[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

No Dia Internacional da Mulher, a Inspiring Girls chega a Portugal para empoderar as próximas gerações de mulheres

Fundada no Reino Unido e presente em mais de 26 países, a Inspiring Girls chega agora a Portugal para mostrar às raparigas que existem inúmeras opções de carreira e profissões que podem seguir, sem que o facto de serem mulheres seja uma limitação para as alcançarem.

Joana Frias Costa

Joana Frias Costa

“Os estereótipos continuam a ser uma realidade permanente na nossa sociedade e são altamente limitadores, porque rotulam e incitam mulheres e homens a desempenhar diferentes profissões. Acresce aqui a inequívoca sub-representatividade de mulheres em cargos de direção e em algumas profissões que são tipicamente percecionadas como “profissões para homens”. Foi precisamente por isto que achei que era importante trazer o modelo da associação para Portugal. Temos o compromisso de dar referências femininas às raparigas e contribuir para a existência de uma maior diversidade e equidade nas próximas gerações”, explica Joana Frias Costa, Presidente da Inspiring Girls Portugal.

Colocar jovens raparigas em contacto com mulheres de referência é o primeiro passo para quebrar estereótipos e mostrar-lhes as várias formas de poderem participar, influenciar e contribuir para a sociedade.

Este trabalho é feito através de sessões em escolas, nas quais participam voluntárias da associação, com os mais diversos percursos pessoais e profissionais. Durante estas sessões, estas voluntárias têm oportunidade de partilhar as suas próprias histórias, inspirando as raparigas a lutar pelos seus sonhos e aspirações.

Sobre o modelo de funcionamento da associação, a Presidente da Inspiring Girls Portugal clarifica: “não queremos influenciar escolhas ou preferências por nenhum setor em particular, o que queremos realmente é mostrar que as saídas e opções profissionais são inúmeras, assim como os percursos e escolhas de vida, independentemente do género. E todas estão ao alcance de qualquer uma. Basta querer e trabalhar para isso!”

Para ajudar a associação a cumprir a sua missão, a Inspiring Girls conta com uma rede de voluntárias, escolas e parceiros:

  • As voluntárias têm como principal papel serem oradoras em sessões nas escolas onde têm oportunidade de partilhar as suas próprias histórias, inspirando as alunas a lutar pelos seus sonhos e aspirações. Espera-se que cada voluntária dedique 1 hora do seu tempo por ano ao projeto;

  • As escolas podem contactar a Inspiring Girls para organizar uma sessão com voluntárias. A associação organiza vários tipos de sessões, como conversas inspiracionais ou speed networking e ainda projetos especiais, como workshops temáticos, adaptados às necessidades de cada escola. As sessões podem ser desenvolvidas em qualquer ponto do país;

  • Os parceiros da Inspiring Girls podem ser empresas ou organizações que pretendam apoiar a associação de forma financeira ou institucional. A Inspiring Girls trabalha em conjunto com estas entidades para desenvolver ações específicas de acordo com cada setor profissional e com os objetivos de cada entidade.

Ainda que tenha sido fundada em outubro de 2021, a Inspiring Girls já alcançou mais de 150 estudantes e conta já com mais de 100 voluntárias, profissionais nas mais diversificadas áreas, como comunicação, engenharia, saúde, arte, marketing, jornalismo, tecnologia,política, direito, forças armadas, entre outras. A associação já realizou 3 sessões e tem previstas mais 15 até ao mês de abril.

Atualmente, a Inspiring Girls tem como parceiros institucionais a Câmara Municipal de Almada e a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

Veja mais em Sociedade

PUB