[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Portugueses voltam a participar no Campeonato Europeu de Futsal para Pessoas com Diabetes

A DiabPT, a equipa de futsal portuguesa composta por atletas com diabetes, vai voltar a participar no Campeonato Europeu de Futsal para Pessoas com Diabetes (DiaEuro), que este ano se realiza nos dias 18 e 19 de junho, em Varsóvia. A equipa conta com membros do Núcleo Jovem da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (NJA – APDP) e da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP).

“É com muito orgulho que voltamos a representar Portugal numa competição que, acima de tudo, mostra que é possível ter um estilo de vida normal mesmo tendo diabetes. O segredo está no controlo da doença”, afirma João Nabais, manager e guarda-redes da equipa.

O projeto DiabPT United foi criado em 2012 pelo NJA – APDP, a quem se juntou a AJDP. O objetivo passou pela criação de um espaço de partilha de experiências de pessoas com diabetes tipo 1 na prática de exercício físico, desmistificando a diabetes nas suas diversas vertentes. Englobado neste projeto esteve ainda a formação da equipa de futsal, totalmente composta por pessoas com diabetes, que representasse Portugal no Campeonato Europeu de Futsal para Pessoas com Diabetes (DiaEuro).

Foto da equipa em 2017. ajdp.org

Foto da equipa em 2017. ajdp.org

A equipa constituída por jogadores entre os 19 e os 49 anos, que jogam desde as distritais até à 2.ª divisão nacional de futsal, tem como objetivo motivar, inspirar e catalisar os jovens com diabetes a fazer desporto e atividade física, quebrando barreiras e mitos e mostrando que a diabetes, quando é adequadamente tratada, não é uma limitação, em particular para a prática desportiva.

Antes de começarem a treinar, os jogadores verificam os níveis de glicemia e fazem os ajustes. “Claro que as pessoas com diabetes têm de ter alguns cuidados. Têm de prevenir as hipoglicémias, até para permitir que a performance em termos desportivos seja elevada”, explica o também assessor da APDP.

O evento anual reservado exclusivamente a jogadores com diabetes nasceu em 2012 com o apoio da Federação Ucraniana de Futebol, prestado por ocasião do Campeonato Europeu de Futebol.

Veja mais em saúde

PUB