[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Ouça estes conselhos! Dez cuidados para proteger os ouvidos nas férias

Nesta estação do ano, as idas à praia e à piscina são o passatempo da maior parte das pessoas. Porém, apesar de tudo o que de bom o verão nos oferece, este traz consigo alguns desafios que podem ser prejudiciais para a nossa audição.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que, em 2050, mais de 700 milhões de pessoas – ou seja, uma em cada dez – terão uma perda auditiva incapacitante. Carina Pereira, audiologista na Widex – Especialistas em Audição, afirma que no verão “as pessoas passam mais tempo na praia e na piscina e, consequentemente, mais tempo dentro de água”, o que pode ser um risco para os nossos ouvidos. Tendo em conta que “a proteção auditiva não tira férias”, a especialista deixa-lhe alguns cuidados para proteger a saúde dos ouvidos de infeções, como otites externas, “para que possa aproveitar o seu verão sem surpresas”:

  1. Após o banho, os mergulhos no mar ou idas à piscina é essencial secar a parte externa dos ouvidos com uma toalha, evitando a reprodução de fungos e bactérias causadas pela acumulação de água parada no canal auditivo.
  2.  Não utilizar cotonetes para limpar o canal auditivo, uma vez que eliminam a camada protetora de cera e podem prejudicar o funcionamento natural do ouvido.
  3. Utilizar protetores de ouvidos, também conhecidos como tampões, de forma a prevenir a entrada da água.
  4. Se entrar água dentro dos ouvidos, é preciso agir imediatamente para que ela não fique parada no local e cause uma infeção. Para remover a água nos ouvidos deve inclinar lateralmente a cabeça e sacudir gentilmente, permitindo que o líquido possa escorrer.
  5. Quando colocar protetor solar na cara e no pescoço, ter em atenção para não introduzir este produto no canal auditivo.
  6. Caso seja utilizador de aparelhos auditivos, é fundamental evitar molhar os mesmos e usar um desumidificador para retirar a humidade e suor acumulados. Se os aparelhos auditivos entrarem em contacto com a água, é recomendável desligá-los. Em seguida, retirar a bateria, secar os dispositivos e utilizar um desumidificador para eliminar o excesso de água. Após estes passos, verificar se estão a funcionar corretamente.
  7. Mergulhar com responsabilidade para evitar causar danos irreversíveis devido ao repentino aumento de pressão nos seus ouvidos. Se sentir água no canal auditivo, deve deitar-se de lado durante algum tempo.
  8. Evitar virar-se de lado para quebrar as ondas do mar, pois o impacto destas pode originar uma perfuração da membrana do tímpano.
  9. Evitar a exposição e os mergulhos em águas paradas ou com aspeto sujo. Estes locais são mais propícios à concentração de bactérias e aumentam o risco de infeções nos ouvidos, por isso, nadar nestes ambientes não é aconselhável.
  10. Ter cuidado com a exposição prolongada ao som alto de música em festas e festivais de verão, utilizando protetores auditivos adequados. Se frequentar estes eventos, é recomendado procurar posicionar-se longe das colunas e descansar os ouvidos do ruído por 10 minutos a cada hora.

Embora a prevenção seja o primeiro passo para proteger a sua audição, tenha em atenção que deve consultar de imediato um médico especialista se sentir dor, sensação de ouvido tapado, zumbidos, perda auditiva repentina, vermelhidão ou comichão nos ouvidos.

Veja mais em Saúde

PUB