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Uma em cada cinco mulheres afirma que o parceiro já controlou o seu uso de maquilhagem, diz estudo

Um quinto (20%) das mulheres afirma já ter tido um parceiro que influenciou o seu uso de maquilhagem e que este controlou se estas utilizavam ou não estes produtos. Das mulheres que revelaram ser controladas sobre a quantidade de maquilhagem que aplicam, a faixa etária mais afetada é a dos 25 aos 34 anos de idade (30%). Além disso, um sexto das inquiridas já recorreu à maquilhagem para esconder ferimentos ligeiros causados pelos parceiros.

Estes são todos dados retirados do novo estudo da Avon, lançado em simultâneo com os 16 Dias de Ativismo das Nações Unidas contra a Violência de Género, e reflete as opiniões de 7.173 mulheres no Reino Unido, Itália, Filipinas, Turquia, Polónia, Roménia e África do Sul. O estudo destaca o controlo coercivo que as mulheres sofrem através da manipulação da sua própria aparência por um parceiro masculino.

Das mulheres inquiridas, pouco menos de dois quintos (39%) afirmam ter uma amiga cuja aparência foi influenciada ou controlada por um parceiro. Destas, mais de um quarto (27%) revelou não ter exposto a situação nem ter tomado medidas. De modo geral, os resultados da investigação sugerem que é necessário fazer mais para levar as mulheres a falarem sobre esta forma de abuso e ajudarem os seus entes queridos a fazer o mesmo.

Em Portugal, não há registo de um estudo sobre este tema, no entanto, sabe-se que o controlo e a influência acontecem dentro de várias relações. Susana Pereira, Commercial Head da AVON para Portugal, comenta:

Tal como o controlo sobre o que vestem, também a maquilhagem é arremesso em relações pouco saudáveis. Os números do estudo comprovam que há, de facto, um problema a necessitar de resolução. Não podemos aceitar que a maquilhagem seja apenas utilizada caso o parceiro o permita. A ideia de que influenciar a utilização de produtos de beleza, através de comentários aparentemente inofensivos, também não é normal e não pode ser perpetuada. Como tal, a Avon, admite ser necessário agir e incentiva todas as mulheres a não compactuarem com este tipo de violência de género.”

O estudo da Avon também demonstra a influência que os parceiros colocam noutros aspetos da aparência das mulheres, com pouco mais de um quarto (26%) a afirmar que o seu parceiro influencia frequentemente o que vestem. Do mesmo modo, pouco mais de uma em cada cinco (21%) afirma serem influenciadas sobre o estilo de cabelo.

De forma a quebrar o silêncio em torno da violência de género, a Avon e a NO MORE lançaram um novo vídeo, o “Reverse Makeup Tutorial”. O vídeo pretende chamar a atenção para o comportamento controlador e abusivo destinado a destruir a autoestima e o poder de uma mulher, utilizando a aparência e a maquilhagem como forma de manipulação. Este comportamento é parte, ou antecessor, da violência física. As palavras do vídeo baseiam-se em experiências reais de sobreviventes de violência doméstica e indicam os locais onde as vítimas, os amigos e as famílias podem procurar ajuda.

Pamela Zaballa, CEO da NO MORE, comenta estar agradecida à Avon por esta “revelar a realidade angustiante que muitas mulheres enfrentam todos os dias”. Diz ainda:

“A maquilhagem, muitas vezes vista como um instrumento de beleza e de poder, pode ser transformada num instrumento de controlo e de degradação. Este vídeo, baseado nas experiências autênticas de sobreviventes de violência doméstica, não só aumenta a consciencialização, como também orienta as vítimas para as vias de apoio. É extremamente importante desafiar a sociedade, enfrentar estas questões e tomar uma posição contra este tipo de abuso hediondo.”

A maquilhagem também ajuda as mulheres a assumirem o seu poder

Embora a nova pesquisa da Avon demonstre como a maquilhagem pode ser utilizada como uma forma de domínio e controlo, também estuda os aspetos positivos quando esta está nas mãos das próprias mulheres. Quase metade (46%) das mulheres afirmou que a maquilhagem é das principais coisas que as faz sentir confiantes. Mais especificamente, uma em cada quatro (24%) afirma que o batom as fortalece e quase uma em cada cinco (17%) usa maquilhagem todos os dias.

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