[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Narrativas urbanas no Teatro São Luiz

“Flâneur” é um projeto de arte no espaço público que tem por base a fotografia contemporânea, o território urbano e o trabalho em rede a nível internacional.

É um projeto europeu que parte do conceito artístico desenvolvido por Baudelaire para apresentar, no espaço público, diversas instalações fotográficas inspiradas na literatura e no tecido urbano europeu.

Para o seu lançamento, terá lugar em Lisboa, no Teatro São Luiz, uma conferência internacional subordinada ao tema ‘Novas Narrativas Urbanas’, nos próximos dias 12 e 13 de maio.

A conferência terá uma comissão científica composta por Pedro Costa e José Luís Saldanha (Dinâmia/ISCTE); Margarida Brito Alves, Giulia Lamoni e Nuno Crespo (Instituto de História da Arte/Universidade Nova de Lisboa); Mirian Tavares e Ana Soares (CIAC/Universidade do Algarve).

‘A Deriva Urbana na Arte Moderna e Contemporânea’, ‘Cidade, Fotografia e Cinema – A representação do flâneur no audiovisual’ e ‘Os territórios da Flânerie: a experiência atual dos espaços públicos urbanos’ são os temas a ser debatidos em três painéis distintos que contam, respetivamente, com Basia Sliwinska (School of Art and Design, Middlesex University), João Soares (CHAIA/UE) e Álvaro Domingues (FAUP) como principais oradores, num total de mais de 20.

Com o objetivo de ser um momento de encontro e reflexão conjunta entre académicos, artistas e curadores, esta conferência é também a apresentação pública do Projeto Flâneur, que, a partir de Lisboa, irá disseminar-se a nível internacional.

As reflexões produzidas pelos participantes na conferência serão uma importante reserva de conhecimento para a implementação do Projeto Flâneur ao longo dos seus dois anos de programação (2015/2017).

A Procur.arte é autora deste projeto, que integra 14 entidades parceiras de 10 países europeus (Portugal, Alemanha, Itália, Reino Unido, Irlanda, Lituânia, França, Espanha, Polónia, Letónia).

A Procur.arte é uma associação cultural, com sede em Lisboa, que trabalha o desenvolvimento, a divulgação e a criação de projetos críticos e construtivos nas áreas de artes, cultura, criatividade e inovação. As principais áreas de intervenção são as artes visuais, as artes cénicas e os projetos de arte pública.

A entrada na conferência é livre, bastando apenas fazer a inscrição através do envio de um e-mail com o nome/país e/ou instituição a que pertence para: flaneur.may.15@gmail.com.

Veja mais em Lifestyle

PUB