[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Sorrir para o sucesso: a importância de um sorriso no mundo do trabalho

Artigo de opinião de Khaled Kasem, chefe de ortodontia da Impress

Dr. Khaled Kasem

Dr. Khaled Kasem

Sucesso e sorriso: duas palavras que, à primeira vista, nada têm em comum, mas que se relacionam de uma forma única. Na verdade, o sorriso pode estar no centro de diferentes tipos de sentimentos, reações e até mesmo ações, mas raramente paramos para refletir o peso que pode ter em cada momento. No Dia Internacional do Trabalhador, é tempo de parar, refletir e compreender como um sorriso no mundo do trabalho pode ser o “extra mile” que faltava para atingir o sucesso.

Sorrir para o sucesso é a verdadeira história de amor contada em “três palavras”, mas acontece que nem todos têm o sorriso como protagonista. Como diz o ditado “sorrir é o melhor remédio”, e no mundo do trabalho pode mesmo ser a skill que faltava. Isto não significa que o valor de um colaborador está no seu sorriso ou que este é condição suficiente para um desempenho excecional. Significa sim que pode abrir portas a melhores oportunidades, relacionamentos e resultados.

Entrevistas de emprego, reuniões com personalidades desafiantes ou colegas de secretárias pouco amigáveis. Em qualquer um destes cenários há o desafio permanente de lidar com o nervosismo e a tensão, mas todos eles têm também um denominador comum: um sorriso.

Desbloqueador de conversa e facilitador de momentos difíceis, é uma das principais armas para conquistar o mundo do trabalho. Um sorriso transmite confiança e empatia pelo que, sorrir, ajuda a conquistar a atenção da audiência, a diminuir a ansiedade e a estabelecer uma relação próxima até com os mais distantes.

Se focarmos somente no cenário das temidas entrevistas de emprego, é importante lembrar o ditado que diz que a primeira impressão é a que fica na memória das pessoas para sempre e é por isso que devemos garantir que esta não será a última. A par dos olhos, o sorriso e os dentes que o compõem são as características físicas que saltam à vista em primeiro lugar. A imagem que guardamos das pessoas com quem nos cruzamos é a do seu sorriso e no mundo do trabalho, embora formal e cada vez mais automatizado, é também a imagem do sorriso que se mantém.

A aparência não é tudo, mas é, sem dúvida, um aspeto importante. Um sorriso cuidado e alinhado revela mais sobre nós do que o que gostamos de admitir e no seio empresarial tem igualmente um peso maior do que possamos imaginar. Pessoas com problemas na dentição tendem a ter uma autoestima mais baixa e a evitarem a exposição, o que se traduz numa presença mais reservada. Pouco à vontade para falar, falta de confiança nas ideias que defende, vergonha em sorrir ou comer em público são algumas das consequências que podem representar verdadeiros entraves no âmbito profissional. Num ambiente onde o nervosismo e a insegurança permanecem, pessoas que revelam cuidado e amor próprio tendem a ser igualmente cuidadosas e confiantes no seio empresarial e, consequentemente, a estar um passo à frente das que escondem um sorriso.

Não há dúvidas de que um sorriso influencia o ambiente onde estamos e as pessoas com quem nos relacionamos, existindo até estudos que o comprovam. No mundo do trabalho, esta realidade não é exceção. Um sorriso bonito, saudável e sincero é, talvez, uma das características que mais sobressaem num currículo repleto de competências e talentos, e isso não pode ser esquecido.

No Dia do Trabalhador, onde se celebram os direitos laborais e a luta para os conquistar, celebramos também o sorriso e é com ele que festejamos. Pode não ter sido a “arma” utilizada pelos trabalhadores do passado para podermos garantir o presente que encontramos hoje, mas será certamente o fator chave do futuro. O caminho para o sucesso faz-se caminhando, mas também se faz a sorrir. E, se nos lembramos de sorrir sempre para o sucesso, talvez o caminho para o atingir seja mais fácil e feliz.

Veja mais em Opinião

PUB