[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Salvar a praia

Ajudar a preservar o meio ambiente é o principal objetivo da iniciativa promovida pela La Mer Blue Heart, a fundação da La Mer que ajuda a apoiar projetos de conservação dos oceanos, protagonizada por Débora Montenegro. Recentemente, a manequim organizou uma limpeza na praia do Guincho, organizada em parceria com Câmara Municipal de Cascais e à Fundação Claro, com o objetivo de conscientizar sobre a preservação dos mares. Preveem-se outras. Apaixonada pela Natureza, Débora Montenegro tem pautado o seu caminho profissional de escolhas conscientes, onde a preocupação com o ambiente se tem revelado uma constante.

Como nasceu este projeto e porque razão?

Sou Apaixonada pela natureza, pelos mares, pelo oceano e por viagens. Tenho feito o meu caminho profissional de forma consciente e com escolhas ponderadas. Ligada ao universo das marcas de luxo, sinto-me muito honrada por ser LA MER Ambassador em Portugal.

É muito gratificante também poder estar envolvida na parte criativa dos eventos da LA MER, dando ideias e criando sinergias com diferentes marcas que apoiam este movimento de sustentabilidade .

Por consequência, fui convidada para também ser embaixadora da Movimento Claro, onde já participava em algumas iniciativas de limpeza dos mares e praias. Trata-se de uma associação pela qual tenho muita admiração, criada por três amigas, que querem mostrar que é possível fazer a diferença e acabar com o plástico!

Sempre foi uma pessoa ligada à Natureza e às questões ambientais?

Sempre me preocupei com aquilo que amo e do qual dependo e isso traz-me preocupação. A não preservação e a falta de atenção de muitos para este tema é algo que me preocupa. Os recursos vão esgotar-se e o Homem é o principal responsável por isso.

O que faz, em concreto, nesta iniciativa?

A LA MER está empenhada em ajudar a proteger os habitats marinhos por todo o mundo, na esperança de garantir futuros mares florescentes para as próximas gerações. Este ano, a fundação La Mer Blue Heart apoia projetos que se concentrem em educar e capacitar os jovens a atuarem como agentes de mudança nas suas comunidades locais. No mês de junho, a La Mer doou US $550.000 à fundação Blue Heart Oceans Fund para apoiar os projetos de 2020. Atualmente, a LA MER – mundialmente conhecida como uma autoridade nos cuidados de pele – representa a sinergia entre o luxo supremo e o tratamento eficaz. Para mim, mais que ser o rosto da La Mer é estar por dentro do que a marca representa a nível de investigação e o seu legado com o mar e Oceanos. Um paraíso secreto que pertence as gerações futuras.

Ter consciencialização para este tema e perceber que mais do que uma marca é um estilo de vida.

Sente que, de alguma forma, todos poderíamos contribuir um pouco mais do que aquilo que contribuímos?

Todos podemos, com pequenos gestos fazer a diferença nos ecossistemas. É a pensar nisso que muitas entidades se mobilizam para incentivar à mudança.

As pessoas em Portugal têm, ainda, pouco cuidado com estas questões ambientais?

Cada vez mais há pessoas e empresas a despertaram para este tema. Não só jovens ligados ao mundo do surf, mas também pessoas de diferentes áreas a quererem dar o seu contributo. As grandes empresas também têm de dar o exemplo, a sustentabilidade é o caminho.

Os jovens são mais sensíveis a estes assuntos?

Em Portugal, eu e a LA MER associámo-nos ao Movimento Claro, uma iniciativa de três amigas que partilham os mesmos ideais: respeito pela natureza e paixão pelo mar. Inspirada numa campanha de sucesso realizada em Cornwall, tem como objetivo sensibilizar para o problema do plástico nos oceanos. Anualmente, toda a equipa da marca, em todo o mundo, promove uma iniciativa para limpar zonas costeiras e as praias locais. Eu, por cá, quero fazer a diferença, não só uma vez por ano, mas de forma constante. É importante AGIR! Este ano, para celebrar o dia dos oceanos, organizámos um beachcombing (pelo segundo ano consecutivo) na praia do Guincho em Cascais, uma iniciativa para apanhar plástico e outro lixo, com a LA MER BLUE HEART cuja missão é criar uma onda de bondade para ajudar a proteger os habitats marinhos.

Há esperança para um futuro próximo, em relação a todas estas questões?

Há muita coisa que parece nos dividir, hoje em dia. Mas uma coisa que todos partilhamos é a conexão com o Oceano. Eu fiz uma promessa para ajudar a proteger e preservar este local onde a beleza prosperae a vida é renovada! Quero acreditar que ainda há esperança, é isso que me motiva, todos os dias!

Como se sente, ao fazer isto?

Sinto que enquanto SER VIVENTE nesta Terra tenho a obrigação de preservar o meio ambiente e isso começa dentro das nossas casas. Pequenos gestos fazem a diferença. Eliminei a carne há 5 anos quando percebi como funcionava a indústria… Ao nível da moda, hoje em dia, também tento ser mais sustentável… Evito ao máximo o plástico… Acima de tudo, é algo que sei que estou a dar ao planeta, pois “THERE IS NO PLANET B”!

Veja mais em Lifestyle

PUB