[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Vá para fora cá dentro: os 12 festivais que não pode perder este verão

2 de 2

6- Vodafone Paredes de Coura

Intitulado “o habitat natural da música”, o festival Vodafone Paredes de coura é apenas e só, um dos festivais mais antigos e emblemáticos do nosso país. Na edição deste ano celebra-se o 26º aniversário desde que o evento foi criado e a magia parece não acabar. Fiel à sua “costela” alternativa” que acabou por se tornar uma das marcas do festival, tanto como o rio Tabuão, o Paredes de Coura, como é carinhosamente tratado tem se implementado como uma porta de entrada para algumas das mais míticas bandas do mundo da música, funcionando como um trampolim para bandas e novos talentos. Arcade Fire, Pixies, Nick Cave, PJ Harvey, Coldplay e Morrisey são alguns dos nomes que pisaram o palco do festival e na edição deste ano poderá ouvir artistas como Father John Misty, o rapper americano, Freddie Gibbs ou os já lendários, The National. Depois de saber tudo isto, dias 14, 15, 16 e 17 de Agosto 2019, encontramo-nos na Praia Fluvial do Tabuão para apostar quem se irá tornar no próximo grande cabeça de cartaz.

7-Meo Sudoeste

Só por ser o único festival, de grande dimensão, representativo da região alentejana, já merece ser destacado. Outro dos motivos é por se tratar do já tradicional, Meo Sudoeste, que tem uma importância grotesca não só para o concelho da Zambujeira do Mar, como para toda a região. É um catalisador, um dinamizador, um embaixador e as gentes daquela zona podem perder tudo, menos a semana de festival, que tanta energia e alegria traz à zona. Depois de alguns anos a apostar forte na música house/eletrónica, a edição do ano passado marcou uma passagem de testemunho, no que toca ao género musical dominante no festival, que outrora se destacava pelo seu ecletismo. O hip hop passou a destacar-se no cartaz do festival, mas é visível que a estratégia passou a centrar-se em dar aos festivaleiros aquilo que eles querem ouvir e este ano, acompanhando aquelas que têm sido as tendências musicais, teremos a embaixadora do funk,a brasileira Anitta e alguns dos nomes mais poderosos do hip hop atual , como os rappers Post Malone, 6lack e Russ.

 

8-Nos Alive

É, provavelmente, o maior festival português da atualidade, não só em termos de lotação, como no poder da sua marca e o alcance que a mesma tem, não só em Portugal, como na Europa. Desde a sua primeira edição, em 2007, que se percebia que este evento vinha para ficar e para se tornar uma das principais atrações do nosso país. E assim foi. Ano após ano, o festival tem vindo a crescer e a desenvolver-se e como para os portugues, este evento é um nome já implementado na cultura nacional, muitos têm sido os esforços de maneira a internacionalizar o festival para os nossos turistas, que constituem uma percentagem bastante elevada dos visitantes anuais do festival. Bem servido no que diz respeito a vias de comunicação, o Passeio Maritimo de Algés transforma-se nos dias de festival, tal qual, os maiores festivaus de todo o mundo. A edição deste ano contará com os míticos The Cure e os The Smashing Pumpkinks, as inconfundíveis, Jorja Smith e Tash Sultana e os génios Bon Iver e Thom Yorke.

 

9-EDP Cool Jazz

Nos arredores do Parque Marechal Carmona e do hipódromo Manuel Possolo, pode encontrar, entre os dias 9 e 31 de Julho, o EDP Cooljazz. Depois de nas últimas edições se ter fixado em Oeiras, o ano passado a organização decidiu trazer o festival para a sua casa, Cascais, pois foi para este local que o festival foi pensado, originalmente. O festival aconteceu pela primeira vez em 2004, repartido por palcos nos concelhos de Mafra, Sintra, Oeiras e Cascais, onde agora se fixou definitivamente. Esta é a segunda edição neste local, desde o regresso e, o acordo foi assinado por 4 anos, mas a ideia é permanecer neste espaço durante muitos anos. O cartaz deste ano conta com nomes catedráticos do mundo da música, como os lenários The Roots, a fabulosa Diana Krall ou ícone da música pop, Tom Jones. Uma opção acessível e que abrilhantará os seus dias de verão.

10-Meo Marés Vivas

O festival MEO Marés Vivas acontece entre 19 e 21 de julho no Cabedelo, na Antiga Seca do Bacalhau, em Vila Nova de Gaia, recinto do ano passado, localizado mesmo na foz do rio Douro, na margem sul e apresenta-se como o maior festival do Norte do país. Com uma localização priveligiada, junto à zona ribeirinha do imponente Douro, o festival desenvolveu uma importante marca nesta região. Todos os anos são anunciados artistas e bandas de meter inveja a alguns dos maiores festivais do mundo, sendo o seu público alvo, um público mais adulto. A edição deste ano conta com alguns concertos que prometem tornar-se memoráveis para o público, como o regresso do britânico Sting, a um palco por onde já passou uma vez, os Keane, que também regressam depois de uma atuação em 2009, após cinco anos de paragem, que parecia ser um sinal do término da banda. E por falar em términos, não perca o concerto dos Ornatos Violeta. Depois de regressarem para celebrar os vinte de carreira em 2012, a banda decidiu presentear os seus fãs com mais três concertos, um no Norte, neste festival, outro no Sul, em Faro e outro na capital do país, no Nos Alive, para celebrar outro aniversário.

Em 2019 passam duas décadas do lançamento de O Monstro Precisa de Amigos, o segundo e último álbum da banda e nada como regressar a casa para celebrar com a “família”. Não pode mesmo perder

Os bilhetes variam entre 33 euros para bilhetes diários e 61 euros para passes gerais e já estão à venda.

11-Lisb-On

Durante três dias, no centro da capital do país, em pleno Parque Eduardo VII, poderás misturar o melhor que a cidade e o campo têm para te oferecer. Agora se juntares a isto, a música, os teus amigos, o espaço e o sol que podes usufruir, terás, garantidamente, uma experiência de três dias que irás recordar quando o verão terminar. As portas abrem todos os dias às 14 e encerram por volta da meia noite, constituindo-se quase como uma mistura de uma matiné e um sunset prolongado, que lhe irá abrir o apetite para o resto da noite. Por este festival, já passaram alguns dos principais nomes do mundo da eletrónica , como Maceo Plex, Rodhad, Antal ou Kerri Chandler, com concertos que ainda hoje são relembrados por quem teve a oportunidade dos assistir ao vivo. A edição deste ano decorrerá nos dias 6, 7 e 8 de setembro e contará com Marcel Dettmann, os Ocatve One , que se apresentam no seu registo live e Carl Craig, produtor de Detroit.

12- BPM Festival

Como queremos que o seu verão acabe da melhor maneira possível, recomendamos aquele que é só um dos maiores festivais de música eletrónica do mundo. O BPM Festival foi criado como um festival baseado em três premissas: Bartenders, Promoters e Musicians. Começou por se instalar no México, atraindo não só os melhores Dj´s do mundo, como os fãs mais acérrimos de música eletrónica, tornando-se um santuário do género. Em 2017, a organização decidiu europeizar o festival e Portugal, mais especificamente o Algarve, foi escolhido como palco do evento. Se as primeiras duas edições deixaram água na boca, a organização, este ano, decidiu investir ainda mais na oferta para os seus festivaleiros, expandido o leque de festas e concertos na praia, durante todos os os dias, de manhã à noite. Motivos mais do que suficientes para se despedir da estação, ao ritmo da melhor música que a electrónica tem para lhe oferecer.

2 de 2

Veja mais em Lifestyle

PUB