[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Primeiro em Benfica, agora no Campo Pequeno: há duas “estações” onde pode provar o autêntico ramen japonês

Numa localização pouco óbvia, António Carvalhão e João Azevedo Ferreira, amigos e fundadores do Ajitama Ramen Bistro, abriram em outubro o primeiro Ramen Station em Benfica. Com o objetivo de tornar o ramen acessível a mais pessoas, em mais momentos do dia, com mais inovação, qualidade e consistência, em novembro foi adicionada outra “estação” no Campo Pequeno. 

António Carvalhão e João Azevedo Ferreira no Ramen Station Benfica

António Carvalhão e João Azevedo Ferreira, fundadores, no Ramen Station Benfica

O Ramen Station surgiu da paixão dos dois amigos de longa data e parceiros de negócios pela cultura japonesa e pelo ramen, após várias viagens ao Japão e visitas a restaurantes situados em diversas estações de comboio, entre as quais, as de Shinjuku e Shibuya – as duas estações mais movimentadas do mundo. Inspirados pela simplicidade, rapidez e eficiência que caraterizam estas experiências, António e João decidiram recriar por cá um conceito semelhante, apostando numa oferta mais acessível, com um ambiente descontraído em mesas comunitárias, seguindo o princípio “first come, first served“: sem reservas, sem serviço de mesa e com um foco na rapidez e eficiência.

“O Ramen Station é a nossa forma de trazer para Lisboa a verdadeira essência de um restaurante de ramen japonês: simples, rápido e sem comprometer a qualidade. Queremos que os nossos clientes se sintam numa verdadeira estação japonesa, com sabores autênticos e um serviço eficiente, mas também num ambiente relaxado e acolhedor”, explica António Carvalhão.

Ramen Station Benfica

Ramen Station Benfica

A primeira localização abriu portas em outubro no bairro de Benfica, na Travessa do Vintém das Escolas 1A. Uma agradável surpresa, o restaurante é ponto de encontro de famílias e amigos. Bastante amplo, o espaço faz-nos viajar até às estações de comboio japonesas: há sinaléticas, posters, néons, publicidades japonesas e pegas de teto. 

Nesta localização encontra-se, também, o Laboratório de Ramen (Ramen Lab), que foi pensado de raiz, especificamente para o desenvolvimento e inovação contínua das receitas e técnicas. É também aqui que encontramos uma máquina importada diretamente do Japão e que permite uma produção diária e fresca de noodles, que os mais sortudos podem ver em ação.

 “Todos os testes e receitas foram desenvolvidas no nosso Ramen Lab, um Laboratório de Ramen que criámos de propósito para alicerçar o desenvolvimento desta nova marca Ramen Station, assim como continuar a aperfeiçoar as receitas da marca Ajitama Ramen Bistro, através da experimentação de novas técnicas e introdução de vários equipamentos de cozinha importados do Japão” explica João Azevedo Ferreira.  “Esta exigência e constante busca pela perfeição é um dos nossos maiores orgulhos, e algo que diferencia o Ramen Station em Portugal.“, afirma António Carvalhão.

Ramen Station Campo Pequeno. Créditos: Arnaldo Celanni

Ramen Station Campo Pequeno. Créditos: Arnaldo Celanni

Depois do sucesso em Benfica, o Ramen Station adicionou, no final de novembro, uma nova paragem no Campo Pequeno. Com uma área de 66 metros quadrados, a nova localização é dividida em dois pisos, e conta com um total de 33 lugares, incluindo uma mesa comunitária no piso térreo, balcões à janela e mesas amovíveis no piso inferior.

A estação do Campo Pequeno está ainda preparada para receber uma esplanada ampla, com capacidade para 32 lugares sentados, que contamos inaugurar no início de 2025”, avança António Carvalhão.

O responsável pela arquitetura de ambos os espaços é o atelier JCFS Architects, enquanto o branding vibrante é obra da agência Ataska Creative Studio.

Ramen Station Campo Pequeno. Créditos: Arnaldo Celanni

Ramen Station Campo Pequeno. Créditos: Arnaldo Celanni

No que toca ao menu, igual em ambas as localizações, este apresenta uma oferta simplificada e com valores acessíveis. Os ramens disponíveis são o Amazing Shio, o Incredible Miso e o Sublime Vegan, três opções com qualidade máxima, baseadas em receitas japonesas, com ingredientes 100% naturais.

“O Amazing Shio, é um clássico suave e ideal para iniciantes, que combina barriga de porco, ovo ajitama e bamboo marinado; o Incredible Miso destaca-se pelo sabor robusto e cheio de umami, perfeito para os amantes mais experientes, e com a possibilidade de escolher entre três níveis de picante; e por último, para quem prefere uma opção 100% vegetal, o Sublime Vegan é a escolha ideal, uma proposta extremamente saborosa com um caldo de vegetais e ingredientes frescos, mantendo sempre a autenticidade dos sabores japoneses”, apresenta João Azevedo Ferreira.

No que diz respeito às entradas, existem duas opções tradicionais: gyozas, com uma massa delicadamente dourada, e recheadas de frango ou vegetais e servidas com molho caseiro; e Edamame, crocante, salgado, fresco e saudável. O delicioso mochi, disponível em três sabores distintos – manga/maracujá (vegan), chocolate com avelã (vegan), e framboesa (sem glúten) -, é a proposta do restaurante para a sobremesa.

Por último, nas bebidas, para além de chá de matcha, limonada caseira e outros refrigerantes, destaca-se uma marca própria de cerveja artesanal, Underground Biru, infusionada com alga Kombu.

Cerveja Artesanal. Créditos: Arnaldo Celanni

Cerveja Artesanal. Créditos: Arnaldo Celanni

 O Ramen Station Benfica está aberto de quinta-feira a segunda, encerrando, para já, à terça e à quarta-feira. À sexta-feira e ao sábado, está aberto das 12h00 às 15h30 e das 19h00 às 22h30; e nos restantes dias (quinta, domingo e segunda) funciona das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 22h00. Já no Ramen Station Campo Pequeno, o horário de funcionamento será, para já, de quinta a segunda-feira, das 12h00 às 15h00, para o almoço; e das 19h00 às 23h00, para jantar, sendo que aos sábados e domingos, o horário do almoço estende-se até às 15h30.

Futuramente o horário será ajustado para 7 dias por semana, com horário contínuo entre as 12h00 e as 23h00, democratizando o consumo de ramen e tornando-o uma opção para qualquer momento do dia. Até lá, o Ramen Station, conta com a opção de takeaway e com parceria com a Uber Eats para o serviço de Home Delivery, estando desta forma acessível a quem quer saborear um ramen de qualidade a qualquer hora.

Veja mais em Gastronomia

PUB