[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Melanoma: quais os sinais e cuidados

Assinala-se no dia 11 de maio, quinta-feira, o Dia Europeu do Melanoma com o objetivo de nos alertar para o melanoma maligno, o tumor de pele mais agressivo e mortal. Este é um tipo de cancro que aparece nas camadas mais jovens, a partir dos 30 anos, sendo que as queimaduras solares (os chamados “escaldões”) são o principal fator de risco para o aparecimento da doença.

O melanoma tem origem nas células que produzem a melanina, os melanócitos, que dão cor à nossa pele. Devemos, portanto, estar atentos aos sinais. Habitualmente escuros (pretos, castanhos ou com várias cores em simultâneo), os tumores, além da cor, podem variar na forma e dimensão. Importa estar atento à simetria (os sinais assimétricos podem ser motivo de alerta), ao bordo irregular (se o sinal não estiver bem delimitado, consulte o seu médico), ao diâmetro (normalmente, superior a 7 milímetros) ou a alterações recentes de aspeto.

A prevenção e a deteção precoces são, por isso, palavras de ordem. Já não é segredo que devemos usar proteção solar numa base diária, mas é imperativo fazê-lo em momentos de maior exposição solar.

Neste sentido, deixamos-lhe alguns cuidados solares da Uriage:

Veja mais em Beleza

PUB