[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Mulheres com Atitude: Mariana Carreira, CEO da Make-A-Wish

Fundada nos Estados Unidos da América, há 42 anos, a Make-A-Wish nasceu do desejo de ser polícia de Chris, um menino de 7 anos com leucemia. Na sua terra natal, Phoenix, no Estado de Arizona, toda a comunidade se juntou ao Departamento de Polícia local e Chris foi Polícia por um dia, a 29 de abril de 1980. Nesse dia, foi-lhe oferecido um uniforme à sua medida, um capacete e um distintivo. Este dia especial, que culminou com uma viagem de helicóptero, serviu de mote à sua mãe para criar a Make-A-Wish Internacional e foi o primeiro dia da sua história. 

Já em Portugal, a história da Make-A-Wish começou em 2007 com a criação da Fundação Realizar Um Desejo. Mariana Carreira está há 12 anos à frente da organização e todos os dias acorda feliz e realizada.

Já passaram 12 anos e todos os dias acordo a sentir-me feliz e realizada por trabalhar na Make-A-Wish. É um privilégio contribuir para levar alegria e esperança, coisas boas, o desfoque a estas crianças e jovens que realizam os seus desejos e às suas famílias

Make-A-Wish Portugal

Com a missão de realizar desejos a crianças e jovens, dos 3 aos 17 anos, em todo o território nacional, com doenças graves, progressivas, degenerativas ou malignas, a a Make-A-Wish trabalha com todos os hospitais distritais do país e conta com uma vasta rede de voluntários assegurando desta forma um impacto local.

Mas a abrangência e eficiência na realização de desejos a crianças e jovens gravemente doentes vai além do território nacional, dado pertencer a uma organização internacional, de âmbito universal designada por Make-A-Wish Internacional.

Make-A-Wish

Make-A-Wish

Há 15 anos em Portugal, o número de desejos realizados, através de donativos de empresas e de particulares (sem custo para as famílias) é, neste momento, de cerca de 1595. Em 2021 apesar da situação pandémica, foram concretizados, em total segurança e sempre lado a lado com os profissionais de saúde, 142 desejos a crianças e jovens gravemente doentes. 

“Um desejo é a oportunidade única de uma criança fazer algo que nunca pensou ser possível. Numa altura delicada para estas crianças e suas famílias, surge a possibilidade de pedirem um desejo e com esta possibilidade, há uma esperança e alegria que se renovam. Para uma criança que se encontra gravemente doente, a realização do seu desejo, tem o poder de impulsionar a esperança, e a esperança é o valor mais precioso que se pode proporcionar”

No entanto, o processo de concretização de um desejo demora, em média, vários meses, dependendo sempre do estado de saúde da criança e às vezes pode mesmo demorar anos até ser realizado. A concretização do desejo começa com a receção da candidatura e uma avaliação feita com o apoio da família e da equipa médica. Após a verificação dos desejos, os passos seguintes variam de acordo com os desejos e com as questões logísticas associadas aos mesmos, iniciando-se nesta altura a chamada Wish Journey

Make-A-Wish

Make-A-Wish

O Dia do Desejo é o dia mais esperado pela criança ou jovem. É o culminar de meses de expectativa e de emoções positivas, é o momento que marcará o ponto de viragem na sua jornada contra a doença. Para que este dia se realize, a equipa médica terá sempre de aprovar a realização do desejo. Na fase final deste processo, vem o momento em que é evidente o impacto que a realização dos desejos tem nas crianças. Mariana conta-nos que depois da realização do desejo é que é possível ver os benefícios (aumento da esperança, renovação das forças) que a realização de desejos tem nas crianças!

Saiba que existem, em média, cerca de 160 desejos a aguardar realização?

Existem 160 desejos por realizar e que você pode ajudar nessa realização.

Há inúmeras formas ao longo do ano e podem sempre seguir-nos nas redes sociais onde divulgamos as nossas campanhas, ações, desejos que realizamos”

É possível ajudar a Make-A-Wish através da Consignação do IRS, celebrando o World Wish Day a 31 de abril, na altura do Natal com as estrelas, no Move for Wish Kids para celebrar o Dia da Criança ou através de donativos (mbway, donativo pontual, tornando-se amigo Make-A-Wish com donativos regulares).

Make-A-Wish

Make-A-Wish

Há também a área das wish celebrations dedicada a casamentos, batizados e aniversários com lembranças solidárias que contribuem para realizar desejos. Para além disso, existem também o Gift-A-Wish, uma Montra Solidária onde têm alguns produtos, como os sacos ou ilustrações dedicadas ao dia do Pai e ao dia da Mãe, entre outros.

 Por detrás de um grande projeto, está uma grande mulher

Mariana Carreira é mãe de 3 filhos e está na Make-A-Wish Portugal há 12 anos. Depois de um percurso profissional na banca e na área corporativa como CFO, e apesar de não esconder a sua paixão por números, percebeu que o seu propósito de vida eram as relações e o impacto que poderia ter em cada pessoa.

Mariana Carreira

Mariana Carreira

“A determinada altura da minha vida, com uma situação pessoal e profissional muito boa, senti que me faltava alguma coisa e o desafio que me foi proposto para vir para a Make-A-Wish não podia ter chegado em melhor altura. Tenho a sorte de trabalhar num local onde se realizam desejos que têm a capacidade de transformar vidas!”

O caminho foi desafiante, mas muitíssimo enriquecedor. Com o apoio de uma “equipa incrível”, os desafios e questões diárias, próprias do trabalho, tornam-se mais fáceis.

E o que é que o futuro reserva?

 Para o futuro, Mariana quer que a Make-A-Wish continue a realizar desejos e a contar com os parceiros que os apoiam e contribuem, das mais diversas formas, para os tornar reais e para que não existam impossíveis.

“Eu gostava muito que a Make-A-Wish conseguisse chegar a todas as crianças elegíveis à realização de um desejo e que os portugueses, onde quer que estejam porque a Make-A-Wish tem uma ação nacional com impacto local, conheçam a nossa missão e se envolvam de alguma forma.”

Make-A-Wish

Make-A-Wish

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Conhece uma criança ou jovem diagnosticada com uma doença grave, que gostaria de realizar um desejo? Saiba como e quem se pode candidatar em www.makeawish.pt .

NIF: 509 196 853 | IBAN: PT50 0010 0000 38516570001 34 | MBWAY: 932 909 350 | SITE: https://makeawish.pt/

Veja mais em Pessoas

PUB