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O renascer da Kilate

Com mais de 30 anos, a Kilate começou com Francisco Oliveira e vendia apenas joias de luxo italianas e portuguesas. Mais tarde, começaram a criar as suas próprias joias. No entanto, esta empresa familiar, agora liderada por André Oliveira, o filho, precisava de um atualização.

Surgiram novos produtos e o vestuário começou a fazer também parte da Kilate Renaissance– nome adicionado por André quando começou a liderar a marca, remetendo-nos para esta ideia de renascimento e de rebranding da marca. O que permaneceu foi a qualidade elevada e o fabrico 100% português.

Hoje, a marca portuguesa está assente em 4 pilares muito importantes:

1. É uma marca unissexo;

2. Aposta na sustentabilidade, em que tudo o que fazem é 100% orgânico e, às vezes, 50% reciclado;

3. As peças são fabricadas única e exclusivamente em Portugal;

4. Dão valor e apostam na cultura: tanto artística, como desportiva.

Apesar de aparentemente ser uma marca mais de streetwear, André não fecha portas e diz-nos que não quer criar estereótipos. A Kilate “é para todos, mesmo” e prova disso são as colaborações que tem feito, com marcas de joalheria, roupa e swimwear.

“Acreditamos mesmo em colaborações. Faz todo o sentido apoiar-nos uns aos outros, especialmente o que é português”

Como já mencionamos, um dos pontos importantes da marca é a cultura, seja ela do meio artístico ou desportivo. Em 2022 pretendem abrir uma editora de música, onde já contam com o apoio de vários músicos, e também lançar colaborações com grafitters todos os meses, como Oker, Caver e Pedro Podre, apoiando assim esta parte tão importante da cultura e da street art.

Quanto ao desporto, André diz-nos que planeia patrocinar uma equipa de artes marciais, como o Jiu Jitsu e o MMA – modalidades com poucos apoios.

Devido ao controlo de qualidade e ao facto de ser uma das preocupações da Kilate Renaissance, a venda das peças é feita online, no site. No entanto, a Kilate não coloca de lado a possibilidade e demonstra vontade em colocar algumas das suas peças à venda em algumas lojas selecionadas por si.

O ano de 2022 será um ano em que podemos esperar novidades da marca, a terceira coleção tem previsão para ser lançada no final de janeiro e início de fevereiro e conta com a colaboração da Algori Shoes, onde André terá a oportunidade de desenhar as suas primeiras sapatilhas. E também da Mesh, que apesar de ser uma marca de joalharia para mulheres abriu a porta para uma colaboração com peças unissexo.

“Já tenho a primeira feita e é um sonhos desde criança fazer as minhas sapatilhas”

Se tudo correr bem e for permitido, André diz-nos que pretende apresentar a coleção e a marca, que desde o seu rebrand não teve ainda uma apresentação formal, num evento.

Na Kilate Renaissance pode encontrar desde sweatshirt, fatos de treino, joalharia, até aos famosos macacões. Para saber mais pode ir até ao site ou instagram da Kilate.

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