[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Portugal 51 – Bósnia 75

Chama-se Campeonato Europeu Cadeiras de Rodas 2015 e faltava a palavra Basquetebol para se perceber qual a modalidade. E provavelmente faltava o aviso também: este desporto não é para meninos. No campo, só entravam, de facto, homens de barba rija e tanto a seleção grega como a portuguesa tinham os seus representantes do movimento lumbersexual.

Ok. Ok. Antes de mais, considerações estéticas (e haveria muitas para fazer, porque a quantidade de homens bonitos por metro quadrado era impressionante!): a questão principal é esclarecer que o Basquetebol em Cadeira de Rodas, no nível a que assisti (campeonato de seleções europeu do escalão C), é um desporto de rapidez e força, chegando às vezes a parecer violento. É também isto que lhe dá espetacularidade.

As regras não diferem muito das do basquetebol sem cadeiras – há apenas uma questão de dribles e tempos de ataque que diferem, os pontos marcam-se da mesma forma e os cestos estão à mesma altura. E é só por isso que não há afundanços.

A melhor estratégia para parar uma jogada atacante é bloqueando os adversários, há lutas corpo a corpo e cadeira a cadeira, há muito contacto físico, empurrões e quedas. À defesa e ao ataque, os jogadores têm de ter muita noção de equipa, para saberem onde se posicionar para receber a bola e para não deixarem o adversário avançar.

Uma das jogadas mais emocionantes do jogo Portugal-Bósnia foi uma tentativa de bloqueio, protagonizada pelo capitão da equipa lusa, Pedro Gonçalves, e pelo poste Hugo Lourenço. Mas houve mais, desde saltos a ressaltos, cesto de 3 pontos, uma recuperação extraordinária e um jogador bósnio que nunca falhou um lançamento…

Os bósnios foram mais fortes e no decorrer da partida a sua vantagem foi crescendo. Alguns dos jogadores desta seleção foram estrelas de basquetebol sem cadeira de rodas, antes da guerra de desintegração da Jugoslávia, e as capacidades profissionais destes jogadores estiveram em evidência.

Portugal perdeu pela segunda vez com a Bósnia neste campeonato, por 51-75. No jogo inaugural, o resultado tinha sido 34-58. Mas o segundo lugar soube a vitória para a equipa portuguesa. É que, com este resultado, a equipa lusa, assim como a bósnia, sobem ao escalão B. A seleção portuguesa está cada vez mais perto da elite.

Fotografias de Rita Taborda/Facebook oficial Campeonato Europeu Cadeiras de Rodas 2015.

Veja mais em R3dação

  • Favoritos do mês LuxWoman: maio

    Para fazer uma retrospetiva deste mês, reunimos, na redação LuxWoman, os favoritos nas categorias: roupa, produto de beleza, restaurante ou esplanada,...

    LuxWOMANJunho 1, 2022
  • Favoritos do mês LuxWoman: abril

    Para fazer uma retrospetiva deste mês, reunimos, na redação LuxWoman, os favoritos nas categorias: roupa, produto de beleza, restaurante ou esplanada,...

    LuxWOMANMaio 4, 2022
  • Looks citadinos para cada fase do dia

    A cidade é o palco principal da nova coleção da Kocca, sendo que a personagem de destaque é, tal como a...

    Leonor Antolin TeixeiraFevereiro 8, 2020
  • As fotografias do nosso LuxWoman Christmas Dinner

    No passado dia 17 de Dezembro juntamos várias mulheres que fizeram parte das 12 edições de 2019, num jantar no restaurante...

    LuxWOMANDezembro 20, 2019
  • Maria Clara, o Oitavo desfile para a Dolce & Gabanna!

    Maria Clara viajou para Milão diretamente para a apresentação da coleção de outono/inverno 2019 da prestigiada Dolce & Gabbana. A modelo...

    Leonor Antolin TeixeiraFevereiro 26, 2019
  • Um corte de cabelo perfeito…

    Fui experimentar, a convite da Jean Louis David , um corte e brushing no renovado salão do Centro Comercial Vasco da...

    Leonor Antolin TeixeiraOutubro 10, 2017
  • Regresso ao FuturoSCOPE

    Não se trata de um regresso, mas sim da minha estreia no segundo parque de diversões mais visitado em França.

    Rita AleixoMaio 24, 2017
  • Os exercícios que faço estão a resultar?

    Ao analisar a composição corporal (e não só!), o TomTom Touch ajuda a responder a esta dúvida com um simples toque...

    Carolina de AlmeidaMaio 5, 2017
  • Nesta ementa só há peixe e tudo é fresco

    Chama-se Eatfish e é o novo restaurante de comida saudável do Cais do Sodré, em Lisboa.

    Carolina de AlmeidaAbril 17, 2017

PUB