[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Mercado com sabor a mar

Uma cebola, dois dentes de alho, um limão, uma semente de cardamomo e um ramo de coentros. Quando chego à Academia Time Out, já a bancada está montada com alguns dos produtos que vão ser utilizados para confecionar o célebre arroz de limão da chef Noélia.

Foi este o prato que conquistou o foodie Rodrigo Meneses, o mentor da academia, quando visitou o restaurante Noélia & Jerónimo pela primeira vez. “Ainda hoje tenho na memória o sabor daquele arroz. É maravilhoso”, revela.

13h: estou em pleno Mercado da Ribeira, em Lisboa, e preparo-me para viajar até ao Algarve, mais concretamente a Cabanas de Tavira. O avental já está vestido e as mangas da camisa arregaçadas. Estou pronta para recriar o famoso prato do restaurante algarvio.

“Vão cozinhar a pares, e vamos cozinhar todos em conjunto, ao mesmo tempo”, informa Rodrigo. Vamos lá então! Começamos por deitar uma quantidade generosa de azeite num tacho. Diz-nos Noélia que, na sua cozinha, nada se faz com água, mas sim com azeite, que deve “ser de boa qualidade e ter cor”.

Enquanto o azeite aquece, picam-se o alho – o primeiro a entrar no tacho – e a cebola. Até aqui tudo bem: todos os participantes estão em sintonia, a cozinhar ao mesmo ritmo. Estamos todos divertidos, vamos conversando e bebericando o vinho Monte Baixo que, entretanto, nos foi servido pelo chef. E como a fome já aperta, vamos petiscando a muxama de atum, o pão caseiro algarvio cozido em forno de lenha e o biqueirão com chutney de tomate.

Come-se, bebe-se, cozinha-se, aprende-se. É assim que os workshops da Academia Time Out funcionam. E funcionam bem! É que academia, ainda que esteja integrada na zona de restauração do Mercado da Ribeira, funciona de portas fechadas.

“Está na altura de juntarmos o arroz carolino”, indica a chef Noélia. Assim o fazemos. Deito uma porção de arroz na panela e deixo-o fritar um pouco no azeite. Tempero-o com sal e mexo, adiciono o caldo e acrescento o sumo de um limão. Por esta altura, já a cozinha está toda perfumada com um agradável aroma cítrico, e o tacho revela um arroz com uma bonita cor amarela.

Acrescento o cardamomo. Provo um pouco para retificar os temperos. “Está bom de sal, mas precisa de mais limão.” A minha colega concorda. Já não falta muito para o prato ficar pronto. Agora é só acrescentar as amêijoas e os lombinhos de robalo, adicionar os coentros picados, deixar cozer mais um pouco, sem mexer, para não desfazer o peixe, retirar do lume e empratar.

O resultado final tem um aspeto divino. Mas não é só aparência. O sabor é, também ele, delicioso. Levo o garfo à boca, fecho os olhos, e juro que estou no Algarve. Este prato sabe-me a mar e a verão. Sabe-me a um almoço de férias numa esplanada com vista para a praia. Sabe-me tão bem… E sabe-me ainda melhor pelo facto de ter sido eu a fazê-lo!

Todos os meses há workshops diferentes na Academia Time Out. Para fevereiro estão planeadas algumas aulas de cozinha dedicadas ao Dia de S. Valentim. Haverá também um jantar vínico (sábado, dia 20) e um workshop de sobremesas com o chef Joaquim Sousa, do hotel The Oitavos (domingo, dia 21).

Os mais novos não foram esquecidos. Na academia, as crianças também podem aprender a fazer os seus próprios cereais de pequeno-almoço e divertirem-se a fazer bolachinhas, biscoitos e muffins.

Os workshops têm a duração máxima de 2h e custam €25 (crianças) e €35 (adultos). A agenda está disponível na página de Facebook da Academia TimeOut.

Detalhes:

Time Out Mercado da Ribeira, Avenida 24 de Julho, 49, Lisboa

Piso 0 (zona de restauração)

Informações: academia@timeout.pt

Imagem de destaque: o arroz de limão da chef Noélia.

Veja mais em R3dação

PUB