[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

SM’ARTE 2019 – O festival de Street Art que vem dar vida a Bragança

Integrado na estratégia de Bragança Smart City, o SM’ARTE – IV Festival de Street Art prepara-se para trazer muito mais do que novas cores à cidade. De 12 e 16 de junho, o SM’ARTE traz a Bragança diversas iniciativas, como pintura e escultura urbana, mercado de usados, street food, teatro, dança e desporto de rua.

No âmbito das intervenções de arte urbana, o festival contará com a participação de 13 artistas, entre os quais Frederico Draw, natural do Porto, Cain Ferreras, de Espanha e Lucky Hell, de Bragança, que vão dar mais cor e vida a diferentes locais e superfícies, como fachadas de prédios e um Posto de Transformação da EDP, sob o tema “Festas e Rituais de Inverno de Bragança”.

Uma das principais novidades desta edição é a criação inédita do Coletivo “Conexões”, constituído por dez artistas residentes em Bragança, de diferentes áreas artísticas, que vai realizar intervenções na zona verde do Rio Fervença, sob o lema “Todos a ferver no Fervença”.

Os alunos de artes da Escola Profissional Prática e Universal e da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança foram, também, desafiados a decorar os “armários” cinzentos de energia, instalados em algumas das ruas do Centro Histórico de Bragança, transformando-os em verdadeiras peças de arte. Uma iniciativa que conta com o apoio da EDP Distribuição.

O SM’ARTE acolhe muitas outras iniciativas, como Street Food e o Mercado de Rua, uma feira de artigos usados que terá lugar na parte inferior do Jardim Dr. António José de Almeida, de 14 a 16 de junho, entre as 10h00 e as 20h00, com entrada livre. A participação no Mercado de Rua é gratuita e as inscrições decorrem até dia 7 de junho.

Esta edição do SM’ARTE ficará, também, marcada por uma vertente desportiva, com Desporto de Rua, através da realização, na tarde e na noite do dia 15 de junho, na Praça da Sé, do Torneio de 3×3 de Street Basket, organizado pela Associação Estrelas Brigantinas. O evento contará, ainda, com a estreia da peça de Teatro de Rua “Caravana Cegonha”, uma coprodução do Teatro Municipal de Bragança, que retrata as alterações climáticas e sua implicação nas migrações humanas.

Já com mais de 40 intervenções de street art em diferentes espaços públicos, Bragança integra, desde o ano passado, a plataforma mundial de arte urbana (https://streetartcities.com/)

Consulte o programa completo do evento, no site oficial do festival: http://smarte.cm-braganca.pt/

Veja mais em Sociedade

  • Online, solidária e 100% portuguesa

    É assim a nova edição do Kids Market. Organizado por Filipa Cortez Faria, nutricionista e influencer, autora do blog FILIPA Lifestyle...

    Leonor Antolin TeixeiraMaio 29, 2020
  • Lutar contra estereótipos

    Sabia que fatores como a genética, as hormonas, o ambiente, os aspetos biológicos e psicológicos de cada um de nós, o...

    Leonor Antolin TeixeiraMaio 21, 2020
  • SOS Animal bate recorde de apadrinhamentos

    A SOS Animal desenvolveu uma parceria com a cerveja Lagunitas para incentivar o apadrinhamento de cães durante o período de quarentena....

    Leonor Antolin TeixeiraMaio 14, 2020
  • 4 coisas que aprendi durante o confinamento:

    Que a vida tem destas coisas já nós sabíamos, mas, caramba, um belo dia estamos a comentar com o senhor Luís...

    Leonor Antolin TeixeiraMaio 14, 2020
  • Quanto vale um sorriso numa máscara?

    A Associação Terra dos Sonhos e o The Sweet Art Museum (The SAM) juntam-se na campanha #todosporumsorriso para a criação de...

    LuxWOMANMaio 13, 2020
  • AMBITIOUS lança ação solidária de apoio à CÁRITAS

    A marca portuguesa de calçado Ambitious acaba de lançar uma ação solidária de apoio à Cáritas, numa fase em que sentiu...

    LuxWOMANMaio 7, 2020
  • Ajudar o Badoca Safari Park

    Ajudar é palavra de ordem nos dias que correm. São cada vez mais as instituições que, num ato de solidariedade, esperam...

    Leonor Antolin TeixeiraMaio 4, 2020
  • CHICCO celebra o Dia da Mãe com o movimento #OAmorContinua

    A marca Chicco apresenta a nova campanha criada em especial para o Dia da Mãe – “O Amor Continua” -, que promete derreter corações. Esta...

    LuxWOMANAbril 30, 2020
  • Holmes Place solidário

    Em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras, enquanto membro da Rede Colaborativa do Programa Oeiras Solidária, o Holmes Place doou...

    Leonor Antolin TeixeiraAbril 29, 2020

PUB