Era sábado e brilhava um reconfortante sol de inverno. O despertador tocou às 8h porque tinha prometido que era dia de corrida matinal. E era dia de testar o Multi-Sport Cardio da TomTom. Confesso: a motivação foi logo outra!
Cerca de 60% das pessoas decide começar a correr em prol do bem-estar físico. Também eu me insiro nesta percentagem, mas nem sempre é fácil afastar a velha desculpa de que a logística nos dificulta a vida…
Segundo o mesmo estudo da TomTom, 45% dos fãs de corrida consulta os dados da atividade física em tempo real. E aqui me insiro eu de novo. É impossível esconder o entusiasmo de monitorizar, com precisão, cada passo da corrida e, sim, sou mesmo daquelas pessoas que não largam o braço enquanto correm, para ver, ao minuto, essas informações nestes pequenos aparelhos.
Com a corrida daquele dia não foi diferente. Pela primeira vez, conseguiria medir os batimentos cardíacos sem ser necessário um dispositivo adicional enrolado no peito. Quase não tirei o olhar do pulso!
O Multi-Sport Cardio é um relógio desportivo com GPS que inclui um monitor de ritmo cardíaco. Este avalia com exatidão a frequência cardíaca através de um sensor ótico que monitoriza as alterações do fluxo sanguíneo no pulso.
Para quem, como eu, está a tentar encontrar as zonas ótimas de treino em termos cardiovasculares, estas informações são de extrema importância, porque é possível ajustar, em tempo real, a frequência cardíaca ao ritmo da corrida e trabalhar a resistência.
No domingo, o sol ainda brilhava mais e aproveitei a tarde para experimentar o Multi-Sport Cardio noutra situação: a patinar. Aqui o objetivo não era tanto o de pôr o coração à prova, por isso, fiz o treino na zona “fácil”.
Este relógio desportivo permite selecionar uma de cinco zonas de intensidade – sprint, velocidade, resistência, queimar gorduras e fácil – para estar de acordo com o objetivo do treino, e vai enviando alertas com informações de que é preciso aumentar ou reduzir a velocidade.
Permite ainda escolher o tipo de atividade física que estamos a treinar – corrida, ciclismo (traz um suporte para fixar o relógio no guiador), nadar, passadeira (através de sensores que contam os passos), estilo livre e cronómetro.
O visor extralargo permite ver os dados com facilidade e, graças a um botão único de controlo, a navegação é muito intuitiva.
No fim dos treinos, basta ligar o Multi-Sport Cardio ao computador e sincronizar os dados numa das plataformas disponíveis: TomTom MySports, MapMyFitness, RunKeeper, TrainingPeaks e Strava. Os gráficos não enganam e permitiram-me planear as corridas seguintes com novos objetivos. E, claro, com uma motivação extra!
P.V.P.: €299,99.