[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Rita Machado, diretora

Adoro comer, fazer exercício, praticar yoga e muay thai, ir à praia, ler revistas e thrillers, estar com a minha família, os meus sobrinhos, os meus amigos. Gosto de jantares regados por vinhos, detoxes de sumos verdes e toda a comida italiana – pena ser intolerante ao queijo. Tudo tem de ter um equilíbrio e o meu é meio bipolar, porque sou mais de equilibrar contrapondo os excessos – ora muito, ora pouco. Mas é assim que me sinto bem!

Mini Bio

Idade: 43 anos

Na equipa há…: 15 anos, desde a fundação da LuxWOMAN, enquanto editora; saí para trabalhar o outro lado da comunicação e voltei há seis anos com o desafio de relançar a revista para mulheres com atitude!

Presença online: Facebook | Instagram

Família

Nada seria a mesma coisa sem a minha família, os meus pais, as minhas cinco irmãs e o meu irmão e os meus dez sobrinhos (sete rapazes e três raparigas), com idades entre os 31 e os 13. Já para não falar nos meus cunhados, tios, primos e família emprestada, aquela que não sendo de sangue o é pela afinidade e presença. É um cliché, mas são mesmo o meu porto seguro. Apesar de não estar tanto com eles quanto gostaria, as melhores memórias da minha vida são passadas com eles. Há coisas que só se vivem mesmo com pessoas com as quais temos laços de sangue, e na minha vida tenho tido a prova disso. Tudo sempre acompanhado de boa comida feita por nós – um dos elos de união é gostarmos de cozinhar e uma das formas de transmitir amor na minha família é através da comida. Para além da família…

Amigos

São aqueles que escolhemos como a segunda família, e eu não seria quem sou sem os meus. Nos bons e nos maus momentos, tenho tido nos meus melhores amigos e amigas, mais recentes e mais antigos, do liceu e da faculdade, de Famalicão, de Lisboa, do Alentejo, de férias e de trabalho – ou até de nenhum desses lados, mas pessoas que conheci e com quem me identifiquei – um dos grandes pilares de equilíbrio. Tento ser boa amiga e dar em retorno aquilo que me dão, ouvindo sempre e sendo honesta.

Desporto

Sou um bocado a crominha do desporto, adoro muita coisa, mas tenho de eleger as minhas mais recentes paixões: muay thai e kickboxing. Comecei no ano passado, por esta altura, e nunca mais larguei. Aliás, faço cada vez mais aulas, pelo condicionamento e pelo companheirismo, e porque é fantástico treinar lado a lado com atletas de competição, como faço na Dinamite ou com os meus amigos e amigas do Holmes Place Miraflores, na aula de kickboxing do Edu Freire. Para além destas práticas, a corrida é aquele desporto com quem tenho uma relação ‘instável’: quero sempre correr mais, mas não treino que chegue. Mantenho uma corridinha ou duas por semana, nem que sejam 5 km antes da aula de muay thai.

Alentejo e ashtanga yoga

Não está no desporto porque é mais uma filosofia de vida, na qual fazemos asanas (posturas), mas também procuramos um equilíbrio entre corpo e mente que vai para além da atividade física. Pratico todos os dias, exceto ao sábado e em dias de Lua Nova e Lua Cheia, como manda a tradição. Desde que os meus professores se mudaram para o Alentejo, comecei a praticar sozinha e a ir lá com regularidade para fazer fins de semana de praia e yoga. Descobri todo o Litoral Alentejano e apaixonei-me por esta zona de vistas selvagens, nas quais não há cafés nem bares, mas onde existem as melhores praias e ondas para o surf. Se sou surfista? Nem por isso, sou mais a “surf babe” que gosta deste estilo de vida. Por várias vezes experimentei, mas não adorei, apesar de ficar fascinada com o lifestyle. Fico-me pela praia e pelo cabelo louro e por acompanhar os meus amigos que praticam esta atividade radical! A escola de ashtanga yoga que recomendaria é a dos meus professores Lea Marie Perfetti e Tarik Van Phren. Chama-se Love Ashtanga Yoga e fica em Vila Nova de Milfontes. Se quiserem experimentar umas aulas de surf, o André Teixeira, da Costa Azul Surf Alentejo é o profissional a contratar.

 

Comida, comida, comida…

Adoro comer. Por isso, metade do meu dia, literalmente, é passada a pensar em comida: quando vou comer, o quê, como, com quem… Adoro cozinhar, também. É algo que me relaxa muito, por isso os livros de culinária são uma das minhas paixões. Anoto, marco com post-its, leio as receitas e depois cozinho, sem voltar a olhar para elas. Os meus amigos dizem que cozinho bem, mas como tenho amigos chefs sei que não é bem assim. De facto, cozinho com amor e com alma, e adoro ter amigos a comer o que passei horas a preparar! Mesmo quando não tenho alguém com quem jantar, não me importo de cozinhar horas… só para mim!

E pizzas

É toda uma outra categoria e eu simplesmente adoro comer pizza, acompanhada de vinho tinto. (E praticamente toda a comida italiana.) As últimas que descobri e de que fiquei fã são as da pizzaria ZeroZero, no Príncipe Real, em Lisboa. A massa fica a levedar toda a noite para que no final da refeição não estejamos com aquela sensação de enfartamento. Por cima, os melhores e mais deliciosos ingredientes. Imbatível.

Sumos e vodka

Como diz um amigo meu, eu alterno entre vodka e sumos verdes, e é bem verdade! Para muitos, a minha alimentação pode ser um pouco estranha, porque se há dias em que janto 14 pratos na apresentação da carta de um novo restaurantes, depois há outros em que passo o dia a sumos verdes e sopas. Regra geral, consumo sempre os da Liquid na Merendinha, porque já os conheço há anos e tenho a garantia de qualidade, e opto pelo detox verde de três dias, que é um pouco mais intenso – mas os resultados são fantásticos. Recentemente, conheci os da Drink 6 by Nutrimedic e também gostei, apesar de terem um pouco mais de fruta. Parecem-me uma boa opção para variar os sabores.

Restaurantes

Dos mais simples, como o Zé da Mouraria 2, mesmo ao pé de minha casa, que serve comida tradicional portuguesa, e em doses gigantescas; aos mais sofisticados, e nestes a minha eleição vai quase sempre para o Bistrô 100 Maneiras, onde adoro o ambiente e a comida e o louco chef Ljubomir. O meu prato preferido? Ele tirou-o da carta, era uma perna de cabrito com arroz de miúdos do mesmo. Agora, tenho-me ficado pela entrada de cogumelos com ovo e pelo entrecôte (também com ovo, ups!). No final, um cocktail feito pelo Jorge Camilo, o master bartender, vai sempre bem! Quando tenho dúvidas nos vinhos, o outro sócio, Nuno Faria, consegue sempre surpreender-me com escolhas ótimas e em conta (recuso-me a pagar muito quando temos vinhos ótimos a um preço médio).

Beleza

Uma área que adoro. Sou muito autodidata. Tenho mais de cem vernizes e faço a manicure e a pedicure em casa, com todos os kits que fui juntando ao longo dos anos. Limas, acetonas, bases e top coats, exfoliantes, alicates profissionais, até tenho um kit de verniz-gel que uso com produtos da Essie, que me oferece toda a confiança. No cabelo, também sou muito despachada, mas quando quero cortar regra geral vou à Helena Vaz Pereira, da GriffeHairstyle, que me faz sempre cortes fáceis para estilizar em casa. O desta fotografia foi ela que fez para a foto do editorial e adoro as ondas e a cor. De resto, sou uma verdadeira beauty addict: adoro cremes, perfumes, maquilhagem, máscaras… Mas consigo fazer um look total em 15 minutos, da make up ao cabelo! Vantagens de quem vai muito ao ginásio!

Livros e revistas

Adoro ler e, para treinar o meu inglês, regra geral compro thrillers em inglês. Os dois últimos livros que comprei foram ‘Maestra – The Most Shocking Thriller You’ll Read This Year’, de L.S. Hilton, e um que não é thriller mas é do autor de um dos meus livros preferidos, ‘A Vida de Pi’, e que se chama ‘The High Mountains of Portugal’. Também leio revistas, sobretudo internacionais. Para além de fazer parte da minha formação diária, é um prazer folhear as folhas coladas mal acabo de abrir o invólucro onde vêm. Assino várias há vários anos, pela qualidade fotográfica, de texto, ou simplesmente pelo gossip: da Harper’s Bazaar à Grazia inglesa, passando pela emblemática Vanity Fair e por muitas outras…

Estar em minha casa

Nada melhor do que chegar a casa, tirar as lentes de contacto e pôr os óculos (sou completamente míope), vestir roupa confortável e pôr-me a cozinhar ou mesmo a vegetar na minha cadeira preferida com um chá, a ler uma revista ou um livro – ou a ver uma série no Netflix. A última que descobri e recomendo vivamente é a ‘Grace and Frankie’.

Viagens e Praia

Não conseguiria viver sem viajar. É com as viagens que alimento a alma e me inspiro. Também acho que não conseguiria viver muito longe do mar, porque simplesmente adoro praia e, mal saem os primeiro raios de sol, visto o meu biquíni preferido (ou os meus biquínis preferidos) e corro para a areia!

Caveiras

Das pirosas às mais artísticas, adoro tudo o que tenha caveiras. Quase tatuei uma no corpo, mas não me consegui decidir no desenho. De qualquer das maneiras, tenho várias roupas e elementos de decoração em casa com caveiras. As minhas preferidas são do artista Phillipe Pasqua, que vi pela primeira vez em Paris e posteriormente em casa dele, quando ele estabeleceu residência em Portugal e fomos entrevistá-lo para a LuxWOMAN.

Veja mais em As escolhas de...

  • Mariana, a Miserável

    Fique a conhecer as escolhas da ilustradora.

    Carolina de AlmeidaMaio 7, 2017
  • Joana Vaz

    Conheça as escolhas da autora do blog Joanavaz.pt.

    Rita AleixoAbril 23, 2017
  • Maria Imaginário

    Descubra as escolhas da artista portuguesa.

    Rita AleixoAbril 16, 2017
  • Mariana Gemelgo

    Conheça a autora do blog ‘Fashions Inspires You’ e as suas escolhas.

    Rita AleixoAbril 9, 2017
  • Paula Perfeito

    Descubra as escolhas da autora do blog ‘Entre|Vistas’.

    Rita AleixoAbril 2, 2017
  • Rui Drumond

    Quais são as escolhas do cantor e autor português? Descubra-as aqui.

    Carolina de AlmeidaMarço 26, 2017
  • Helena Canhoto

    Descubra as escolhas da atriz e autora do blog ‘Miliuma’.

    Rita AleixoMarço 19, 2017
  • Magda Soares

    Conheça as escolhas da autora do blog ‘Macarons & Purpurinas’.

    Rita AleixoMarço 12, 2017
  • Mikaela Lupu

    Fique a conhecer as escolhas da jovem atriz.

    Rita AleixoMarço 5, 2017

PUB


/******************* CMP Quantcast nos blogs - adicionado por gmarcondes em 22-08-2019 **************************/ /****************** END OF CMP Quantcast nos blogs - adicionado por gmarcondes em 22-08-2019 *************************/

Todos os direitos reservados © 2017