lobo com o seu livro “O que aprendi com minhas células rebeldes?”.

Desde abril em idas e vindas a Portugal, a Associação chega oficialmente nesta terça-feira, dia 7 de fevereiro, em parceria com os espaços Be The Change, no Porto, e a Casa Samyama, em Lisboa. 

Numa primeira fase, serão oferecidas atividades de Yoga Restaurativo e sessões de Psicologia nos espaços parceiros. Mas à medida que o projeto for crescendo, a ideia é expandir os serviços a  hospitais, por exemplo, e “aumentar para os serviços já disponibilizados no Brasil, como as aulas de Comunicação não-violenta, Reiki, entre outros”, afirma a fundadora.

Tendo em conta que as práticas de Yoga são dadas por voluntários, os professores de yoga, profissionais de saúde e pessoas que tenham prática em terapias complementares, que estiverem interessados na modalidade, vão ter oportunidade de realizar uma Formação Intensiva de Especialização em Yoga Restaurativo – nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro, em Matosinhos, e nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro na Casa Samyama, no Seixal, na Margem Sul de Lisboa – com a Luciana.

Veja mais em Sociedade

PUB