[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Saiba como criar uma zona de trabalho em casa

Rita Salgueiro, designer de interiores, revela como criar uma zona de trabalho em casa.

Trabalhar em casa tornou-se a realidade de muitas famílias. Mas, para quem não o fazia antes, criar agora uma zona de trabalho em casa pode ser um desafio. Além de ter de se sentir confortável, é muito importante que esse espaço seja funcional e que esteja sempre arrumado e bem organizado.

A Designer de Interiores explica, com algumas dicas, como é possível criar uma zona de trabalho organizada e agradável, para que possa ter dias produtivos, sem comprometer, ao mesmo tempo, a decoração do espaço envolvente:

Convém ter uma boa iluminação para trabalhar sem esforço. Ter luzes a iluminar por cima é o ideal. Caso tenha de colocar um candeeiro nessa zona de trabalho, deve estar ligeiramente abaixo do nível dos olhos e projetar a luz para a secretária ou teclado do computador e não para o monitor. Deve ficar sempre do lado esquerdo, para não fazer sombra sobre o que está a escrever. Coloque-o do lado direito se for canhoto.

Para uma melhor organização, deverá colocar do lado esquerdo os documentos que está a trabalhar no momento ou em lista de espera, a sua agenda de trabalho e as “To Do List”, por ordem de prioridade. Do lado direito devem estar os note books, os processos encerrados, as faturas pagas e tudo o que está resolvido e pronto a arquivar. Vai ver que assim nada fica esquecido.

Os suportes de lápis e canetas devem ficar do lado direito (a não ser que seja canhoto), para uma melhor utilização dos mesmos, de preferência num suporte apelativo que se integre na decoração da secretária.

Numa fase em que precisa de toda a motivação para realizar o seu trabalho com o mesmo empenho de sempre, opte por cadernos, blocos e agendas com frases inspiradoras que lhe podem relembrar os seus objetivos, como encarar os dias menos bons e como contornar as adversidades.

As caixas são uma excelente forma de arquivar documentos. Assim, sabe sempre onde estão as cartas e papéis relacionados com cada assunto e a secretária mantém-se arrumada, sem papéis empilhados, o que permite maior concentração e foco no trabalho a realizar.

Apesar da secretária ser uma área de trabalho, esta não tem que ser uma zona aborrecida, muito pelo contrário. Para dar vida a este espaço pode colocar uma jarra com flores e umas velas aromáticas.

Acima de tudo, tente sempre ter a sua zona de trabalho limpa e organizada, conseguindo facilmente visualizar o que precisa, para poder dar seguimento às suas tarefas de forma eficiente.

Sobre Rita Salgueiro

Rita Salgueiro é Designer de Interiores, trabalha na área da decoração há vários anos e ao longo do seu percurso profissional passou por alguns ateliers e espaços de referência. Em 2007 criou o seu próprio atelier, onde oferece um serviço completo de consultoria, arquitetura e design de interiores. A sua experiência pessoal e as constantes solicitações para projetos específicos levaram-na a apostar em Workshops e serviços direcionados para quem procura soluções mais personalizadas e adequadas ao seu espaço e orçamento. Em 2017, fez parte da equipa de Designers no programa “E agora o que é que eu faço” que passou na SIC e SIC Mulher. Tem sido convidada a estar presente com projetos seus na Intercasa e na Festa das Mesas, entre outros eventos de destaque, assim como alguns artigos e entrevistas em imprensa e TV. Rita Salgueiro tem-se dedicado aos seus Projetos de Interiores, Workshops e Consultas de Ideias mas, está também a preparar uma novidade para partilhar em breve.

Acompanhe todas as novidades sobre Rita Salgueiro:

Site | ritasalgueiro.com

Facebook | @ritasalgueirointeriores

Instagram | ritasalgueiro_

Veja mais em Lifestyle

PUB