[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

… Patrícia Ramos da Costa

Autora do blog ‘Crónicas da Maternidade’.

Tenho um Mestrado em Política Económica pela London School of Economics e um Bacharelato em Psicologia, da Brunel University, em Inglaterra.

Sempre trabalhei com pessoas e sempre trabalhei em contextos pouco comuns, sejam emergências humanitárias, a savana africana ou escolas em bairros sociais. O meu foco sempre foi o comportamento humano, o que está refletido no trabalho com a população seropositiva muçulmana na África do Sul, com as comunidades a viverem dentro do Parque Nacional da Gorongosa, com crianças de minorias étnicas, em Portugal, e com as escolas de Norte a Sul de Moçambique.

Em 2007, regressei a Portugal e abri uma empresa na área do marketing e publicidade, onde trabalhei até ser mãe, em janeiro de 2014.

Alguns meses depois da minha filha nascer, fechei a empresa e escolhi ficar em casa, dedicando-me a tempo inteiro à Clara e, também, ao blog ‘Crónicas da Maternidade’. Ali falo sobre a experiência de ser uma mãe de primeira viagem, solteira, que adora viajar e não resiste a novos desafios como mulher e mãe.

Mini Bio

Nome: Patricia Ramos da Costa

Idade: 38 anos

Naturalidade: Sintra

Presença online: Blog | Instagram | Youtube | Facebook

No meu blog encontra: Viagens com crianças, livros infantis, atividades com crianças, sejam restaurantes, cinemas, bibliotecas ou teatros. Partilha de experiências, na primeira pessoa e sem pudor, do que é ser mãe e mulher nos dias de hoje. Sentimentos, pensamentos e outras reflexões de uma mãe solteira que não perdeu o sentido de humor!

A minha filha

É o meu maior amor e a razão de escrever todos os dias. Ser mãe, mulher, dona de casa, profissional, bem como todas as outras identidades que nós, mulheres, assumimos, não é fácil! Acho importante falar-se mais sobre isso.

Viver à beira-mar

Estudei em Londres e, nessa altura, jurei que viveria sempre a sul e à beira-mar. Já vivi na Cidade do Cabo e, da minha janela, via as baleias passar. Agora vivo em Oeiras, novamente à beira-mar. O bem-estar, satisfação, e alegria são impagáveis. E ainda por cima pode-se correr gratuitamente, o que ainda emagrece

Viajar

Adoro viajar! Viajo desde os meus 5 anos. Hotéis de 5 estrelas, campismo ou inter-rail. Como se costuma dizer, viajar é a única coisa em que gastamos dinheiro para ficar mais ricos. Viajo também bastante com a minha filha, pois acho importante que a próxima geração tenha uma mente mais globalizada, onde perceba que somos todos iguais. Nestas viagens, tenho de destacar a época de Natal em Paris, as ilhas Quirimbas, em Moçambique, e uma viagem com a empresa portuguesa de autocaravanas West Coast Campers.

Andar descalça

Costumo dizer que a vida perfeita tem um pouco de saltos altos e muito pé descalço. Só andamos descalços quando está calor ou quando estamos muito confortáveis. Seja verão ou inverno, andar descalça é, para mim, um sinal de estar bem de corpo e alma.

Livros

Costumo dizer que foi nos livros que descobri que todos os sonhos do mundo eram possíveis. Desde pequena que adoro ler e escrever, tendo lançado o meu próprio livro recentemente. Como mãe, não compro brinquedos. Mas perco-me por um bom livro. Tenho um fascínio especial pela editora Booksmile que tem, para mim, os melhores livros para criança. A prova disso? A minha filha não os larga.

Dieta Paleo

Desde criança que gosto de comer, o que, aliado a um metabolismo pouco simpático, me faz ter tendência a engordar. Foi nesta dieta que consegui perder quase 10 kg que insistiam em não me largar há três anos. Baseia-se numa baixa ingestão de hidratos e de comidas processadas, mas não implica passar fome… O que é importante para mim!

Mindfulness

Sou uma pessoa muito acelerada que, por isso, tem tendência a não conseguir desligar. Descobri recentemente no ‘minduflness’ o que me faltava para conseguir ter um mundo mais equilibrado. Os seus princípios são simples, mas tremendamente eficazes: 1. Não julgar; 2. Ser paciente; 3. Ter mente de principiante; 4. Confiar; 5. Não lutar; 6. Aceitar; 7. “Deixar ir”; 8. Ser grato; 9. Ser generoso.

Internet

Sou completamente dependente da Internet! Acho que se pode, obviamente, discutir os prós e os contras da tecnologia, mas, para mim, a Internet é uma grande bênção pois permite-nos estar em contato com o mundo inteiro e ter acesso a informação importante. O que fazemos com essa informação depende de nós e não da tecnologia per se.

Ter tempo

Não consigo viver sem tempo. O que quero dizer é que, eu Patrícia, não consigo ter uma agenda que me ocupe das 7 da manhã à meia-noite. Preciso de tempo para pensar. Para olhar o mundo. Para refletir e para brincar com a minha filha! Acho que é o bem mais escasso nos dias que correm, para mal da saúde de muitos adultos e da felicidade de muitas crianças.

Café ou vinho

Ora aí estão duas coisas que não dispenso: café de manhã; um copo de vinho à noite. Não há muito mais a dizer sobre isto tirando que, em moderação, nada é mau ou bom. Mas pode sempre saber bem!

Desmistificar a autossuficiência

Cada vez acho mais que, especialmente as mulheres, carregam um estandarte pesado da autossuficiência. Somos capazes de tudo. Não sofremos por nada. Somos as rainhas do multitasking. Acho que é preciso desmistificar tudo isto. Como? Assumirmos mais os nossos verdadeiros sentimentos. Falarmos mais sinceramente sobre o que realmente pensamos e sobre quem realmente somos.

Rir alto

Adoro rir e rio alto, por excelência. Acho que rir é o comprimido mais natural do mundo. Rio quando as coisas correm bem e rio quando as coisas correm mal. Aliás, experimentem lá e digam-me se não é imediato: comecem a empurrar os cantos da boca até às orelhas, abram os lábios e mostrem os dentes, agora empurrem ainda mais o canto da boca até à orelha mais próxima e… digam lá que não sabe bem estar a rir de orelha a orelha?

Veja mais em As escolhas de...

  • As escolhas de Rita Teixeira, do atelier Tento na Tinta

    “Gosto do lado bom da vida, do simples, aquele que me traz pessoas boas, as que me contam boas histórias, que...

    Patricia Toste de SousaSetembro 12, 2019
  • Mariana, a Miserável

    Fique a conhecer as escolhas da ilustradora.

    Carolina de AlmeidaMaio 7, 2017
  • Joana Vaz

    Conheça as escolhas da autora do blog Joanavaz.pt.

    Rita AleixoAbril 23, 2017
  • Maria Imaginário

    Descubra as escolhas da artista portuguesa.

    Rita AleixoAbril 16, 2017
  • Mariana Gemelgo

    Conheça a autora do blog ‘Fashions Inspires You’ e as suas escolhas.

    Rita AleixoAbril 9, 2017
  • Paula Perfeito

    Descubra as escolhas da autora do blog ‘Entre|Vistas’.

    Rita AleixoAbril 2, 2017
  • Rui Drumond

    Quais são as escolhas do cantor e autor português? Descubra-as aqui.

    Carolina de AlmeidaMarço 26, 2017
  • Helena Canhoto

    Descubra as escolhas da atriz e autora do blog ‘Miliuma’.

    Rita AleixoMarço 19, 2017
  • Magda Soares

    Conheça as escolhas da autora do blog ‘Macarons & Purpurinas’.

    Rita AleixoMarço 12, 2017

PUB