

Por voltas da vida, nunca segui o percurso da decoração. Estudei representação, fiz teatro e licenciei-me em Comunicação Social (vertente jornalismo internacional), trabalhei em televisão, na extinta Edipim, estagiei nas rádios Antena1 e Antena3 e, finalmente, deixei-me conquistar pela imprensa, que tem preenchido os meus últimos anos de atividade profissional, como jornalista. Hoje, como freelancer, colaborando para sites e revistas.
Porém, e como muitas vezes trilhos diferentes levam a um mesmo lugar… estou de volta às casas. Tirei o Curso de Design de Interiores, da Escola de Moda de Lisboa e, agora, é nesta plataforma que vou continuar a pesquisar os ambientes mais inspiradores! Sempre à procura de novas ideias, estilos, soluções e curiosidades sobre o inesgotável universo da decoração.
Sou também autora do blog ‘Decoralista’, a minha nova ‘sala’, onde os curiosos e apaixonados por interiores são convidados a entrar. É uma continuidade da plataforma ‘O Meu Pé Direito’, que em 2014 virou rubrica de televisão no programa Mais Mulher, da SIC Mulher.
Mini Bio
Nome: Mafalda Galamas
Idade: 37 anos
Naturalidade: Lisboa
Presença online: Blog | Facebook | Instagram | Pinterest | Twitter
No meu blog encontra: tudo o que desperta a minha atenção, em torno daquilo a que chamamos, simplesmente, ‘casa’… e não só! Lifestyle, nutrição, maternidade, entrevistas, entre outros temas, são as descobertas, ideias e sugestões que podem aqui encontrar. Sejam bem-vindos, façam de conta que esta casa é vossa!
Espaços
Adoro espaços bem decorados, sejam restaurantes, cafés, lojas, hotéis, zonas culturais, etc… Se estiver bem decorado e estimado, é meio caminho para eu regressar. Gosto de conhecer sítios novos mas também de regressar a locais antigos, apenas para vaguear e voltar a sentir a textura e o aroma das coisas e dos lugares.
Leituras
Revistas, sites e blogs de decoração não podem faltar na minha rotina diária: ‘El Mueble’, ‘Elle Decor’, ‘Architectural Digest’, ‘Adore’, ‘Abeautifulmess’, ‘My Scandinavian Home’, ‘The Cool Hunter’… Há um mundo de coisas lindas e inspiradoras por descobrir.
Doces
O meu maior pecado é a gula. Seria capaz de me alimentar de um roteiro gastronómico da melhor doçaria portuguesa! Dos ovos-moles de Aveiro aos travesseiros da Piriquita – o meu favorito! –, às queijadas de Sintra, aos croissants do Careca, às cornucópias da Pastelaria Alcôa, em Alcobaça, da tarte de amêndoa da minha sogra ao meu próprio bolo de chocolate… Nham nham! Temos limite de caracteres?
Chás
Sou viciada em casas de chá. É dos meus programas favoritos, e sinto um conforto especial quando o inverno chega, pois com ele chega também a altura ideal para as visitar. Gosto de chás com sabor (e aroma) a canela e, sempre, com scones a acompanhar. Os Kusmi Tea são um clássico que não dispenso. No verão, substituo as tea houses pelos rooftops!
Terraços
Uma das melhores maneiras de curtir o verão em Lisboa é a desfrutar dos fantásticos rooftops espalhados pela cidade. Os terraços no topo de edifícios de Lisboa têm a particularidade de oferecer vistas deslumbrantes sobre a cidade, que ganham um glamour especial sempre que a noite cai. Isto, combinado com decorações cuidadas e ambientes sofisticados, resulta sempre numa vontade de ficar… até de manhã. Do Silk Club ao Park ao Lost in, ao Zambeze, ao Terraço Bairro Alto Hotel, e tantos outros que ainda me falta conhecer!
Histórias
Gosto de casas com História. Quem diz casas, diz objetos e marcas que vendam, também, um passado. Da Livraria Lello à A Vida Portuguesa, aos sabonetes Ach Brito e ClausPorto, à Bordallo Pinheiro, à Castelbel – ai, aquela linha Portus Cale… –, fascinam-me!
Decoradores
Procuro seguir o trabalho de vários decoradores. Em Portugal, gosto especialmente da fantástica Nini Andrade Silva, madeirense, com um talento incrível, que felizmente é reconhecido além-fronteiras; da Maria Barros, que se destaca pelo inteligente uso da cor nos seus projetos, de forma divertida e desinibida; dos projetos de arquitetura do meu amigo João Tiago Aguiar; das soluções de design de interiores da Spacemakers, e tantos outros…
Amigos
Apesar de adorar sair e conhecer sítios novos, nada me deixa mais feliz do que visitar amigos e saborear longas jantaradas, seguidas de (igualmente longas) sessões de jogos, de póquer, tabuleiro, cartas… coisas old school!
Viajar
Tornou-se um cliché dizer que viajar é das coisas mais maravilhosas do mundo, o pior é que é mesmo verdade, o que nos leva uma fortuna, embora insignificante perante o enriquecimento que nos proporciona. Já tive a oportunidade de fazer percursos fantásticos, e todos me ficaram na memória, mas uma das viagens da minha vida continua a ser a da minha lua de mel. Foram quase 20 dias e palmilhar as principais cidades da República Checa, da Áustria, da Hungria e da Polónia. Deixou-me memórias incríveis e uma vontade imensa de regressar. Embora alguém diga que não se deve regressar onde já fomos muito felizes, certo?