[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

“The Coopers Limited Edition 2006”, uma visão diferente do envelhecimento do Vinho do Porto numa homenagem da Poças aos Tanoeiros

A Poças, produtora de Vinho do Porto e DOC Douro, apresenta uma edição muito especial: “The Coopers Limited Edition 2006”. Este novo lançamento da marca centenária vem realçar a importância da madeira na vida de um vinho, através de uma perspetiva original do envelhecimento do Vinho do Porto, que habitualmente é caracterizado pela sua idade e pelo tempo que estagiou. Aqui destaca-se a forma como esse estágio é feito, e neste caso as duas formas, uma vez que esta edição limitada apresenta duas garrafas – de 50cl cada – de Poças Colheita 2006. Numa o vinho foi envelhecido em barricas de 550 litros, em contacto direto com a madeira, adquirindo um perfil progressivamente mais oxidativo, e na outra – da mesma colheita -, com estágio em balseiro de 15 450 litros de capacidade, o vinho passa por uma oxidação mais lenta, mantendo elevados níveis de concentração e intensidade. Ao provar estes vinhos é possível verificar diferentes aromas e sabores, resultantes de um maior ou menor contacto com a madeira.

“A ideia de lançar esta edição especial «The Coopers Limited Edition 2006» foi a de poder mostrar duas formas distintas de envelhecer o mesmo blend, de uma só colheita, realçando a importância da madeira no vinho, como ela o influencia de maneira tão diferente e interessante, e com isso homenagear os grandes profissionais que trabalham essa madeira, os tanoeiros, os donos de uma arte que se está a perder, e que tanta importância tem para este setor.” – afirma Pedro Poças Pintão, Diretor de Marketing e Comunicação e Presidente do Conselho de Administração da Poças.

Esta novidade da Poças é assim um convite à descoberta do poder da madeira e da importância do trabalho do tanoeiro, aquele que faz ou conserta os tonéis, barricas ou balseiros, garantindo a sua preservação e reutilização ao longo dos tempos. Enquanto construtor e cuidador da madeira, o tanoeiro é, no final de contas, o grande responsável por todos os sabores e aromas especiais que invadem o vinho durante a sua estadia nas caves. É graças a estes profissionais que os vinhos podem respirar e envelhecer rodeados de uma madeira bem tratada e trabalhada, e que muito diz sobre o seu carácter, a sua cor e o seu perfil aromático. E é por isso, pelo reconhecimento e valorização deste ofício, que a Poças quis fazer uma sentida homenagem à tanoaria, a esta tradição secular que passa de geração em geração, de mestre para aprendiz, e que nos dias de hoje se encontra quase em vias de extinção, por falta de quem ensine e de quem queira aprender esta arte de bem cuidar da madeira.

No caso da edição especial “The Coopers Limited Edition 2006” (PVP €54), a Poças sugere servir a 18oC ou ligeiramente fresco, e acompanhar o vinho envelhecido em balseiro com sobremesas como crème brûlée ou cheesecake de caramelo salgado. Já o vinho que estagiou em barrica, harmoniza na perfeição com figos desidratados com noz, e panetone, sabores que tão bem se enquadram nesta época festiva. Uma boa opção para oferecer neste Natal.

Veja mais em Lifestyle

PUB