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“Se já viu, tem de ir ver” é a campanha de sensibilização lançada pelo GER sobre as doenças da retina

Sabia que o Dia Mundial da Visão se assinala hoje?

Globalmente, pelo menos 2,2 mil milhões de pessoas têm uma deficiência visual e, dessas, pelo menos metade poderia ter sido evitada.

Até ao final de outubro assinala-se uma campanha iniciada no passado dia 29 de setembro, a propósito do Dia Mundial da Retina, celebrado no mesmo dia. A campanha foi lançada pelo Grupo de Estudos da Retina de Portugal (GER) e trata-se de uma inicativa de sensibilização que incentiva à ação “Se já viu, tem de ir ver” e tem como mote “A Retina não pode esperar”.

“A visão desempenha um papel crítico em todas as fases e atividades da vida, sendo crucial procurar ajuda assim que são detetadas as primeiras alterações. Com esta iniciativa o GER pretende sensibilizar a população para os sintomas mais comuns da DMI e retinopatia diabética de forma a facilitar o diagnóstico e tratamento precoces. Uma população bem informada é uma população preparada”, explica Ângela Carneiro, Presidente do GER e oftalmologista, especialista em doenças da retina.

O objetivo do GER com esta campanha passa por aumentar o conhecimento da população sobre a Degenerescência Macular da Idade (DMI) e a Retinopatia Diabética, alertando para a importância de estar atento aos sintomas mais frequentes, de forma que o diagnóstico seja realizado precocemente.

Mas afinal o que é que são a DMI e a Retinopatia Diabética?

A DMI é uma doença ocular causada por danos na parte central da retina, a mácula, que é responsável pela visão fina ou de pormenor, e cujo risco de desenvolvimento aumenta com a idade. Como consequência, os doentes são afetados por aparecimento de manchas fixas no seu campo visual ou por distorção das imagens. É considerada, a nível mundial, a terceira principal causa de cegueira. Em Portugal, estima-se que afete mais de 350 mil pessoas.

Já a Retinopatia Diabética, causada pela diabetes mellitus, caracteriza-se pela existência de danos nos vasos sanguíneos da retina, estimando-se que esta afete cerca de 150 milhões de pessoas em todo o mundo. A perda de visão ocorre frequentemente devido ao edema na parte central da retina.

A campanha vai estar, então, disponível até ao final de outubro e conta com publicações informativas nas Redes Sociais do GER (Facebook e Instagram), Mupis com imagens de sensibilização, em várias estações de comboios por todo o país, e um Vídeo de sensibilização nas estações de metro do Porto e em diversos centros de Saúde em Lisboa e no Porto, juntamente com a distribuição de cartazes e folhetos informativos sobre as doenças da retina.

A campanha “Se já viu, tem de ir ver” conta com o apoio dos laboratórios Bayer, Novartis, Roche, Allergan e Alimera Sciences. GER

A campanha “Se já viu, tem de ir ver” conta com o apoio dos laboratórios Bayer, Novartis, Roche, Allergan e Alimera Sciences. GER

Esta iniciativa apela à ação e pretende incentivar quem já viu ou conhece alguém que já tenha visto algum destes sintomas, que afetam a visão, a procurar ajuda junto de um médico oftalmologista, especialista em doenças da retina. Alerta, ainda, para o facto de o tratamento não poder ser adiado, uma vez que as lesões provocadas na retina são irreversíveis, podendo conduzir a situações de cegueira.

Para mais informações, pode consultar a página do Grupo de Estudos da Retina.

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