Sem género, sem idade, sem limites. É assim o novo lançamento unissexo da Zadig & Voltaire, “This is Us”, uma fragrância universal, sem barreiras e cheia de rock&roll e liberdade, fazendo jus ao ADN da marca. “This is Us” completa a gama “This is!”, lançada em 2016 e foi criada por Mathilde Bijaoui. A propósito da nova fragrância, conversamos com Cécilia Bönström, diretora artística de Zadig & Voltaire.
É este o futuro na perfumaria, ser livre para escolher sem género e sem estereótipos?
Era um passo lógico e natural criar uma fragrância que unisse toda a gente. Não se trata de ser homem ou mulher, mas sim do sentimento de pertencermos juntos a algo, para que possamos ser um só.
É um passo importante para a marca?
Sim, claro. O mais importante não é o género mas sim que a pessoa que usa o perfume ou a roupa, se sinta confortável na sua própria pele e consigo própria. A coleção feminina de Zadig & Voltaire já é baseada em códigos masculino / feminino com inspiração no guarda-roupa masculino.
@Say Who
Foi um risco? Porque algumas pessoas podem não entender que a ideia é partilhar a fragrância com o namorado, a mãe, o filho… E podem pensar que sugere o fim da ideia de masculinidade e feminilidade…
Podia ter sido arriscado. Mas a ideia não é acabar com o conceito de feminilidade e masculinidade. O objetivo é encontrar um ponto de encontro para todos. Queremos que os nossos clientes compartilhem a fragrância com amigos e família.
O que é que pediu a Mathilde Bijaoui antes de ela criar esta fragrância? Qual era o seu desejo?
Queria que ela reproduzisse a sensação de uma camisola de caxemira Zadig & Voltaire na pele. E a perfumista Mathilde Bijaoui tinha a missão de equilibrar todos os ingredientes. sândalo, patchouli, baunilha e notas almiscaradas. E conseguiu!
Porquê esta associação com a camisola de caxemira, a icónica peça de roupa Zadig & Voltaire?
Escolhemos a caxemira porque ela traz sensualidade e um toque envolvente, de sensação de conforto. Uma camisola de caxemira usa-se como uma fragrância, isto é, pele com pele, e daí esta escolha.
Foi fácil encontrar o equilíbrio entre os ingredientes tradicionalmente associados a homens com os associados a mulheres?
O acorde não é floral nem muito intenso. É uma combinação perfeita de chique, rock e indiferença, elementos sempre presentes no meu estilo de moda.
Como é que define os membros da tribo “This is Us”? Quem são eles?
São pessoas selvagens e criativas, pessoas de todas as idades e géneros. Não interessa se são casais, solteiros, mulheres ou homens. São pessoas livres para serem o que quiserem.
O seu filho e a filha de Thierry Gillier, fundador da marca, são alguns dos modelos desta campanha. Porquê esta escolha?
Eu queria infundir o espírito de família Zadig & Voltaire na campanha, com pessoas de diferentes idades e sexos. Era lógico para mim incluir Emile e Manon, que fazem parte da minha tribo.
E porque é que decidiu criar também boosters? É uma forma de cada um poder personalizar a sua fragrância e o seu estado de espírito?
Os boosters permitem que cada pessoa possa personalizar a sua fragrância e mostre um lado diferente dela. Desse modo, cada um pode mudar o perfume e torná-lo diferente quando quiser, dependendo do seu humor e do seu estado de espírito. “This is Freedom!” revelará um estado de espírito despreocupado, enquanto “This is Happiness!” vai infundir um estado de felicidade.
Qual é o seu tipo de fragrância?
Gosto de frescura numa fragrância, que traz conforto. É por isso que gosto de notas de baunilha, têm algo puro e honesto. E é por isso também que a baunilha faz parte de todas as nossas fragrâncias.
Disponível nas capacidades de 30, 50 e 100 ml, o frasco de “This is Us” inspira-se na arte contemporânea.