[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

PAULA GUIMARÃES EM EXPOSIÇÃO COLETIVA NA GALERIA FOCO

A exposição Génese na galeria Foco é uma viagem sem fim, uma viagem que ultrapassa todos os mapas e guias. Uma viagem que pode parecer familiar. Uma estrada que talvez já tenhamos adoptado. Os artistas imergem-nos nesta experiência. Nós, espectadores, oscilamos entre a sensação de uma primeira vez e de um déjà vu.

Génese é uma questão, mas também várias respostas pela pluralidade das práticas e dos olhares dos quatro artistas convidados. É um panfleto ou um manifesto: o mundo não se constrói de cima para baixo. Mesmo degradado, deste mundo pode nascer uma nova vida. As obras invocam o intangível, o espiritual, a experiência sensorial e extra-sensorial como memorial. Os estímulos têm todos como ponto de partida um elemento natural: a luz, a temperatura, o som, a terra, a água…

O objectivo não é a documentação, mas sim de mostrar como as obras, cada uma à sua maneira, permitem uma compreensão mais profunda e mais particular da nossa necessidade de explicar e compreender o mundo.

Cada um dos artistas solicita o nosso imaginário para desenhar relações orgânicas que depassam a experiência humana. Através das suas esculturas apresentadas, Ana + Betânia evocam as novas formas de vida subtis que se criam a partir das ruínas do nosso mundo, aos céus como na Terra. Para esta viagem iniciática, traços, tempo, luz e escrita interligam-se nas duas obras de Hugo Cantegrel e propõem o horizonte como objectivo.

As fotografias de Paula Guimarães, sobreposições de paisagens, são uma ode a um universo dominado pela natureza e pelos seres femininos.

Quanto às obras proteiformes de Pauline Guerrier, fiéis à tradição da sua prática, onde a experiência estética se assemelha a uma meditação. Em todas elas permanece o rasto da paisagem, da terra, da montanha e da lua.

Em conjunto ou sozinhas, as obras tornam-se evocações de uma forma de resistência para persistir e existir, como uma nova génese.

 

Inauguração: Quinta-Feira, 16 de Maio de 2019, a partir das 19:00

16 de Maio 2019 | 07 de Junho 2019 Terça feira a Sexta feira:14h-19h Sábado: 14h-18h

Veja mais em Sociedade

  • A C&A homenageia heróis da pandemia com uma doação de 17.400€

    A C&A reconheceu, através da campanha “Somos todos heróis”, lançada a 9 de julho, o trabalho altruísta de nove heróis do...

    LuxWOMANJulho 29, 2020
  • Mulheres inspiradoras

    A Evax junta três embaixadoras inspiradoras que pretendem incentivar as jovens mulheres a perseguirem os seus sonhos.

    Ana Almeida PiresJunho 17, 2020
  • Stylish!

    Já comprou os seus óculos de sol para o verão? A Mr. Wonderful tem a proposta ideal: a nova coleção de...

    Leonor Antolin TeixeiraJunho 17, 2020
  • Um piquenique ao pôr do sol…

    A sugestão é do Memmo Baleeira, de forma a assinalar o solstício de verão, que se assinala a 20 de junho....

    Leonor Antolin TeixeiraJunho 17, 2020
  • As crianças e o vírus

    ‘Brigada Antivírus‘ é o nome do atelier educativo que o Museu da Farmácia coloca em prática e que ensina às crianças,...

    Leonor Antolin TeixeiraJunho 15, 2020
  • Junto da Natureza…

    Tem planos para os feriados de junho? A Quinta dos Machados – Nature, Love and Relax, turismo rural e spa, vai...

    Leonor Antolin TeixeiraJunho 5, 2020
  • À distância de um clique…

    Se é fã dos vinhos da Herdade Cortes de Cima, saiba que, a partir de agora, estão disponíveis online. Fazer chegar...

    Leonor Antolin TeixeiraJunho 2, 2020
  • Clementoni Portugal entrega brinquedos a crianças internadas no IPO Lisboa

    A Clementoni, empresa multinacional de brinquedos, acaba de doar brinquedos a todas as crianças que se encontram internadas no IPO Lisboa...

    LuxWOMANJunho 1, 2020
  • Online, solidária e 100% portuguesa

    É assim a nova edição do Kids Market. Organizado por Filipa Cortez Faria, nutricionista e influencer, autora do blog FILIPA Lifestyle...

    Leonor Antolin TeixeiraMaio 29, 2020

PUB