[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Uma ode ao Antigo Egito

No ano em que comemora o décimo aniversário da sua marca, Juliana Bezerra lança aquela que é uma das suas coleções mais especiais de sempre. “O tema é o Egito e foi sugerido pela designer Valónia Veras enquanto conversávamos. Por coincidência, a Valónia falou-me sobre um livro do Klimt que eu tinha visto no dia anterior. Há tantas referências a explorar, senti que era a altura certa para o fazer”, avançou a joalheira.

Juliana Bezerra estudou o tema, aprofundou as suas raízes históricas e seguiu as pistas deixadas pelas relíquias que sobreviveram à passagem do tempo e chegaram à contemporaneidade para contar milhares de anos de História.

“Fiquei maravilhada com o arquivo Egípcio do Museu do Louvre, com a descoberta dos materiais, das cores, das formas”, conta Juliana.

A coleção ‘Nilo’ explora a iconografia Egípcia – o escaravelho estilizado com a flor de Lótus, o olho de Hórus, os vasos, os peixes. “Queria criar uma ligação com todo este universo sem me afastar das referências estéticas que já definem o meu trabalho. Também procurei interpretar estes símbolos de forma menos óbvia. Um desafio constante durante o desenvolvimento de cada coleção é este trabalho de procurar reinterpretar um tema e criar algo novo, define Juliana.

Desde o fóssil (a primeira peça a ser criada e talvez a mais imponente) à romã aberta num colar, aos anéis que representam argolas desconstruídas – todos os elementos remetem para este maravilhoso e rico arquivo.

A coleção ‘Nilo’ já está disponível online, em julianabezerra.com, e no atelier da marca na Rua Gonçalves Zarco, 2 B, no Restelo, em Lisboa.

Veja mais em Moda

PUB