Nasceu em julho de 2021, o Tiramisusi pelas mãos de Antonella e Susanna, mãe e filha italianas. A ideia começou a ser considerada em janeiro do mesmo ano, fruto do incentivo das pessoas que provavam o tiramisù da mais velha e diziam adorar. Com a pandemia, a trabalhar no sector do turismo, Antonella ganhou tempo para se reinventar e dedicar a este novo projeto. Lisboa pareceu o sítio ideal para que mãe e filha se reencontrassem e pusessem mãos à obra.
“A ideia de nos mudarmos para Lisboa já estava nos planos pré-pandemia, a minha mãe decidiu encarar esta situação mais difícil e transformá-la nesta oportunidade, antecipando a sua vinda e iniciando este projeto, que começou em julho de 2021”, conta-nos Susanna.
Tiramisusi
Doce típico italiano, o tiramisù esteve sempre presente na mesa da família. “A minha mãe depois de se casar e de ter sido mãe muito jovem, começou a fazer várias sobremesas em casa e o tiramisù sempre foi a favorita de todos”. Não é por acaso que o nome da marca deriva da iguaria e este continua a ser o foco principal e o centro de gravidade constante do projeto.
No entanto, ao longo do tempo e a pedido de vários clientes, mãe e filha têm introduzido outras receitas italianas. O primeiro a surgir foi o prato salgado “Le Lasagne alla Bolognese”. “Não havia dúvida que seria este o primeiro prato. É o prato italiano mais conhecido (e por uma boa razão) e representa na perfeição a emoção e a alegria das refeições com amigos e familiares”, explica. Depois, seguiram-se Cannelloni di Ricotta e Spinaci, Parmigiana di Melanzane e, até uma outra sobremesa, a Panna Cotta. Recentemente, passaram a oferecer massa feita à mão e molhos.
Como verdadeiras italianas, há que esclarecer que todas as receitas seguem a mesma filosofia e integridade: “respeitamos a tradição italiana, bem como a tradição da nossa própria família e temos muito cuidado na escolha das matérias-primas”. Os produtos usados são clássicos italianos – “aqueles com quem crescemos e confiamos” – mas, também, locais, se possível – “pensando na sustentabilidade, mas também celebrar a fusão de culturas e histórias, para conhecer e dar a conhecer”. Além disso, para cada receita, houve muita pesquisa, testes e degustação.
Aberta de segunda a sexta, das 11h às 17h, encontra na cozinha de produção em Algés doses individuais frescas de tiramisù e pratos congelados prontos para cozinhar no forno, disponíveis sem reserva. Além disso, pode encomendar formatos diferentes de tiramisù e formatos grandes de cada prato através do Whatsapp (936 819 028). “Aceitamos encomendas todos os dias, com entrega (ou levantamento) de segunda a sábado em Lisboa e nas linhas de Sintra e Cascais”.
Não ache estranho se visitar a Pizzeria Pizzico, a Nonna Goes Crazy, a Pizzeria Maria, O Quintal e a Comida Independente e encontrar o tiramisù da marca. Estes fazem parte da lista de parceiros.
Por detrás de um grande projeto, estão duas grandes mulheres
Antonella e a Susanna, mãe e filha italianas, cresceram numa pequena cidade nos Alpes, no norte da Itália, chamada Tirano, muito perto da Suíça e não muito longe do famoso Lago de Como. Depois de mais de 10 anos longe uma da outra – Antonella em Nerja, Espanha, para onde se mudou para ficar mais perto do mar e aproveitar o clima quente, e onde teve uma pequena empresa de apartamentos de férias, e Susanna em Londres, onde se mudou para estudar filosofia e depois design, e onde permaneceu para desenvolver a sua carreira como designer gráfica e diretora criativa – reencontraram-se em Lisboa.
No Tiramisusi, ambas desempenham funções diferentes, mas que se complementam. A mãe é a cozinheira e impulsionadora do projeto. Uma força da natureza, cheia de entusiasmo e espontaneidade, está sempre pronta a reinventar-se e com uma grande determinação. Adora a natureza, perceber como as coisas funcionam e ouvir as pessoas. E claro, cozinhar.
Já a filha, é a designer, diretora criativa e cuida da marca e do marketing. Descrita pela mãe como “a filha que todos iriam querer”, é criativa e bem-humorada, confiável e meticulosa. Adora viajar, fazer cerâmica, conhecer tradições e culturas. E claro, comer.
O empreendedorismo está no sangue da família. “Ser os nossos próprios patrões é algo que está na nossa família desde sempre”. Antes do Tiramisusi e até à pandemia, Antonella tinha uma pequena empresa de apartamentos de férias em Espanha. Além disso, Susanna ainda é uma designer gráfica e diretora criativa independente, e trabalha com clientes internacionais em projetos de branding e editoriais.
Embora a burocracia e o facto de serem estrangeiras sem uma rede de apoio sólida e domínio do idioma não tenha facilitado inicialmente, o feedback e entusiasmo pelos produtos tem sido incrível, superando as expectativas e dando alegria e motivação todos os dias a estas duas mulheres com atitude.
O que é que o futuro reserva?
Novas receitas, colaborações, workshops e uma loja além da “Cucina”, são os planos para o futuro do Tiramisusi. Além disso, mãe e filha têm a ambição de “chegar a cada vez mais pessoas”, através de encomendas diretas de clientes particulares, parcerias com empresas e catering para eventos privados e públicos.