Fazer sorrir uma criança não costuma ser uma tarefa difícil. Quais são as estratégias que adota em casa? Como este é o mês das crianças, queremos que as gargalhadas estejam presentes todos os dias.
Se tem falta de ideias ou precisa de refrescar as brincadeiras, deixamos-lhe, com a ajuda da Showroomprive, dez sugestões para arrancar (ainda mais) sorrisos aos pequenos da família.
1. Solte a criança que há em si
Comece por agir como uma criança, entre na palhaçada e verá que se vai rir tanto ou mais do que eles. O riso é contagioso e, no final, estarão todos a rir!
2. Puxe pela criatividade deles
Mostre interesse no que o seu filho sugerir, seja pular, cantar, dançar ou imitar um animal. Enquanto estiverem na brincadeira, o tempo corre e não se darão conta de como passou tão depressa. Deixe-o entusiasmado!
3. Organize uma caça ao tesouro
Um clássico dos clássicos da diversão! Para além de ser um sucesso, é uma atividade lúdica e que puxa muito pela “cabeça”. Preparar um jogo de caça ao tesouro é fácil. Espalhe pela casa papéis com pistas que a criança terá de adivinhar. O tesouro pode ser o que quiser: bilhetes para irem ver aquele filme tão esperado, por exemplo. Ideias não faltarão e gargalhadas também não!
4. Proponha uma luta de almofadas
Já está a imaginar como será divertido? É simples, fácil e barato, e dá milhões de sorrisos! Só precisa de ter almofadas em casa, estabelecer alguns critérios (por exemplo, o primeiro a cair perde), e o pequenote vai contagiá-la com tanta gargalhada.
5. Faça buh!
As crianças adoram casas assombradas, porque, no fundo, gostam de se assustar entrando num mundo imaginário. Puxe pela sua imaginação e crie um quarto assombrado, construa um pequeno “filme caseiro” de terror e faça-as divertirem-se com um arrepio na barriga.
6. Troque o carro pelo elétrico
Andar de carro, por ser rotineiro, torna-se muitas vezes aborrecido para as crianças. Leve-as a andar de elétrico, seja dos típicos ou dos modernos. Vale tudo para aproveitar o bom tempo, descobrir uma vista bonita e conversar, com aquele sorriso tão genuíno estampado no rosto.
7. Abra um banco por um dia
Uma atividade lúdica mas que ensinará as crianças a dar valor ao dinheiro é brincar aos bancos. Se tiver mais do que uma criança em casa, melhor. Uma delas fica no banco com as moedas maiores e as notas, e a outra com as moedas pequenas. Faça perguntas básicas e, quando responderem corretamente, dê moedas de cêntimos. Quando tiver o suficiente, uma das crianças poderá ir trocá-las ao banco por moedas maiores. Não se esqueçam de lavar as mãos no final!
8. Deixe-se levar pelas imitações
E se, no final da tarde, as crianças trocassem as suas roupas pelas do pai ou da mãe e, numa passagem de modelo, explorassem imitações? Abra o armário e deixe-os escolher as roupas que quiserem. Afaste as cadeiras e a mesa e veja-os a desfilar e interpretar uma personagem adulta. Não vão parar de rir!
9. Peça-lhes o contrário
Se quer que os seus filhos se riam, já experimentou pedir-lhes para não o fazerem? A famosa frase “o fruto proibido é o mais apetecido” funciona mesmo, quanto mais para uma criança com vontade de se rir sem poder mais. Ao insistir que fiquem sérias, já se sabe que o que vão fazer é precisamente o contrário.
10. Peça-lhes que terminem a história
E se a Branca de Neve tivesse comido uma banana em vez de uma maçã? E se a Cinderela não tivesse regressado a casa depois do baile? Este é um jogo que puxa pela imaginação da criança, criando um fim alternativo às histórias clássicas. Talvez se admire com a sua capacidade criativa!