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Sònar Lisboa: a música eletrónica numa moodboard

A segunda edição do Sònar Lisboa by Estrella Damn passou pelo Pavilhão Carlos Lopes e pela Estufa Fria, no passado fim-de semana e, com ela, novos nomes e, outro nem tanto, da música eletrónica. A boa notícia? Um cartaz inclusivo e extremamente bem equilibrado entre géneros, tendo em conta aquilo que vem sendo hábito.

A música eletrónica veio para ficar e pouco há a acrescentar. Nos últimos anos e, um pouco por todo o país, novos artistas que outrora nos chegavam através do Lux Frágil, fazem agora parte de line-ups de grandes festivais como o Primavera Sound ou o SuperBock SuperRock, conhecidos por outros estilos musicais ou têm, pelo menos e para já, três festivais já a si dedicados: o NeoPop, o Brunch Eletroonic Lisboa e, agora, o Sònar Lisboa By Estrella Damn.

Da moodboard fazem parte batidas leves ou pesadas – tecno ou drum and bass -, preto, óculos de sol e, como estamos em Lisboa, alguma cor.

Começou na sexta-feira, dia 31 de Março, com o nome mais esperado: Anfisa Letaygo, a produtora siberiana, apontada como uma das novas expoentes do techno, que entrou em 2023 também a tocar em Portugal, numa festa organizada pelo Neopop x Fuse Records. Segui-se sábado, o dia esgotado para a mais esperada rainha da moda, produtora e DJ, Peggy Gou. Lisboa não a via há, pelo menos, 2 anos. Domingo terminou com a belga Amelie Lens, ex-modelo, que recentemente se juntou a uma das maiores agências do mundo, a Creative Artists Agency, agência que representa artistas como a Beyoncé ou Britney Spears.

Pelo meio, o energético DJ brasileiro, Mochakk e o performer Patrick Manson, trouxeram a nostalgia ao público. Não só do verão passado no Brunch Eletronic Lisboa como também de hits dos anos 90, como Pump It dos Black Eyed Peas ou Billie Jean do Michael Jackson. A fusão entre a música pop e o techo começa a normalizar-se, o público gosta e o artista entrega.

Outros nomes clássicos como Enrico Gaulianno, I Hate Models ou 99999999 foram alguns dos internacionais que mais soaram no público, que vê a música techo como a sua banda sonora perfeita para uma saída à noite, quer se esteja numa discoteca ou num festival.

Do panorama nacional, Luísa, Telma, Shaka Lion, OR:LA ou Violet B2B Phontonz mostraram que a nova onda de música eletrónica em Portugal não fica atrás. Entre os que deram as boas vindas e aos que fecharam a noite, mantiveram a energia que era necessária para o Sònar Lisboa poder entrar na categoria de festival de música, mesmo que ainda tenha de aprender a gerir as dimensões de espaço ou de palco, um problema que tem vindo a ser apontado pelo público e, um assunto crónica para a cidade de Lisboa.

No ano em que celebrou 30 anos de existência em Barcelona, o festival dedicado à arte e à música eletrónica mostrou que quer vir para ficar – embora tenha assuntos pendentes a resolver. O público não poupou esforços para se vestir a rigor – a prova disso é que o termo “rave” aumentou 1500% as pesquisas no Pinterest, segundo em relatório do mesmo, no final de 2022.

Se por um lado o tecno começa a massificar-se, por outro torna-se cada vez mais acessível a novos artistas e ao público, que vêm agora a possibilidade mais próxima de estarem em contacto com a cultura que apreciam, de forma mais segura e menos estigmatizada.

Veja na galeria os looks que mais nos chamaram a atenção, na segunda edição do  Sònar Lisboa by Estrella Damn.

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