[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Miguel Cristovinho: dos D.A.M.A à Moda

Foi na pré-adolescência que Miguel Cristovinho, cantor e membro dos D.A.M.A, começou a apaixonar-se pela música. Conta-nos que, até àquele momento, a única coisa que imaginava a fazer era desporto, nomeadamente, futebol. No entanto, percebeu que esse mundo não era para si:

“Rapidamente percebi que não queria assim tanto. Os sacrifícios que são precisos fazer, não tinha tanta vontade de os fazer”.

Aos 13 anos, começou a aprender a tocar guitarra de forma autodidata e, a partir daí, deu início ao seu caminho e à sua relação com a música. À guitarra, juntou a voz e, graças à união com os seus colegas e restantes integrantes do grupo D.A.M.A, Kasha e Miguel Coimbra, começou a compor canções originais.

Os D.A.M.A e os projetos a Solo

DSC04085

Miguel Cristovinho fotografado por Sara Saraiva. Casaco, t-shirt e calças Hugo Costa

Miguel Cristovinho, juntamente com Francisco Maria Pereira (Kasha) e Miguel Coimbra, formaram, então, em 2008 a banda D.A.M.A, sigla de Deixa-me Aclarar-te a Mente Amigo.

Inspirados pelo pop/rap, mas sem restrições musicais, procuram escrever canções com as quais as pessoas se identifiquem e que, acima de tudo, transmitam uma mensagem positiva.

A banda chamou a atenção do público com uma versão de Popless dos GNR. Em 2014, participaram na primeira parte do concerto dos One Direction alargando, assim, a sua popularidade. O álbum de estreia dos D.A.M.A foi ‘Uma Questão de Princípio’. Em outubro de 2015, lançaram o álbum ‘Dá-me um segundo’, que conquistou o 1.º lugar do top nacional. Nesse mesmo ano, esgotaram dois dias no Campo Pequeno e, em 2016, o Altice Arena. Em 2019, estrearam-se como compositores no Festival da Canção.

Fora dos D.A.M.A, Miguel Cristovinho tem já feito algumas participações a solo. Para além disso, conta-nos que este ano veremos “lançamentos a solo, ao mesmo tempo que sairão canções dos D.A.M.A.”

A Moda

Algo que se destaca em Miguel, são os seus looks arrojados. Inspira-se em qualquer pessoa “a quem a irreverência assenta que nem uma luva”, como Pharrell Williams, Jaden Smith, Kanye West, Asap Rocky, Harry Styles, Bad Bunny, Frank Ocean, Anderson Pack e Donald Glover.

Miguel Cristovinho fotografado por Sara Saraiva

Óculos dior , top Gabriel Daros, calças Donna Noir e kimono ODARA brand

Mas, a sua relação com a moda nem sempre foi assim. Conta-nos, que foi uma construção e que precisou de chegar a um certo nível de maturidade para se sentir 100% confortável na sua pele.

“Acho que isso também é parte da beleza do crescimento, vamos sempre em direção a algum lugar, independentemente do destino. Talvez por essa razão goste tanto de ver jovens a terem essa audácia, na sua ingenuidade. Quando vejo isso normalmente sinto que aí está uma estrela”, afirma Miguel.

Neste momento, o seu foco é a música. Ambiciona que a sua agência/editora, seja a mão que um dia outros foram para a sua carreira. Quer “ajudar jovens artistas a conquistarem um espaço no panorama da música nacional”.

Veja mais em Música

PUB