[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Margarida Roque Pereira: “Este livro é um convite a resgatarmos quem somos verdadeiramente”

Foi da vontade de se conhecer a si própria e do nascimento da sua primeira filha que resultou o livro “A Maternidade e o Espelho da Criança Interior”. Margarida Roque Pereira perdeu a mãe com 5 anos e aos 22 anos, sem planear, engravidou da sua primeira filha. Nesse acontecimento em que parecia estar o seu maior desafio, encontrou a sua maior cura. Foi a minha primeira filha que me deu a oportunidade de me curar como filha – um caminho de acolhimento de traumas de infância e libertação de padrões familiares”.

Neste que é o seu primeiro livro, a Doula e Terapeuta de Rebirthing coloca o autoconhecimento no caminho da maternidade para que os traumas de infância sejam acolhidos, os padrões familiares sejam libertos e a realidade criada por cada um seja o espelho da cura de todos. À LuxWoman conta como foi escrever este livro e explora o conceito de Espelho da Criança Interior.

“A Maternidade e o Espelho da Criança Interior” fala sobre?

Este livro fala de Amor. É uma viagem de libertação interior e evolução pessoal, pela profundidade a que só o amor nos convida. Olhar para as feridas de infância e restituir em nós o maior amor de todos, a mãe que somos.

“A Maternidade e o Espelho da Criança Interior”, de Margarida Roque Pereira

“A Maternidade e o Espelho da Criança Interior”, de Margarida Roque Pereira

Porquê abordar este tema no seu primeiro livro?

Qualquer pessoa que deseja conhecer-se começa pelo início, os seus pais. A relação entre pais e filhos é a primeira relação que nutrimos, tornando-se uma referência que constrói as lentes com que vemos a Vida. O primeiro passo da evolução pessoal é a libertação da criança que fomos para nos tornarmos adultos que desejamos ser.

Foi escrever algo que sempre quis ou surgiu a oportunidade?

Sempre quis conhecer-me a mim própria e este livro resultou de uma viagem interior de autodescoberta, partindo da minha infância. Tornar-me mãe levou-me à inevitabilidade de ir mais afundo na origem da Vida. Foi a minha primeira filha que me deu a oportunidade de me curar como filha – um caminho de acolhimento de traumas de infância e libertação de padrões familiares.

Margarida Roque Pereira. Créditos: Joana Peres

Margarida Roque Pereira. Créditos: Joana Peres

Este é um livro dedicado apenas aos pais ou todos devem lê-lo?

Nem todos desejam ter filhos, mas todos são filhos. O primeiro lugar que ocupamos na Vida é o lugar de filhas e a relação com os pais reflete-se na forma como lidamos com a Vida, que nos foi dada por eles. Criar a Vida que desejamos é o fruto que colhemos por cuidarmos das nossas raízes. Este livro é para todas as pessoas que desejam dar-se à própria vida que desejam, através de relações autênticas. A relação primordial é a que nutrimos connosco mesmas, que se irá refletir em todas as outras. Este livro é um convite a resgatarmos quem somos verdadeiramente, um presente para as próximas gerações.

O que é isto do Espelho da Criança Interior?

A expressão “espelho da criança interior” surgiu através da minha experiência de maternidade, que me convida a evoluir em consciência e maturidade emocional. Todos nós, que refletimos sobre como lidamos com as nossas crianças, já percebemos que repetimos padrões transgeracionais. A referência para lidarmos com os nossos filhos é a forma como lidaram connosco, enquanto crianças. A maternidade é um novo convite à presença da infância, a nossa e a de quem cuidamos. Acolher a nossa própria infância é a chave para sermos mais conscientes com os nossos filhos. Quando nos libertamos das nossas referências, estamos em paz com o passado e podemos estar presentes em nós. Relações saudáveis com os filhos dependem de pais que olham primeiro para si mesmos, reconhecendo que projetam nos seus filhos as dores e os desejos da criança que foram.

Veja mais em Lifestyle

PUB